Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu fico na dúvida porque só se fala em "gamer", tudo é isso, placa-mãe, de vídeo, etc., não vejo nada indicando outras aplicações como para usuários de edição de vídeos, então a pergunta é, se um pc destinado a esse fim (jogos) também terá comportamento  e performance em outras atividades que não seja jogo?

Uma vez foi dito aqui mesmo nesse espaço (tem um tópico) que water cooler era bom para OC se não fosse fazer era bobagem e gastar grana à toa...talvez que disse isso não mexa com vídeos e não sabe a diferença que a instalação de um WC em lugar de um air cooler proporcionou as operações envolvendo vídeos.

Agora a situação é a mesma, só se fala em jogo, até enjoei de tanto ver isso e também estranho porque não conheço, existir consoles ditos poderosos  para esse fim e no entanto tem uma legião imensa que joga em pc e até notebook, seriam esses equipamentos superiores a um PS4 por exemplo?

A questão é a seguinte, tirano o que eu já tenho, que é um processador e as memórias, sobra a placa-mãe e a de vídeo, então eu posso crer que se instalar um ou outro meu computador vai realizar operações em muito menos tempo do que com o que eu tenho?

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-i7-8700-geforce-rtx-2080-8gb-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-frillback-rgb

• Membro VIP
Postado

Watercooler a galera pega geralmente só por estética. Pegam um de 120mm qualquer com RGB só pra falar que tem, não tão dando importância a refrigeração, sendo que muito destes watercoolers são inferiores a bons coolers "normais", custando mais.

Quando se trata de um H115I, como o seu aí, a coisa muda de figura.

Existem games no PC que não existem nos consoles, como CS:GO e League of Legends, que a maioria esmagadora dos usuários querem rodar.

Quanto ao upgrade e etc não entendi porque linkou um PC completo.

• Membro VIP
Postado

@misterjohn Olá,

Por favor, informe o uso da máquina, as peças que já tem e orçamento disponível.

(Sim, alguns PCs são bem superiores em jogos do que consoles, sem falar que existem diversas outras vantagens de jogar em computador como o uso do Mouse e Teclado, possibilidades de fazer coisas sem serem relacionadas a jogos no mesmo sistema, jogos mais baratos, etc.)

Postado
6 horas atrás, Phoenyx disse:

Watercooler a galera pega geralmente só por estética. Pegam um de 120mm qualquer com RGB só pra falar que tem, não tão dando importância a refrigeração, sendo que muito destes watercoolers são inferiores a bons coolers "normais", custando mais.

Quando se trata de um H115I, como o seu aí, a coisa muda de figura.

Existem games no PC que não existem nos consoles, como CS:GO e League of Legends, que a maioria esmagadora dos usuários querem rodar.

Quanto ao upgrade e etc não entendi porque linkou um PC completo.

Eu deixei subscrito que "o processador eu já tenho, um I7" , a memória também, então só me resta a placa de vídeo e a placa-mãe, por isso que coloquei o pc, principalmente para frisar que só se pensam em jogos, parece que não tem outra coisa nesse  universo da informática, assim ficou a questão, são essas placas que vai resolver minha demanda (mãe e vídeo)?

• Membro VIP
Postado

@misterjohn Se você vai jogar neste PC troca a placa de vídeo, monitor full HD 60Hz correto? Uma GTX1660/TI já seria o suficiente.

Não tem porque trocar a placa-mãe, a não ser que você esteja sentindo gargalo neste processador. Aí vai ter que migrar de plataforma logo de vez.

• Curtir 1
Postado

Coloquei o pc inteiro para mostrar que só se preocupam, só falam em jogos, parece que não tem outra coisa a fazer no computador..."Eu fico na dúvida porque só se fala em "gamer", tudo é isso, placa-mãe, de vídeo, etc., não vejo nada indicando outras aplicações como para usuários de edição de vídeos, então a pergunta é, se um pc destinado a esse fim (jogos) também terá comportamento  e performance em outras atividades que não seja jogo?" Está subentendido que minha meta é edição de vídeo; quanto ao que já tenho está na minha configuração, não pretendo comprar um pc inteiro, apenas destaquei a placa-mãe e de vídeo para aplicar no que já tenho, se realmente isso fará com que eu tenha um melhor desempenho em relação ao que eu tenho hoje.

• Membro VIP
Postado

@misterjohn Neste caso, o que você precisa é poder de processamento para edição, e mais memória.

Dependendo da aplicação a placa de vídeo tmb pode "ganhar tempo" na importação e exportação de arquivos.

Vai depender dos seus programas aí.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@misterjohn Se você vai jogar neste PC troca a placa de vídeo, monitor full HD 60Hz correto? Uma GTX1660/TI já seria o suficiente.

Não tem porque trocar a placa-mãe, a não ser que você esteja sentindo gargalo neste processador. Aí vai ter que migrar de plataforma logo de vez.

Não vou jogar, sou do tempo que o fliperama (Pimball) veio para minha região, nunca me interessei por aquilo nem por outro qualquer, para dizer que não jogo, apenas os nativos do windows para passar tempo, até comprei um joystick da Microsoft, para usar no pc, já tem mais de um ano e  não tirei da caixa ainda, meu lance é vídeo e aúdio.

adicionado 2 minutos depois
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@misterjohn Neste caso, o que você precisa é poder de processamento para edição, e mais memória.

Dependendo da aplicação a placa de vídeo tmb pode "ganhar tempo" na importação e exportação de arquivos.

Vai depender dos seus programas aí.

Não creio em mais memória, quando montei essa minha configuração em 2016, comprei 32 Gb de memória, não senti diferença (não sei se o fator causador era outro), como precisava de outro pc aqui de casa, deixei apenas 16 GB.

adicionado 6 minutos depois

Se eu formulei minha questão de forma não muito clara, então vou simplificar, quero acelerar as atividades de audio e vídeo (conversão, etc) usando o meu computador e trocando apenas o que esse ai do link contém, como placa de vídeo e placa-mãe, já que meu processador é um I7 também, pois esse computador é apresentado como excelente inclusive o preço, como já tenho o processador e as memórias semelhantes, só me resta trocar minha placa-mãe e a de vídeo, mas isso irá realmente "turbinar" meu pc ou não?

• Membro VIP
Postado

@misterjohn Seu processador não é semelhante, é inferior ao 8700. Este aí possui 6 núcleos e 12 threads com clock e IPC superior.

Troque o processador e placa-mãe. Sugiro tmb que você veja os Ryzen 3700 para estas aplicações aí, deve performar melhor (8 núcleos e 16 threads). Ou quem sabe até mesmo o 3900X (12 núcleos 24 threads). Se quer porque quer Intel, tem tmb o 9900K (8 núcleos e 16 threads).

Placa de vídeo só seria necessário trocar a depender do programa que você utiliza aí. Ele faz uso da placa de vídeo para renderização e exportação? Se sim, uma mais rápida e com mais stream processors é bem vinda tmb, senão não.

• Curtir 1
Postado

No momento não está em meus planos radicalizar geral, eu disse que o processador é semelhante no sentido de essa placa-mãe do anúncio servir para ele.....não faço questão de Intel não, então vou ter que aguardar mais um pouco para mudar tudo, quanto aos programas, uns usam outros não...agora de imediato eu queria gastar o mínimo possível, tipo comprar uma placa de vídeo bem melhor que a minha, pelo menos ela serviria em um futuro up seja AMD ou Intel.

Esse Ryzen que você fala, mas uma placa-mãe e uma de vídeo parruda ficaria perto de R$ 3.500,00 ou mais não é ?

• Membro VIP
Postado

Essa placa-mãe não serve pra ele. É V2 de uma mesma pinagem.
Mas é isso.

Aí é que tá, os caras tão alcançando o IPC da Intel, preço melhor. Só vejo como vantajoso o 9900K, o resto tá pastando neste mato. E aí vem a questão da diferença de grana.

Não sou diplomata de uma ou de outra, já fui extremista várias vezes, sou fã do meu bolso.

• Curtir 1
Postado

Trocar a placa-mãe só melhora o desempenho em alguns casos bem específicos, no seu caso não fará diferença.

Mas sim, se for trocar o processador, precisará trocar de placa-mãe.

Se resolver fazer um up na máquina, precisaria ver qual programa você mais utiliza para poder escolher entre Intel ou AMD, mas hoje a AMD é muito mais recomendada.

Se você utilizar algum programa que usa bastante processamento, pega pelo menos um Ryzen 3700x, você vai sentir diferença com seus 8 núcleos.

Mas você está sentindo alguma queda na performance da máquina? Sua configuração ainda é muito boa. Já que você não joga, eu trocaria apenas a placa de vídeo que já é um pouco antiga, caso utilize algum programa que faça processamento pela GPU.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, matrix554 disse:

Trocar a placa-mãe só melhora o desempenho em alguns casos bem específicos, no seu caso não fará diferença.

Mas sim, se for trocar o processador, precisará trocar de placa-mãe.

Se resolver fazer um up na máquina, precisaria ver qual programa você mais utiliza para poder escolher entre Intel ou AMD, mas hoje a AMD é muito mais recomendada.

Se você utilizar algum programa que usa bastante processamento, pega pelo menos um Ryzen 3700x, você vai sentir diferença com seus 8 núcleos.

Mas você está sentindo alguma queda na performance da máquina? Sua configuração ainda é muito boa. Já que você não joga, eu trocaria apenas a placa de vídeo que já é um pouco antiga, caso utilize algum programa que faça processamento pela GPU.

Então, essa é a minha ideia, mesmo sem ser pesquisador de hardware, pensei que se eu trocasse a placa de vídeo, por uma "poderosa" ela iria suprir minha demanda de imediato e ao mesmo tempo poderia ser utilizada em outra configuração com alteração de plataforma inclusive, isso imagino eu. Vou repetir, disseram aqui que wc era recomendado apenas para quem faz OC, o que não é procedente, instalei um e a temperatura caiu muito com o que eu faço, que é o que interessa, por isso que estou pedindo esse auxilio na questão da placa de vídeo, se vai "bombar" ou não e se servirá para em um futuro próximo, para esse tal de Ryzen.

Postado
12 horas atrás, misterjohn disse:

Então, essa é a minha ideia, mesmo sem ser pesquisador de hardware, pensei que se eu trocasse a placa de vídeo, por uma "poderosa" ela iria suprir minha demanda de imediato e ao mesmo tempo poderia ser utilizada em outra configuração com alteração de plataforma inclusive, isso imagino eu. Vou repetir, disseram aqui que wc era recomendado apenas para quem faz OC, o que não é procedente, instalei um e a temperatura caiu muito com o que eu faço, que é o que interessa, por isso que estou pedindo esse auxilio na questão da placa de vídeo, se vai "bombar" ou não e se servirá para em um futuro próximo, para esse tal de Ryzen.

Servir para um futuro próximo: Sim

Turbinar seu pc: Depende

O verdadeiro poder da placa de vídeo é utilizado para jogos e alguns programas específicos de renderização que usam ela. Outros programas fazem todo o processamento pelo processador. Como você não joga, vai depender de quais programas você usa.

Sobre o WC, ele é recomendado para quem faz over porque o cooler stock geralmente é o suficiente para quem não fará over, mas infelizmente o cooler da intel são muito sem vergonhas, então trocar por um air cooler bom e barato seria o suficiente.

Postado
2 horas atrás, matrix554 disse:

Servir para um futuro próximo: Sim

Turbinar seu pc: Depende

O verdadeiro poder da placa de vídeo é utilizado para jogos e alguns programas específicos de renderização que usam ela. Outros programas fazem todo o processamento pelo processador. Como você não joga, vai depender de quais programas você usa.

Sobre o WC, ele é recomendado para quem faz over porque o cooler stock geralmente é o suficiente para quem não fará over, mas infelizmente o cooler da intel são muito sem vergonhas, então trocar por um air cooler bom e barato seria o suficiente.

Amigo desculpe mas não é bem assim, talvez na teoria, na maioria dos casos, mas no meu não resolveu, instalei o cooler box da Intel quando comprei o processador, depois comprei o Coler Master Hyper 212XRR212X20PMR1 como só veio uma ventoinha, comprei uma avulsa na Pichau e não obtive melhora significativa nas temperaturas, o que só ocorreu quando instalei o WC que muitos aqui diziam que era bobagem para quem não faz O.C. o que é um tremendo equívoco, o dispositivo é utilizado para baixar temperatura e pouco importa a causa a não ser que exista dois tipos de temperatura. Alguns programas que tenho fazem uso da placa de vídeo, não lembro agora qual, nclusive vem essa função passível de usar ou não.

Uma curiosidade, porque não sou conhecedor de hardware, mas quando a gente intalava o windows em versões mais antigas, ele instalava um driver básico onde ficava impossível utilizar até para rolar uma página, ao instalar o driver correto e atualizado a coisa fluia em todos os aspectos. Agora na função destinada a vídeos, uma placa "parruda" só será utilizada caso o programa envolvido tenha suporte a ela? Nesse caso todo o "trabalho" é feito pelo processador???? Isso é tão importante que todos programas detinados à vídeo tinham que poder habilitar o uso da placa de vídeo....

Esse "cara" ai de baixo não resolveu nada para mim:

51oWE+3h6xL._SX425_.jpg

Postado

Estranho, o i7-6700k tem 91w de TDP, esse Hyper 212x é pra TDP de até 150w, era pra dar conta tranquilo.

Eu tenho um Hyper 212 Evo há alguns anos e gosto muito dele.

Mas isso é o de menos, seu watercooler é muito bom e você vai poder aproveitar ele por muitos anos.

Sobre a VGA, o Windows ainda instala um driver básico mas hoje ele é um pouquinho melhor e funciona bem, só que sempre se deve instalar o driver correto.

A placa de vídeo é mais rápida em alguns processamentos específicos, por isso se não for pra jogar ou não tiver algum aplicativo que faça uso dela, você não sentirá diferença.

Se alguns programas que você usa faz uso da placa de vídeo, então eu recomendo trocar ela. Se não quiser gastar muito, a RX 570 está frequentemente em promoção e você acha ela por 500 - 600 reais, ela é umas 3x mais rápida que a sua.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, matrix554 disse:

Estranho, o i7-6700k tem 91w de TDP, esse Hyper 212x é pra TDP de até 150w, era pra dar conta tranquilo.

Eu tenho um Hyper 212 Evo há alguns anos e gosto muito dele.

Mas isso é o de menos, seu watercooler é muito bom e você vai poder aproveitar ele por muitos anos.

Sobre a VGA, o Windows ainda instala um driver básico mas hoje ele é um pouquinho melhor e funciona bem, só que sempre se deve instalar o driver correto.

A placa de vídeo é mais rápida em alguns processamentos específicos, por isso se não for pra jogar ou não tiver algum aplicativo que faça uso dela, você não sentirá diferença.

Se alguns programas que você usa faz uso da placa de vídeo, então eu recomendo trocar ela. Se não quiser gastar muito, a RX 570 está frequentemente em promoção e você acha ela por 500 - 600 reais, ela é umas 3x mais rápida que a sua.

Só isso? Paguei muito mais pela minha, deveria ser ao contrário...😁 Verei se acho a DANFE para confirmar o que digo.

adicionado 0 minutos depois
23 minutos atrás, Phoenyx disse:

@matrix554 Lembrando que a maioria dos aplicativos da Adobe se dão melhor com nVidia (ex: Premiere).

Só compro NVIDIA, já usei a outra e não gostei nem um pouco.

Postado

@Phoenyx bem lembrado, a Adobe adora CUDA, rs.

@misterjohn RX 570 é AMD, não perde em nada pra nvidia e inclusive é mais barata que sua concorrente, mas no seu caso acho que terá que pegar uma nvidia mesmo.

Placas nvidia não sei qual consigo te recomendar, a 1050 ti é mais fraca que a RX 570 e mais cara. Acho que seria melhor pegar uma 1060

• Curtir 1
Postado

@misterjohn , se você falar quais os programas que utiliza, o pessoal saberá se usam ou não aceleração via GPU. E normalmente, além de usar, você precisa configurar ele para realmente usar isso. Programas de conversão de vídeo por exemplo podem usar já sua GTX 750 TI, que caso não estejam usando serão bem mais lentos.

Placa de vídeo, se prefere Nvidia, procure pela GTX 1650 4 GB, tem a partir de R$ 790 no Kabum, é de um nível parecido da RX 570 4 GB, que já será um enorme salto.

placa-mãe não compensa mudar, como percebeu o pessoal falando, só se estiver quebrada ou dando problemas mesmo.

• Curtir 1
Postado

No momento estão instalados esses:

- BDRebilder;
- AVCHDCoder;
- BDtoAVCHD;
- Wondershare Vídeo Converter;
- multiAVCHD4.1;
- Avidemux;
- CDBurnerXP;
- mkmerge ou mmg;
- MakeMKV;
- DVD Shrink;
- MKVextractGUI;
- Blue Cloner;
- MKV Chaptrizer;
- UltraIso;
- DVD Malker;
- AviSynth;

Mas dependendo da necessidade instalo outros como:

- Audacity;
- Blu-Ray converte ultimate;
- Cantasia;
- Cinema Forge;
- Clow Bd;
- ConvertXtoHD;
- FairUse;
- Format Factory;
- Handbrake;

- TMPGEnc Authoring Works;

Mas tem muitos outros como os programas "VirtualDub" que possue vários para cada finalidade, e os especificos para arquivos matroska, a lista é grande, mas a maioria só se precisar.

Postado

É, acho que terá que pesquisar um a um rs, comece pelo que usa mais.

No geral, pelo pouco que conheço, os que usam FFMPEG podem ser acelerados pela GPU, ou seja, se o programa usa o FFMPEG, as chances dele ter a aceleração são grandes. Outro que dessa lista eu uso de vez em quando é o Handbrake, que possui aceleração também, esse é certeza.

Muitos levam para sites bloqueados aqui na empresa, mas segue o que eu achar:

é só achei desse mesmo rs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...