Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!Eu estava estudando o classe AB e resolvi fazer algumas simulações de amplificadores que via na internet e fazendo cálculos pra ver se o que eu tinha estudado "batia" com o que estava sendo simulado. Todavia, quando o resistor de coletor do transistor driver é colocado em série com o alto-falante (como mostrado no print da simulação que postei abaixo) o ganho sai completamente fora do esperado. Quando este resistor vai direto ao vcc, então o ganho desse transistor é aproximadamente gm*Rc mas quando ele é ligado em série com a carga o ganho (me parece..) aumenta até 5 vezes mais. Como podem ver no print, a Vpp entre coletor-emissor é de 330mVpp com um sinal na base de apenas 1mVpp, ganho de mais de 300 quando gm*Rc dá em torno de 62...

,Alguém poderia explicar porque isso acontece?

Desde já fico grato!!!

aaaaaaaaaaa.thumb.JPG.a705259d733c94ea62d86f76546c7cc6.JPG

Postado
11 horas atrás, Bills disse:

Olá pessoal!Eu estava estudando o classe AB e resolvi fazer algumas simulações de amplificadores que via na internet e fazendo cálculos pra ver se o que eu tinha estudado "batia" com o que estava sendo simulado. Todavia, quando o resistor de coletor do transistor driver é colocado em série com o alto-falante (como mostrado no print da simulação que postei abaixo) o ganho sai completamente fora do esperado.

Na realidade o resistor de coletor não está integralmente em série com o alto-falante (AF). Há uma divisão da corrente que passa pelo AF. Passa também no capacitor C1. Mas considerando isso...

Quando este resistor vai direto ao vcc, então o ganho desse transistor (você está se referindo a Q3) é aproximadamente gm*Rc mas quando ele é ligado em série com a carga o ganho (me parece..) aumenta até 5 vezes mais. Como podem ver no print, a Vpp entre coletor-emissor é de 330mVpp com um sinal na base de apenas 1mVpp, ganho de mais de 300 quando gm*Rc dá em torno de 62...

,Alguém poderia explicar porque isso acontece?

Desde já fico grato!!!

OK!

Primeiramente o ganho desse circuito é dado ,APROXIMADAMENTE, pela relação R4/ Ri, onde Ri é a resistência interna do gerador V2. Como não há esta resistência, o ganho muda e vai levar em conta a impedância de entrada de Q3. Como pode ver, costuma-se fazer com que a impedância de entrada seja alta para que isso não tenha influência no ganho. É o caso dos amplificadores operacionais ou a inclusão de resistor de emissor em Q3 (mas isso também reduz o ganho).

Agora vamos analisar a sua dúvida.

Com o resistor "em série com o AF" é acrescentado aí uma realimentação POSITIVA, PORÉM COM GANHO MENOR QUE A UNIDADE. Isso faz com que o ganho aumente. Seria equivalente a se aumentar o valor de R3 e com isso gmRc ou hfeR3 aumenta.

Pesquise por "eletrônica bootstrap", que é como é conhecido em eletrônica. Mas tem que procurar com atenção, pois tem muitas outros assuntos na mesma pesquisa.

"Traduzido do inglês-No campo da eletrônica, um circuito de bootstrap é aquele em que parte da saída de um estágio de amplificador é aplicada à entrada, de modo a alterar a impedância de entrada do amplificador. Quando aplicado deliberadamente, a intenção é geralmente aumentar em vez de diminuir a impedância.Wikipedia (inglês)"

Bons estudos

MOR_AL

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@MOR Muito obrigado! Ontem eu fiquei várias horas tentando entender e procurando literatura sobre isso na internet mas, como não sabia o termo correto, minhas pesquisas não deram em nada. Entretanto hoje, graças a você, pesquisando os termos corretos, já li bastante a respeito e pude inclusive calcular o efeito dessa realimentação positiva.

Novamente obrigado!!! 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!