Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de LED ON/OFF - Corrigir variação de tensão.


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom dia amigos, montando minha fonte de bancada, tive a ideia de colocar dois leds no circuito de acionamento da fonte e para isso projetei uma placa só para isso.

 Minha fonte funciona da seguinte forma:

 

A - Um carregador de notebook manda a tensão para o circuito que controla a tensão e a corrente.

B - Por sua vez, o mesmo carregador alimenta na entrada um voltímetro amperímetro que faz leitura da saída do controlador de tensão.

 

Introdução ao problema: Ao desejar que minha fonte tivesse um botão de liga e desliga, coloquei uma chave gangorra de dois terminais no positivo de saída do carregador do notebook, assim, ao abrir a chave, eu corto a corrente para todo o circuito.

 

Desenvolvendo o problema: Dessa forma, tive a ideia de colocar um led vermelho de alto brilho (só tinha desses na loja) em série com dois resistores de 1k na saída do carregador, antes da chave gangorra, (se tu colocar só um resistor de 1k para alimentar um led em 19 volts, o resistor esquenta muito, não achei seguro e acrescentei outro) indicando que o mesmo está enviando tensão para o circuito controlador.

 Após, coloquei outro led azul, após a chave gangorra, de forma que ele só ligasse quando o circuito fosse acionado, indicando assim que o mesmo está ligado.

 

Problema: Ao acrescentar LEDS na saída do carregador, descobri que está havendo uma pequena variação de tensão na ordem de 1milivolt na saída do regulador. Parece uma ínfima variação, mas sem os LEDS isso não acontece. O desenho ABAIXO representa exatamente o circuito que descrevi.

 

J1: Entrada de 19 volts que vem do carregador de notebook.

J2: "Gato" para o voltimetro amperímetro.

D1: LED vermelho indicador de que está vindo carga do carregador do notebook.

J3: Entrada do conector onde vai a chave gangorra.

D2: LED AZUL que só liga quando a chave gangorra fecha o circuito.

J4: Saída para o circuito que regula a tensão.

 

Questão: Qual componente seria mais apropriado a esse esquema para corrigir essa variação de um milivolt na saída desse circuito?

ESQUEMA.png.66946ffbc5f8800b43e083817eaa3333.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
28 minutos atrás, Júnior Yeah disse:

Introdução ao problema: Ao desejar que minha fonte tivesse um botão de liga e desliga, coloquei uma chave gangorra de dois terminais no positivo de saída do carregador do notebook, assim, ao abrir a chave, eu corto a corrente para todo o circuito.

Não seria melhor colocar o interruptor na entrada da fonte, no fio que vem da tomada? 

Assim se desliga tudo e só vai precisar de um led. 

 

28 minutos atrás, Júnior Yeah disse:

Desenvolvendo o problema: Dessa forma, tive a ideia de colocar um led vermelho de alto brilho (só tinha desses na loja) em série com dois resistores de 1k na saída do carregador, antes da chave gangorra, (se tu colocar só um resistor de 1k para alimentar um led em 19 volts, o resistor esquenta muito, não achei seguro e acrescentei outro) indicando que o mesmo está enviando tensão para o circuito controlador

Se tratando de Leds de alto brilho, pode colocar até 10k que funciona e fica mais seguro. 

 

28 minutos atrás, Júnior Yeah disse:

Questão: Qual componente seria mais apropriado a esse esquema para corrigir essa variação de um milivolt na saída desse circuito?

Capacitores grandes antes do seu regulador vão bem, pois a fonte de notebook não tem uma filtragem boa. 

Eu colocaria um de 4700uF/25V ou dois de 2200 se não tiver do outro. 

 

Na saída, um capacitor de 47uF em paralelo com outro de 100nF. 

 

Não esqueça que as ligações devem ser feitas com fios curtos e grossos, na entrada e na saída do regulador. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A variação de um milésimo de volt está a tirar seu sono?

Isso é normal amigo. Preocupe-se com a variação da saída quando em carga máxima.

De fato estes 1mV podem estar sendo perdidos nas trilhas. Meça diretamente na saída da fonte

A propósito, seu aparelho de medição é bem bacana hein. Pra conseguir ver esta variação mínima sua resolução é bem boa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

 

Obrigado mais uma vez, ainda vou por em por prática a sua dica anterior, assim que comprar os pots e essa dica me salvou, porque realmente quero filtrar melhor a energia que entra no circuito regulador.

40 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não seria melhor colocar o interruptor na entrada da fonte, no fio que vem da tomada? 

Assim se desliga tudo e só vai precisar de um led. 

 

 Sim, realmente é mais prático, até porque eu tenho uma chave gangorra de NEON sobrando. Como estou tendo dificuldade de abrir o carregador, não mexi na tomada dele ainda. Penso em abrir a caixa do carregador e soldar fios que irão até um conector de tomada fêmea que tirei de uma fonte ATX. Sim, sua ideia é mais prática, e provavelmente incrementarei essa mudança quando for colocar a fonte em uma caixa de metal ou patola.

 

40 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se tratando de Leds de alto brilho, pode colocar até 10k que funciona e fica mais seguro. 

 

Farei isso, até para reduzir mais o brilho.

 

40 minutos atrás, Renato.88 disse:

Capacitores grandes antes do seu regulador vão bem, pois a fonte de notebook não tem uma filtragem boa. 

Eu colocaria um de 4700uF/25V ou dois de 2200 se não tiver do outro. 

 

Na saída, um capacitor de 47uF em paralelo com outro de 100nF. 

 

Não esqueça que as ligações devem ser feitas com fios curtos e grossos, na entrada e na saída do regulador. 

 

 

Perfeito, era exatamente essa informação que eu necessitava. Estou usando fios de fonte ATX para o projeto.

642995379_WhatsAppImage2019-08-09at11_50_53.thumb.jpg.5fa674c05cabae22b4b23da1e3097745.jpg662161707_WhatsAppImage2019-08-09at12_01_19.thumb.jpeg.ff684a7f9fead71301b15390b666de87.jpeg1136250157_WhatsAppImage2019-08-09at11_50_54.thumb.jpeg.9f9baedcebee57c7af1743bc8ecfcb64.jpeg

 

 

Eu tô tentando projetar uma placa para diminuir a quantidade de fios para esse circuito e também deixa-lo mais "perto do profissional". Segue as photos de como está indo a fonte, essa caixa de papelão é só para sustentar tudo, ela será trocada.

 

 

adicionado 9 minutos depois

@Isadora Ferraz

 

É que sou um hobbista chato 😆,  uso um multímetro velho que tenho aqui para conferir, porque sei que o voltímetro utilizado tem sua limitações, apesar de ter descoberto que dá para calibrar ele.

 

Estou exagerando nas proteções, mas se for possível já fazer mecanismos que previnam problemas lá na frente, estou correndo atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Júnior Yeah disse:

Sim, realmente é mais prático, até porque eu tenho uma chave gangorra de NEON sobrando. Como estou tendo dificuldade de abrir o carregador, não mexi na tomada dele ainda. Penso em abrir a caixa do carregador e soldar fios que irão até um conector de tomada fêmea que tirei de uma fonte ATX. Sim, sua ideia é mais prática, e provavelmente incrementarei essa mudança quando for colocar a fonte em uma caixa de metal ou patola.

Não precisa abrir a fonte, é só cortar o fio da tomada e colocar o interruptor. 

 

11 minutos atrás, Júnior Yeah disse:

Eu tô tentando projetar uma placa para diminuir a quantidade de fios para esse circuito e também deixa-lo mais "perto do profissional". Segue as photos de como está indo a fonte, essa caixa de papelão é só para sustentar tudo, ela será trocada.

Esquece esse negócio de placa, fica mais bonito, mas menos funcional. 

 

A placa tem mais resistência e vai ajudar a tensão ficar mais flutuante.

 

Tô vendo muito fio aí, tente organizar os componentes de maneira às ligações ficarem menores. 

 

E os fios de fonte atx não são muito bons pra essas ligações. Tente colocar outros mais grossos nas ligações principais, como da fonte para o regulador e do regulador para o Borne. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não costumo visitar tópico resolvido portanto esta deve ser minha participação derradeira..

-você pode colocar o maior capacitor possível na entrada até mesmo bateria de 200Ah que não deve resolver esta variação de...

-1mV?...  O máximo que percebo nas fotos seria 100mV  e...

-esta variação tem muitas causas as quais cito algumas: o próprio medidor e suas tolerância, o ponto de referência (geralmente o gnd) pra medição pego em lugar impróprio, a fiação, ruídos externos e internos com ausência de filtros, ponto de referência para realimentação também no lugar impróprio, ...só pra citar alguns.

 

De fato ao se preocupar com o suposto "1mV" de variação de uma fonte pra bancada, você definiu um novo nível de chatisse que beira as raias da "insanidade técnica". Ó.. nada pessoal hein. Foi só pra expor um ponto de vista calejado prático. Mas que bom que "resolveu".

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Acho que entendi onde quer chegar, mas não estou confundindo a escala de grandeza.

 

1mv nao é 1v/1000? Então pois.

 

O voltimetro lê até 1v/100 certo? Eu não sou totalmente desinformado, só não sou experiente. A diferença de uma photo estar com 1,28 e a outra com 1,27 deve ter te induzido a pensar que estou falando da medição do voltimetro digital. Mas a variação de 100mv não é constante, a fonte liga, desce 100mv e não muda, não é a isso que me refiro.

 

A variação de 1mv é no multímetro e não para. Quando tiro o led, para. 1mv não é o terceiro digito depois do ponto?

 

Para um técnico pode ser insano, mas como estou fazendo experimentações, pra mim qualquer coisa minima é nova e impressionante. Graças a ter percebido isso, fui ler como aplicar capacitores corretamente e tive novas idéias. é assim que as pessoas constroem conhecimento, com pergunta insana.

 

Enfim o colega já foi direto e vou experimentar. Agradeço de verdade pela experiência que me emprestam e um dia compartilharei também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Júnior Yeah disse:

A variação de 1mv é no multímetro e não para. Quando tiro o led, para. 1mv não é o terceiro digito depois do ponto?

É isso aí mesmo, ocorre só porque você colocou uma carga na fonte. 

O led é uma carga mínima, logo a queda será mínima também. 

E as vezes nem é de 1mV, pode ser até menos. Como o multímetro só tem 3 casas depois da vírgula ele acaba arredondado pra um mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não acredito ainda que isso drena sua energia... Enfim, cada mania com seu lôco.

De fato sua medição está no limiar do dígito milésimo. Pra [tentar] não ser mais incomodado por esta transição, coloque um pot chute 10k + R 4k7  em série com o led e ajuste até parar. Também coloque um C chute 100nF na entrada (bornes) do multímetro. Obviamente isso tem valor prático nulo mas se entender o porquê da coisa, já alguma.

 

E por favor não me mencione pra que o tópico resolvido não me atraia mais... é muita flatulência pra pouco resultado final da digestão 😄 ok ... você pensou 'em qual você se encaixa?' pelo menos temos algo em comum.😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!