Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera boa noite, então.. comprei meu pc pela internet peça por peça montei tudo certinho e na afobação de testar logo e ver se tava funcionando eu liguei ele no estabilizador (nao tinha como ligar direto na tomada no momento) e eu to com medo se pode ter danificado algum componente do meu PC? Eu me mataria se logo no primeiro dia de uso isso acontecesse. 

Li aqui no CDH e em alguns videos da internet que o estabilizador é prejudicial e ate atrapalha a fonte. 

Meu PC ficou cerca de uma hora e meia ligada no estabilizador (so fez TEC uma vez) eu atualizei os drivers do pc e ja desliguei direto, nao joguei nenhum jogo nem nada.

Desliguei com tudo funcionando. Minha dúvida mesmo é se eu corro algum risco de ter danificado algum componente do meu PC? To so esperando o filtro de linha chegar aqui em casa enquanto isso vou deixar ele desligado mesmo, melhor esperar do que fazer m***

outras duvidas também: nesse meio tempo q fiquei com ele ligado no estabilizador a fonte so trabalhou com 300w? ja que o estabilizador nao entrega mais q isso? corro risco de ter diminuido a vida util do meu pc e dos componentes so nessa uma hora e meia dele ligado no estabilizador? 

Minha config:

amd ryzen 5 2400g stock

rx 570 powercolor 4gb stock

FONTE cx450M corsair

placa-mãe asus a320mkbr memoria ram ddr4 balistic 8gb 2666mhz

monitor 21.5 full hd mouse e teclado padrão

valeu galera quem puder me esclarecer ou me orientar melhor eu ja ficaria muito aliviado. 

adicionado 17 minutos depois

@faller Se puder dar uma atenção aqui eu te agradeceria demais!!! :(

quando liguei o PC nao fez TEC no estabilizador nem nenhum barulho estranho, funcionou normal. No estabilizador só ficou aceso a luzinha do ALTA tensão. Mas TEC mesmo so fez uma vez durante essas 1:30 

adicionado 25 minutos depois

o estabilizador que usei foi o AP Anox

provavelmente 300va

Postado

Boa noite meu amigo, tudo bem?

Fique tranquilo, o estabilizador realmente causa defeitos no computador mas uma boa fonte não vai deixar essas flutuações passarem para os componentes e apenas ela irá queimar. Além disso, efeitos ocorrem após anos de utilização então esse curto tempo não foi suficiênte para danificar nada.

Sobre a questão dos 300w, essa é a potência máxima que sua fonte suporta e ela só será alcançada em caso de utilização em 100% do seu hardware, o que não deve ter ocorrido.

Postado
8 minutos atrás, 97lcoutinho disse:

Boa noite meu amigo, tudo bem?

Fique tranquilo, o estabilizador realmente causa defeitos no computador mas uma boa fonte não vai deixar essas flutuações passarem para os componentes e apenas ela irá queimar. Além disso, efeitos ocorrem após anos de utilização então esse curto tempo não foi suficiênte para danificar nada.

Sobre a questão dos 300w, essa é a potência máxima que sua fonte suporta e ela só será alcançada em caso de utilização em 100% do seu hardware, o que não deve ter ocorrido.

Valeu galera pela rapida resposta, tava muito nervoso aqui achei que a vaca ja tinha ido pro brejo. Anos juntando grana pra em uma hora e meia eu perder tudo seria meu fim.

No caso com esses componentes: r5 2400g + rx570+ 1ram+ 1 ssd m2+ monitor 21.5 fhd meu PC usa em torno de no maximo 250 a 260w? Foi por isso que a Praga do estabilizador nao fez aqueles TECTECTEC igual louco ne? Ufa isso me deixa mais aliviado! Ja botei o filtro de linha e joguei o estabilizador fora, so me arrisquei de afobação porque na hora nao tinha como eu ligar na tomada ou usar o filtro de linha. 

😢

Postado
16 horas atrás, 4ndroid disse:

No caso com esses componentes: r5 2400g + rx570+ 1ram+ 1 ssd m2+ monitor 21.5 fhd meu PC usa em torno de no maximo 250 a 260w? Foi por isso que a Praga do estabilizador nao fez aqueles TECTECTEC igual louco ne? Ufa isso me deixa mais aliviado! Ja botei o filtro de linha e joguei o estabilizador fora, so me arrisquei de afobação porque na hora nao tinha como eu ligar na tomada ou usar o filtro de linha. 

300VA é diferente de 300 Watts.. Como você disse que só usou pra uso básico, o consumo do conjunto todo foi bem pequeno.. Por isso, o estabilizador suportou, sem fazer escândalo.. Se tivesse usado pra jogo, a coisa ficaria complicada..

E não, a fonte nunca ficou limitada pelo estabilizador.. O consumo da fonte é limitado pelo PC.. Se seu PC fosse mais exigido, a fonte exigiria mais do estabilizador.. Esse sim, teria problema com a sobrecarga e poderia queimar sozinho ou sabe-se lá o que poderia ter ocorrido.. Alguma força divina te impediu de fazer algo pior...

• Membro VIP
Postado

Sua fonte pode, segundo seu fabricante, entregar 450 Watts a seu PC. Se ela tiver que fazer isso, como sua eficiência segundo o fabricante gira em torno dos 82% ela irá pedir de quem a alimenta, no caso o estabilizador, algo em torno dos 450/0,82 = 549 Watts, mas como o maldito de seu estabilizador só vai conseguir entregar coisa de 300 Watts ele é o supra sumo da idiotice ai antes de sua fonte. 

Mas nem se preocupe, ele não deve ter em tão pouco tempo, reduzido em nada a vida útil de sua fonte.. Mas jogar o mesmo fora foi a melhor ideia sua nos últimos anos, assim como compra-lo, acho, foi a pior.....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!