Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera! beleza?

Seguinte, estou a uns 2 meses pesquisando, comparando e estudando configurações. Inclusive já criei posts aqui e sugeriram aguardar os novos ryzen, que também veio de encontro ao que eu estava pensando. Então agora pós lançamento dos novos Ryzen, ainda estou pendido a escolher Intel + geforce. 

Gostaria da opinião sincera de vocês. Graças a deus (e a trabalhar bastante) tenho o valor para investir na máquina e como espero por isso fazem uns 10 anos, decidi comprar uma que me deixe contente por pelo menos mais 10 rsrsrs

Até o momento, escolhi a máquina que coloquei no final do post devido a:

- O Ryzen 9 esgotou no mercado;

- Em testes e benchmarks que vi, o i9 supera o Ryzen 9;

- Estabilidade e consolidação de mercado da Intel

Segue a config até o momento (montei peça a peça na terabyte, escolhi uma loja só para facilitar no frete e garantias).

Gostaria de saber qual sua opinião no que diz respeito à desempenho. Exemplo: a config x tem um desempenho igual a esta por um valor y mais barato. (ah, e também não falta nada para fechar o pc né? rsrsrs)

Desde já, agradeço muito a opinião de todos!

Abraços!

Citação

Processador Intel Core i9 9900K 3.60GHz (5.0GHz Turbo), 9ª Geração, 8-Core 16-Thread, LGA 1151, BX80684I99900K

R$ 2.987,36

Placa de Vídeo Galax Geforce RTX 2070 White (1-Click OC) Dual, 8GB GDDR6, 256Bit, 27NSL6HPZ7MN

R$ 2.499,00

Fonte Corsair CX650 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, CP-9020122-WW

R$ 409,00

placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus PRO, Chipset Z390, Intel LGA 1151, ATX, DDR4

R$ 1.499,00

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport Lt, 16GB (2X8GB) 3000MHz, Grey, BLS2K8G4D30AESBK

R$ 629,00

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB, ST1000DM010

R$ 279,00

SSD Sandisk Plus 480GB, Sata III, Leitura: 535MBs e Gravação: 445MBs, SDSSDA-480G-G26

R$ 369,00

Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan, Black, S-Fonte

R$ 229,00

Water Cooler Gamerstorm DeepCool Maelstrom 240T, 240mm, Intel-AMD, DP-GS-H12RL-MS240TWFAM4

R$ 269,00

Pasta Térmica Cooler Master GEL MAKER NANO MGZ-NDSG-N15M-R1

R$ 49,00

Total: R$ 9.218,36 (R$ 8.020,00 à vista)

Postado

Talvez por mais RAMs seja uma boa. 16GB já é muito mas só pra ter aquela certeza que não vai gargalar nada, seria bom.

Você também pode trocar o SSD por um M.2, não vi se a placa-mãe tem suporte para um, mas como a sua config é muito top, com certeza deve ter. São mais rápidos e economizam muito espaço.

Sobre a placa de vídeo, você ja deu uma conferida nos preços da RTX 2070 SUPER, é a "atualização" da 2070 normal, que vem pra substitui-la no mercado. Caso esteja o mesmo preço vale a pena pegá-la.

Sobre te convencer à AMD, o processador que você escolheu é o melhor do mercado atual, não tem outro motivo, além de barateamento, pra escolher AMD. Como você mesmo já viu ele dá pau no Ryzen 9, caso você quisesse um custo x benefício ainda dava pra tentar forçar um Ryzen, mas, como você quer um PC que não te dê raiva por 10 anos, então é melhor ir de Intel mesmo.

Além disso vários programas e jogos não são muito otimizados para os hardwares da AMD. 

PS: Sou fanboy da AMD, tô juntando pra montar um PC com peças deles.

Postado

@Christian C. Torres Fala Christian beleza?

Valeu pelas dicas! Vou pesquisar este M.2 não conheço a tecnologia.

Então, a 2070 super está na média de 400 reais mais cara até não é tanto mas pelo que vi não tem previsão de entrega ainda né?

Valeu pelo retorno! 

Postado

Salve amigo beleza ?
Primeiramente parabéns ae, to ligado que montar uma maquina depois de muito trabalho é bem da hora :)

Na sua config eu só trocaria o ssd por um m.2 de preferência nvme, que é MUITO mais rápido que o ssd normal
ex: > https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98942
E Aguardaria a opinião da galera sobre a fonte, me parece que uma 650w é pouco, principalmente se for fazer OC, mas não manjo muito dessa parte

Postado

Se você quer ter força de processamento para durar 10 anos, porque você iria com um 8 núcleos 16 threads em vez de um 12 núcleos 24 threads? Mas já te garanto que computador não dura 10 anos, você vai ter que trocar de placa de vídeo alguma hora (olhe como exemplo a GTX 780Ti que hoje em dia chega até a perder para a 1050Ti em algumas instâncias). Além disso, com a tendência de se usar mais núcleos e threads, não tem nem porque cogitar que um 8 núcleos 16 threads duraria 10 anos também.

O 3900X praticamente empata com o 9900K (está em uma margem de erro de 5%) e principalmente considerando que tu vai estar usando uma 2070, a diferença de desempenho entre eles é nula. Quando tu trocar de placa de vídeo a próxima vez, os jogos já vão estar otimizados para mais threads, o 3900X já vai ter ultrapassado o 9900K.

Além disso, ele vem com um Coolerbox (o Wraith Prism) excelente, deixando você economizar pelo menos em WaterCooler. Os Boosts dele são eficientes o suficiente para você nem precisar de overclock para conseguir o máximo de potencial dele. Também considere que nessa plataforma você ainda pode fazer um upgrade para 16 núcleos sem precisar trocar de placa-mãe e memórias, uma outra economia futura.

Outra coisa, você pode economizar um pouco na placa-mãe pegando uma B450 Tomahawk (que tem VRMs excelentes, e aguentaria sem problemas um 3900X e até mesmo 3950X que vai ser lançado em Setembro) e pegar uma placa melhor como uma RTX 2080.

Sobre estabilidade da Intel, eu não contaria com isso, considerando o tanto de falha de segurança que os processadores tem e os patches que delimitam o desempenho deles.
Não sei o que mais poderia te convencer de que é melhor pegar um 3900X mesmo.

• Curtir 2
Postado

@ClinkLinck salve! beleza?

Muito obrigado pelo retorno. São ótimos pontos mesmo. O maior problema é que o R9 está sem estoque e sem previsão por aqui né =/

Estou cogitando também as mesmas configs porém com o R7 3700x + 2080 (que vai ficar na mesma faixa de preço), o que vocês acham? 

É quase esse https://www.terabyteshop.com.br/produto/11618/PC-Gamer-T-Power-Super-Warlord-LVL-5-AMD-Ryzen-Placa-de-Video-Memoria-HD-Fonte-Gabinete  + ssd

adicionado 1 minuto depois

@Nicolas_Gleiser Valeu Nicolas! vou conferir sim

Abraços!

Postado
agora, guischumacher disse:

Estou cogitando também as mesmas configs porém com o R7 3700x + 2080 (que vai ficar na mesma faixa de preço), o que vocês acham? 

Acho que com esse kit você vai ter um desempenho bem melhor e ainda mantém longevidade de plataforma, um bom cooler, pode economizar na placa-mãe, etc. etc.

Dependendo da resolução do monitor que vai usar, pode ser até mais jogo comprar um Ryzen 5 3600 + 2080 Ti (em 1440p, o 3600 já empurra ela à 100%).

Postado
23 horas atrás, ClinkLinck disse:

Se você quer ter força de processamento para durar 10 anos, porque você iria com um 8 núcleos 16 threads em vez de um 12 núcleos 24 threads?

Discordo.

Ryzen 7 2700X 4.35GHZ com 8 núcleos e 16 threads é inferior em jogos comparado ao Ryzen 5 3600 4.2GHZ com 6 núcleos e 12 threads ja o i5 9400f 4.1GHZ com 6/6 nucles e threads é superior ao R7 2700x e tem um desempenho levemente melhor que o R5 3600 custando até 350 reais a menos.

Postado
29 minutos atrás, Marcelo Gobbato Padilha disse:

Discordo.

Ryzen 7 2700X 4.35GHZ com 8 núcleos e 16 threads é inferior em jogos comparado ao Ryzen 5 3600 4.2GHZ com 6 núcleos e 12 threads ja o i5 9400f 4.1GHZ com 6/6 nucles e threads é superior ao R7 2700x e tem um desempenho levemente melhor que o R5 3600 custando até 350 reais a menos.

Daqui 5 ou 10 anos? Nos programas de hoje em dia, ele realmente é subutilizado.

Além disso, como eu disse, no quesito de empate técnico, é melhor levar algo com mais núcleos e ser 40% mais rápido quando os dois estão à 100% do que pegar algo que é 5% mais rápido *somente* em jogos atuais, sem considerar os futuros (e ainda assim, não todos).

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Daqui 5 ou 10 anos? Nos programas de hoje em dia, ele realmente é subutilizado.

Além disso, como eu disse, no quesito de empate técnico, é melhor levar algo com mais núcleos e ser 40% mais rápido quando os dois estão à 100% do que pegar algo que é 5% mais rápido *somente* em jogos atuais, sem considerar os futuros (e ainda assim, não todos).

A "sobra" de processamento não se reflete proporcionalmente no desempenho de acordo com esse vídeo

https://youtu.be/xosiIYEXP-k

Duvido que alguém que realmente goste de jogar vá ficar com o mesmo processador durante 10 anos, consegui vai mas daqui a uns 5 anos provavelmente ja vai ficar bem sofrível.

Postado
45 minutos atrás, Marcelo Gobbato Padilha disse:

Duvido que alguém que realmente goste de jogar vá ficar com o mesmo processador durante 10 anos, consegui vai mas daqui a uns 5 anos provavelmente ja vai ficar bem sofrível.

Um i7 980 (de 2010) entrega desempenho excelente até hoje em dia por ter mais núcleos e threads, mesmo tendo IPC comparável com o i5 750.
Na época, não tinha porque comprar um i7 980, mas quem comprou, está ate hoje com ele (a menos que tenha virado competitivo 144Hz), o mesmo não pode ser dito do i5.

Um 8/16 vai durar bem menos que um 12/24, convenhamos.

O negócio é, o i5 750 era plataforma de consumidor, com preços bem mais acessíveis. Enquanto o i7 980 era plataforma HEDT com preços abusivos. Então pegar o i7 980 era realmente jogar dinheiro fora.

Mas agora pegue isso e aplique hoje em dia. Ambos os processadores (9900K vs 3900X) são plataforma de consumidor. Ambos tem IPC relativamente parecidos, um tem 50% mais núcleos, e tem exatamente o mesmo preço. Porque você vai pegar o 9900K para ter um desempenho marginalmente melhor (isso se você pegar uma 2080Ti, o que não é o caso), mas perder essa longevidade?

• Curtir 2
Postado

Qual monitor? Sinceramente, se for ficar em 1080p60, não seria legal gastar tudo isso no PC. Também ficar 10 anos acho bastante difícil, um 8 núcleos/16t já é bastante exigido em alguns jogos pesados como ACO, com a nova geração batendo na porta isso PODE(não necessariamente) só aumentar, aí só o tempo dirá. Esse Maelstrom 240 não vai segurar o 9900k com boa eficiência, se a temperatura ambiente estiver alta já fica impossível manter uma alta carga, mesmo com o CPU stock. Já que tu quer algo bem durável, pega um air cooler parrudo, WC top de linha já vive pifando em pouco tempo, WC DeepCool pior ainda, além de tudo esse modelo aí ainda é absurdamente barulhento, dica de amigo, melhor fugir desse water cooler. Como dito acima, também recomendo trocar o SSD por um NVME e dar uma olhada nas 2070 Super. Pra diferença do 9900K para o 3900X ficar realmente visível em jogos, vai ter que colocar ele lá pelos 5GHz, aí vai precisar de um cooler muito melhor, de sorte pra pegar um chip que suba com tensão baixa, de um gabinete com ventilação melhor e talvez uma pasta térmica melhor, sendo que ainda vai ter 4 núcleos e 8 threads a menos que o 3900X, será que vale a pena esse sacrifício todo para uma leve diferença de fps? O 3900X vai rodar OK até numa boa B450 + coolerbox. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!