Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Organizar coolers do gabinete


Posts recomendados

Prezados, boa tarde.

Gostaria de saber a melhor forma de organizar os air coolers do gabinete.

Tenho o gabinete dazz black shark que já vem com 3 coolers e adicionei mais 1 que tinha sobrando.

 

Tenho o da frente jogando ar frio pra dentro

Tenho um em cima jogando o ar quente para fora

Um atrás jogando ar quente para fora

E este que não veio junto com o gabinete jogando ar frio para dentro.

 

Os empecilhos são os seguintes:

Cooler da frente, ali na direção dele ficam os HDs e ocupo todas as baias, então o ar desse cooler jamais chegaria na placa-mãe.

O cooler de baixo fica bem próximo da fonte e eu não parei pra observar se o cooler dela (inferior) joga ar quente ou puxa ar frio (cx550) e eu tenho uma placa de vídeo grande, então o ar do cooler inferior só consegue chegar até ela, não conseguindo ir até o resto da placa-mãe. A placa de vídeo é blower, então pelo menos joga o calor pra fora do gabinete.

 

O cooler superior está correto, tirando o calor

O cooler traseiro joga o ar quente pra fora também, mas acredito que ele esteja trabalhando em vão, já que está muito perto do superior e este faz a maior parte do trabalho, visto que o calor sobe.

 

Eu deveria virar o cooler traseiro para jogar ar frio no processador?

Devo mexer em algum outro?

 

Tenho um atlhon II x2 250 que em uso normal costuma ficar em 45°c, jogando eu não sei, mas deve chegar aos 60°c.

 

Essa semana vou colocar um Ryzen 5 2600 no lugar dele, mas não quero que em idle ele passe pelo mesmo calor que esse Athlon.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos Tendo um HD na frente mesmo que pegue ar nos HDs, sempre ajuda a renovar o ar.

 

Caso realmente esteja muito quente, e seus HDs fiquem de lado, pode colocar um fan amarrado com presilha de plástico na carcaça onde vão os HDs e fazer o vento pegar mais na placa-mãe. Não fica esteticamente bonito, mas ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso  Se eu colocar um cooler após os HDs eu não vou jogar o calor deles no resto?

E a situação piora porque a placa de vídeo fica mais alta do que os HDs, então esse cooler só serviria pra ela mesmo (e disso o inferior cuida).

Se você olhar uma foto do gabinete aberto, verá que toda a frente tem baias e ali são divididos 3 espaços.

inferior são HDs, no meio não tem nada e superior são drives de DVD e disquete.

A placa de vídeo é tão grande que precisei tirar a parte do meio.

 

To achando que só um milagre pra refrigerar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos Sim, vai jogar um pouco de calor um fan depois dos HDs, mas com a pressão do ar do fan imagino que não fique tão quente assim, melhor do que deixar sem nada... dá pra experimentar, ver as temperaturas antes e depois da adaptação do fan.. mas acho que mal não vai fazer não, só um pouco mais de barulho, dependendo do fan que você usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo é instalar a fonte com o cooler voltado para baixo. Se estiver assim, ela vai puxar ar de baixo e jogar para trás. Não recomendo que puxe ar de trás, pois essa região estará quente. O cooler na parte de baixo do gabinete fará um bom serviço para placa de vídeo, memórias e processador, e o da frente colabora um pouco como disse o @simforoso, já que tem HDs no caminho. No seu lugar deixaria como está (frente e baixo sugando ar de fora, topo e trás soprando para fora), ou acrescentaria mais um no painel frontal. Sempre fui fã de fluxo de ar negativo, onde tem mais coolers jogando ar para fora do que para dentro, mas recentemente tenho começado a fazer neutro ou positivo por causa de poeira... Se ficar negativo o gabinete começa a sugar poeira pelas frestas que não tem filtro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte puxa ar de baixo mesmo, ta certinha.

Mas o cooler de baixo não ajuda memoria e processador porque a placa de vídeo não deixa.

Eu não conseguiria melhorar o resfriamento do processador colocando o cooler de trás que fica na direção dele pra puxar ar pra dentro? Pra tirar o calor já tem o cooler de cima, que fica exatamente em cima do processador.

Não posso colocar outro fan na parte frontal porque é fechado. Já tem uma tela na parte inferior frontal e tem o cooler ali. Na parte superior frontal tem as baias e uma porta, logo, circulação de ar = 0.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, FMattos disse:

A fonte puxa ar de baixo mesmo, ta certinha.

Mas o cooler de baixo não ajuda memoria e processador porque a placa de vídeo não deixa.

Eu não conseguiria melhorar o resfriamento do processador colocando o cooler de trás que fica na direção dele pra puxar ar pra dentro? Pra tirar o calor já tem o cooler de cima, que fica exatamente em cima do processador.

Não posso colocar outro fan na parte frontal porque é fechado. Já tem uma tela na parte inferior frontal e tem o cooler ali. Na parte superior frontal tem as baias e uma porta, logo, circulação de ar = 0.

 

A placa de vídeo e os HDs não bloqueiam 100% do fluxo de ar. Se bloquearem 40% é muito, pois você tem coolers em cima e atrás puxando ar para fora. Não é assim que arrefecimento de gabinete funciona!

 

Colocar o cooler de trás puxando ar para dentro ele vai coletar o ar quente que sai detrás da fonte, fora que você vai ficar com o fluxo de ar positivo demais... Teste se quiser e poste os resultados aqui. Via de regra todo gabinete é projetado para funcionar exatamente como o seu está, ar entrando pela frente e baixo (ocasionalmente pela lateral tb) e saindo por trás e por cima. 

adicionado 7 minutos depois
55 minutos atrás, FMattos disse:

Não posso colocar outro fan na parte frontal porque é fechado. Já tem uma tela na parte inferior frontal e tem o cooler ali. Na parte superior frontal tem as baias e uma porta, logo, circulação de ar = 0.

 

Também não é assim que funciona... cara, se tiver lugar para instalar dois coolers na frente, pode instalar ambos sem problemas.

O ar é um gás, não é um bloco de cimento que precisa de um orifício do mesmo tamanho diretamente à frente de outro para passar. 

O.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, não tem lugar para o novo cooler em cima do frontal padrão justamente por ter as baias e uma porta ali, se eu fizer, vai ser no modo gambiarra igual o sugerido pelo@simforoso . Mas vou tentar fazer assim mesmo.

Como eu só tenho um drive de DVD, vou tirar as tampas das outras baias e colocar um cooler ali. Posso até deixar a tampa aberta quando estiver usando o pc.

 

Pra piorar a situação, minha placa-mãe nova vem com uma tampa em cima dos conectores I/O e ela provavelmente não vai encaixar sem tirar o cooler traseiro.

Teria problema deixar o gabinete aberto pra melhorar a refrigeração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, FMattos disse:

Teria problema deixar o gabinete aberto pra melhorar a refrigeração?

Vai juntar mais poeira só, mas cuidando pra não bater em nada lá dentro e tal, nada contra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FMattos disse:

Então, não tem lugar para o novo cooler em cima do frontal padrão justamente por ter as baias e uma porta ali, se eu fizer, vai ser no modo gambiarra igual o sugerido pelo@simforoso . Mas vou tentar fazer assim mesmo.

Não conheço seu gabinete, não sei como são os encaixes dele internamente. Via de regra, se você consegue colocar dois coolers, faça. 

 

Não existe gambiarra. Pense em case mod!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leticia Queiroz  Difícil trocar nesse primeiro momento. Acabei de comprar as peças novas e estourei os limites dos cartões. Esse gabinete já me custou mais de R$500, imagino que um melhor custe ainda mais.

Sem contar que ainda não peguei algumas coisas mais importantes, como um SSD novo, porque o meu não deve faltar muito pra morrer e ventiladores melhores pro gabinete, porque acho que nenhum deve vir com ventiladores decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FMattos Cara, se eu procurei certo esse seu gabinete, na foto dele tem dois coolers instalados na frente. Retire o painel frontal e veja se tem local para instalação, pois se bem entendi tem a furação direitinho. Você tinha tirado o painel frontal antes? 

500 reais nesse gabinete... jsuis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods já tirei o painel sim, mas não tem a furacão pra segunda fa justamente por causa das baías. 

Tô anexando uma imagem dele. 

Em baixo HDs de lado, no meio vazio (minha Vga chega até ali) e em cima as baias. 

17186_3.jpg

Mas de fato eu vi uma imagem também dele com 2 fan na frontal.. Não sei se é um modelo mais completo do mesmo gabinete, ou se adaptaram ali na parte do meio. Pelo menos agora sei que é viável colocar ali. Dessa forma a Vga só fica na frente de metade do fan, a outra metade ainda sopra na placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Vou colocar a fan traseira na frente junto com a atual. Como eu havia dito, a placa-mãe nova deve bater na fan,então ela vai ter que sair mesmo.

Espero que seja exatamento o mesmo modelo esse da foto com 2 fan, mas como tem muito de fazerem uma versão melhorada de algo sem mudança no nome... 🤷‍♂️

 

Mas vou mudar só quando a placa nova chegar, o que deve levar um tempo ainda já que roubaram a carga do caminhão onde estava minha placa.

Assim que fizer dou um feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...