Ir ao conteúdo

windows nao da boot ( clonei ele do ssd pro hd)

Ir à solução Resolvido por Leonardo Grando,

Posts recomendados

Postado

Galera me ajuda, dei o meu pc velho pra minha mae e tenho um HD de 1tb e um ssd nele.
Quero segurar o SSD pra mim pois uso pra instalar jogos.
E o HD vou deixar no pc velho que dei pra mae.

Ae surgiu a ideia de clonar o windows do SSD pro HD, usei o macrium reflect, o mesmo que usei um tempo atras quando clonei o windows do HD pro SSD ( que funcionou direitinho na epoca). 
Mas parece que clonar do SSD pro HD da problemas. Simplesmente a maquina nao da boot pelo HD, eu clonei duas vezes ja pra garantir, o Macrium reflect copia tudo igualzinho o SSD pro HD, mas nao quer da boot de jeito nenhum. 

Eu fazia do HD pro SSD sempre, tinha um windows instalado num HD velho que eu só clonava pro SSD quando queria formatar o SSD mais rápido, e sempre funcionou de boa. Do HD velho pro HD novo também funcionava. Problema que o HD velho que tinha o Windows instalado limpinho eu vendi, e o SSD foi formatado numa loja de informatica quando troquei a placa-mãe deste pc que estou doando pra minha mae. 
Provavelmente é apenas alguma configuração que vcs devem saber, porque eu nao sei nada sobre isso sou bem leigo no assunto, tanto que nunca formatei um PC nem sei, aquele windows limpo que eu tinha no HD velho foi um amigo que instalou pra mim uma vez e me ensinou clonar quando eu precisasse formatar.

O que sera que eu faço pra dar boot pelo HD? tem alguma configuração que tenha que mudar pra funcionar no HD? Se eu nao conseguir fazer da boot vou ter que pagar 120 reais pra formatar ( um abuso das informáticas aqui de cidade pequena). ;(

Postado

@Leonardo Grando

Talvez seja algo relacionado ao tamanho desse seu HD novo por ter mais capacidade que seu SSD.

Tenta aprender a usar o gratuito ( livre ) Clonezilla que é capaz de clonar tanto sistemas Linux quanto Windows mas não esqueça de selecionar a opção de não checar capacidades na lista que aparecer ao optar pelo modo expert de clonagem ao invés da automatizada/padrão.

Não sei o que pensa o nosso amigo @Marcos FRM sobre esta minha sugestão pois ele é fera nesse assunto e em tantos outros.

Postado

O mais provável ai é que mesmo clonando o SSD para o HD , a pasta de boot UEFI continua no SSD e é la que o esta procurando o SO.. tente com uma mídia de instalação do windows , nas opções de recuperação, recuperar a Inicialização.

Postado
3 minutos atrás, bngomes disse:

O mais provável ai é que mesmo clonando o SSD para o HD , a pasta de boot UEFI continua no SSD e é la que o esta procurando o SO.. tente com uma mídia de instalação do windows , nas opções de recuperação, recuperar a Inicialização.

Eu não tenho experiência de PCs de ponta mas ele disse que fazia isso do HD antigo para o HD novo e para o SSD numa boa.

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, bngomes disse:

Qualquer programa de clonagem minimante decente clonaria a ESP (EFI System Partition). Se não é o caso desse Macrium, melhor jogá-lo no lixo.

Estando a ESP no lugar, não precisa fazer nada. O Windows instala por padrão seu bootloader como \EFI\BOOT\BOOTX64.EFI. Portanto, o firmware era para carregar sem configuração adicional.

Com BIOS também não é para requerer configuração adicional, basta que o problema de clonagem não faça lambança. O sistema de boot do Windows é relativamente simples, bem mais simples do que a monstruosidade do GRUB, por exemplo.

Postado

Ai é que ta o pulo do gato... ele sempre usa o mesmo SSD para fazer o processo, vai funcionar por que a UEFI, que tem uma pequena parte que windows instala o bootloader, já está la... 

Por padrão , uma instalação do windows 10 cria de 3 a 4 partições no disco. Mas quando o computador tem mais de um disco,  uma parte dessas partições pode ficar em disco, e a instalação propriamente dita do windows em outro disco.

• Membro VIP
Postado

Mas é a mesma máquina e ele já havia clonado do HDD para o SSD; todas as partições necessárias estão no SSD, senão a primeira clonagem não teria funcionado.

Postado
2 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Mas é a mesma máquina e ele já havia clonado do HDD para o SSD; todas as partições necessárias estão no SSD, senão a primeira clonagem não teria funcionado.

Ai que está o detalhe... pelo que entendi, ele tirou o SSD da maquina, para ficar com ele. A maquina foi para mãe, sem esse SSD. Mas como disse, restaurar o inicialização é apenas uma tentativa... 

Postado

Pela pouca experiência prática que tenho com clonagens sou mais de suspeitar da dita lambança feita pelo Macrium mencionada pelo mestre @Marcos FRM especialmente se for alguma versão free que quase sempre são programas capados ou de uma versão antiga.

Por isso caí fora desses sharewares e migrei de mala e cuia para o Clonezilla que quase desisti pois fracassava com frequência até que um simples detalhe na configuração salvou o barco e hoje é só alegria ( semana passada me resolveu novamente ).

Postado
4 horas atrás, Marcos FRM disse:

Se é a mesma máquina, era para funcionar. Dá tela azul ao iniciar? Qual é o erro?

Só nao da boot, aparece uma mensagem na bios como se n tivesse windows instalado. Como se eu tentasse da boot num pendrive de musica por exemplo, o pc entende que nao tm nada no HD, mas o HD ta la com o windows clonado td certo.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, bngomes disse:

Como faço isso? este windows foi instalado numa loja de informatica, foi ativado e tudo mais, pirata mas bem piratiado, tem word, exel e tudo mais. Nao tenho a iso dele.

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Pela pouca experiência prática que tenho com clonagens sou mais de suspeitar da dita lambança feita pelo Macrium mencionada pelo mestre @Marcos FRM especialmente se for alguma versão free que quase sempre são programas capados ou de uma versão antiga.

Por isso caí fora desses sharewares e migrei de mala e cuia para o Clonezilla que quase desisti pois fracassava com frequência até que um simples detalhe na configuração salvou o barco e hoje é só alegria ( semana passada me resolveu novamente ).

vou testar este aí depois volto aqui dizer de funcionou, clonezzila! vamos ver noque dá

adicionado 11 minutos depois

talvez nao seja alguma configuração relacionada a este windows ter sido instalado diretamente no ssd? tipo gpt pra mbr sei la

Postado

@Leonardo Grando

Se o Windows que está no HD foi instalado em outra placa-mãe então dá problema sim e neste caso tem voltar a colocar esse HD na máquina antiga, carregar esse Windows dele e procurar pelo sysprep para que ao colocar na nova placa-mãe o Windows aceite o novo hardware.

Isso é de conhecimento geral de qualquer técnico ou seja, Windows de um PC não serve no outro e pior se for PC recente que nesse caso entra a complicação da chave de licença que tem que estar gravada no BIOS/UEFI.

Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@Leonardo Grando

Se o Windows que está no HD foi instalado em outra placa-mãe então dá problema sim e neste caso tem voltar a colocar esse HD na máquina antiga, carregar esse Windows dele e procurar pelo sysprep para que ao colocar na nova placa-mãe o Windows aceite o novo hardware.

Isso é de conhecimento geral de qualquer técnico ou seja, Windows de um PC não serve no outro e pior se for PC recente que nesse caso entra a complicação da chave de licença que tem que estar gravada no BIOS/UEFI.

Este windows aqui foi instalado nesta placa-mãe mesmo, os técnicos instalaram quando troquei minha placa-mãe. Mas como faz neste ''sysprep'' ai que você falou? é uma pasta? eu apago ela do HD que clonei?

• Membro VIP
Postado

Se é na mesma máquina não precisa nada. Era para funcionar.

Poste uma captura de tela do gerenciamento de disco (diskmgmt.msc) com ambos os discos conectados.

Postado
2 horas atrás, Leonardo Grando disse:

Este windows aqui foi instalado nesta placa-mãe mesmo, os técnicos instalaram quando troquei minha placa-mãe. Mas como faz neste ''sysprep'' ai que você falou? é uma pasta? eu apago ela do HD que clonei?

Nesse caso não precisa do sysprep mas será que você não instalou uma placa de vídeo diferente depois ?

Tenta aprender a usar o Clonezilla que de qualquer forma vai precisar para fazer backups/imagem pra quando der alguma pane no sistema e que não consiga recuperar.

Para apender tem que ler sobre ele e ver vídeos no YouTube pois suas telas são muito simples e sem beleza nenhuma, bem técnicas além de fazer uso frequente do inglês mesmo configurando para o nosso idioma.

Postado

Clonar é mesma coisa que copiar, ou seja, copiar uma partição de um disco para o outro.

Desde 2015 uso o Live CD do Particionador GParted para copiar as partições de um disco para outro com a vantagem que o Gparted pode redimensionar as partições caso precise. 

Tem um vídeo do Gabriel Torres de 2014 , acho, que mostra em detalhes

Editado só usei com o Win 7, faz tempos que não clono nada, o problema é que as vezes a partição de boot ficava sem o atributo de Ativa. Dai tenha que usar o diskpart.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Galera muito obrigado eu consegui aqui mexendo na bios, nas confg de boot estava legacy e uefi e bootava normal com o SSD. Mas o hd tive que deixar só uefi e aí o pc fez o boot.( placa-mãe barata pc potato )

Obrigado a todos

Postado
6 horas atrás, Leonardo Grando disse:

Galera muito obrigado eu consegui aqui mexendo na bios, nas confg de boot estava legacy e uefi e bootava normal com o SSD. Mas o hd tive que deixar só uefi e aí o pc fez o boot.( placa-mãe barata pc potato )

Obrigado a todos

pc potato ... kkkkk

Isso às vezes acontece mesmo de um PC para outro isto é, segredinhos/macetes que uma máquina tem e outra não.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Leonardo Grando disse:

Interessante. Discos em GPT possuem uma protective MBR, apenas para fins de compatibilidade. Essa tabela de partições contém uma única partição (tipo 0xEE) que, no Windows, independentemente do tamanho do disco, possui 2,2 TB e não é marcada como booteável. Isso deveria ser a dica para firmwares operando no modo híbrido BIOS+UEFI pularem inicialização à moda antiga e carregarem o sistema via UEFI.

Postado
11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@f_neto

Boa sugestão que inclusive já tentei e não deu certo talvez por causa desse problema de não ativar a partição do boot.

Obrigado, hei de tentar novamente assim que eu puder pois é bem mais prazeroso com o GParted.

@f_neto

Ativei a partição de boot mas depois tive que corrigir ela com o DVD de boot do Windows para o Windows 7 finalmente carregar só que o grub do Linux foi pro espaço, claro ... rsrs

Mas valeu a experiência ...

Postado

@Henrique - RJ Tem um macete com o usb de instalação do windows que voce faz um rebuilding no bcdboot e se ele encontrar outro os ele pergunta se quer adicionar na lista de boot.

Para discos no formato MBR:
em caso de dual boot pode agora ir pelo windows e dar um rebulding no bcdboot
inicie com o usb de instalação do windows 
na segunda tela vá em reparar computador
soluçõs de problemas
opções avançadas
prompt de comando

bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd 

se encontrar outro OS irá retornar 
Add instalation to boot list?
Responda com a letra A que é igual a All
exit

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Mas esse scanos vai detectar linux também  ?

Sim, 

Eu não quis ficar resolvendo/pesquisando a coisa pra não perder tempo o que posso resolver com o Clonezilla

Concordo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!