Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, boa noite!

Estou com 4 luminarias de led, estavam expostas ao tempo e creio que por isso as placas dos drivers estão danificadas, enferrujadas e apodrecidas até.
algumas consegui recuperar trocando os capacitores e voltaram a funcionar, mas as outras não.

A minha dúvida é? tem algo que possa fazer para ligar essas luminárias na rede eletrica (110v) sem esses drives? tipo montando alguma outra coisa? algum esquema que possa substituir?

E se não, eu consigo diminuir a tensão para usar as barras na corrente 12 volts por exemplo?

grato

Postado

Ola.

Sim , pode usar outra fonte de alimentação 36V, mas tratando-se de LED  é essencial voce saber qual a corrente que eles consomem .

Se a questão for baratear, já que está tentando reaproveitar as luminárias voce pode usar uma fonte de PC , ela é 12V então voce compra no ML um modulo stepup de 12V  para 36V  e ajusta a corrente de saída para não fritar os LEDS.

Tem várias outras maneiras, essa foi a que me ocorreu primeiro.

'_'

Postado

@Tito Fisher obrigado pela resposta!

Assim, pra mim ainda ficaria caro comprar esses módulos entendeu? moro no interior da Bahia,o frete já viu né?
Vi que um módulo custa:
Fonte Regulável Xl6009 Dc-dc Para Arduino Step-up (boost): R$21,90
Envio: R$ 47,90
Na verdade eu achei essas luminárias descartadas na rua entendeu? com os drives queimados, achei que tinha algum jeito de reaproveitar sem gastar muito..rsrsrs

Postado

Ola

Dá uma olhada neste outro post sobre o mesmo assunto , talvez te ajude a buscar uma solução com componentes mais acessíveis que voe também pode obter em reaproveitamento de outros aparelhos eletrônicos .

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1114452-transformador-ac-para-dc-ligar-led-110v/

Postado

@Tito Fisher Obrigado mais uma vez!

Porém o projeto é muito complexo para mim que sou leigo e não entendo muito de eletrônica.
Infelizmente vou ter que descartá-los também.

Agradeço por destinar um pouco do seu tempo para me ajudar!

Postado

Dentre coisas simples e baratas existe a gambiarra do capacitor e ponte retificadora. 

images?q=tbn:ANd9GcR7bWfi5n2q_SLMMW5V80W

Use diodos 1N4007 ou mesmo a própria ponte retificadora das plaquinhas que não funcionam. 

O resistor sem marcação é de 10R/5W e o capacitor terá que calcular de acordo com a corrente de Leds que você vai ligar. 

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 obrigado também pela ajuda!

Sem querer ser folgado ou nada do tipo, existe algum vídeo que possa me ajudar a entender esse diagrama?
Eu não entendo de eletrônica e tenho dificuldades em entender o esquema elétrico.

Já pesquisei no youtube mas não acho nada explicando melhor.
Sei que esses componentes que você falou são baratos, mas não sei como montar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...