Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Formula Divisao de lucros


Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Ola pessoal

Estou a uma semana tentando fazer uma formula no Excel, para fazer a divisão de lucros de um certo investimento que estou fazendo em família.

 

E basicamente assim.

Eu tenho uma aplicação na Bolsa de 5 mil reais, e meus familiares irão cada um investir entre 100 a 250 reais, um total de 10 pessoas da minha família, então queria uma formula para poder fazer uma divisão de lucros de acordo com o valor de cada um
 

EX.: no mês deu 1 mil reais de lucro na bolsa, queria dividir esses mil reais em porcentagem para cada um de acordo com o investimento deles junto ao meu.
 

Tipo: joão tem 100 reais, vai ganhar então, 4% dos 1 mil reais

        pedro tem 250 reais, vai ganhar então, 8% dos 1 mil reais 

 

Eu não consegui fazer ela, e não encontrei em lugar nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tivesse anexado uma planilha ficaria mais fácil.

No caso, estes 5 mil já foram investidos e seus familiares estão investindo outro valor em cima dele, certo? (É lógico, pois se serão 10 membros investindo no máximo 250 reais, o teto seria 2.500 rsrs)

Então, subentende-se que o valor total para calcular o percentual de cada membro seria o valor total que eles investiram (sendo o somatório do valor investido por cada membro) e não o valor total do investimento (neste caso, os 5.000). Está correto?!

Preciso saber como é feito este investimento para bolar uma forma no excel. O lucro é em cima dos 5.000 ou em cima dos 5.000 mais o valor investido pelos membros? Ou dá pra separar e verificar apenas o lucro em cima do valor investido pelos membros?! (Considere que sou leigo em investimentos de bolsa)

E outra, você teria que informar o valor do lucro mensalmente de forma manual. Se estiver de acordo posso tentar executar pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá Adrian

Bem vindo ao Fórum,

Você já ouviu falar em regra de três? será a melhor solução para o seu caso...

Em uma coluna (exemplo coluna A) coloque os nomes dos seus familiares que contribuíram, ao lado (exemplo coluna B) o valor que cada um contribuiu com "=SOMA(xn:xn)" ao final para ter o valor total do "investimento" e na coluna adjacente (exemplo coluna C) divida o valor ajudado pelo valor total do investimento para saber a porcentagem correspondente (este valor será um "zero virgula alguma coisa"), desta forma seus cálculos se atualizarão sozinhos se houver mudanças na contribuição.
num espaço não utilizado você insere o resultado do seu investimento (que eu recomendo fortemente que você reinvista ele caso não esteja passando por situações de emergência financeira) para na próxima coluna você multiplicar o valor da parcela de distribuição (o valor em porcentagem) por este valor de resultado.

Segue modelinho.

Confira se é isso mesmo que você precisa e por favor me informe em fontes você buscou informações para iniciar esta planilha, ou você simplesmente procurou por "planilha pronta para distribuição de lucros"?

 

não esquece do like ❤️ 

A.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Eder Neumann disse:

Você já ouviu falar em regra de três? será a melhor solução para o seu caso...

Em uma coluna (exemplo coluna A) coloque os nomes dos seus familiares que contribuíram, ao lado (exemplo coluna B) o valor que cada um contribuiu com "=SOMA(xn:xn)" ao final para ter o valor total do "investimento" e na coluna adjacente (exemplo coluna C) divida o valor ajudado pelo valor total do investimento para saber a porcentagem correspondente (este valor será um "zero virgula alguma coisa"), desta forma seus cálculos se atualizarão sozinhos se houver mudanças na contribuição.
num espaço não utilizado você insere o resultado do seu investimento (que eu recomendo fortemente que você reinvista ele caso não esteja passando por situações de emergência financeira) para na próxima coluna você multiplicar o valor da parcela de distribuição (o valor em porcentagem) por este valor de resultado.

@Eder Neumann, amigo, desta forma você não considerou o valor investido inicialmente, que é 5.000. Foi justamente o post que havia levantado acima do seu.

A forma que o @osvaldomp citou é a correta considerando o valor investido inicialmente.

@Adrian Santana, dê uma conferida aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!