Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou criando um sistema que tem uma régua potenciometrica de 10k. Preciso criar um circuito que leia a posição da régua e dê a resposta no range de 4-20mA, como é padrão de sensores industriais. Estou procurando um ci que execute essa função, encontrei o XTR105, mas não sei se é a melhor opção. Vocês tem alguma sugestão?

Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Obrigado pela dica Paulo! O módulo pronto não me atende, pois vou criar um circuito com essa função incorporada, mas um caminho seria estuda-lo para entender quais componentes foram usados.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

... sem contar que seu ci é carinho...

https://www.digikey.com/short/p5r859

Pode tentar googlar 0 20mA transmiter circuit

pode não ser totalmente difícil...

IQV2R.png

Obrigado Isadora!! Vou estudar o circuito!

Postado
16 minutos atrás, aphawk disse:

@André Picon ,

Por curiosidade, qual a precisão que esse circuito deve ter ?

Paulo

A régua potenciometrica tem 30 cm. A ideia é utilizar a resposta em um CLP para controlar a posição de um atuador. Quanto mais preciso melhor, mas se o erro for de uns 10% já está bom.

Postado

@André Picon ,

Minha ideia é aproveitar aquele esquema simples que te indiquei, que usa um ampop e um Mosfet junto com uns resistores, uma fonte de 24V, um regulador de tensão de 5V para alimentar essa sua régua, e pronto, mais simples que isso impossível....

Paulo

Postado

Certa ocasião projetei um circuito onde a entrada variava de 0mA até 20mA e a saída variava de 0V até 5V.

Eu simulei e obtive o resultado da figura. Por ser muito simples nem montei.

MOR_AL91855946_0_20mA0_5V.jpg.056b4378f954f3857d0212f49fd8ff6c.jpg

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado

@aphawk @Isadora Ferraz @MOR Obrigado pelas dicas, me ajudaram muito!!! No final cheguei ao seguinte circuito (o amperímetro seria a saída). Coloquei um trimpot para ajustar a corrente e diminuir o erro (pretendo usar um 7805 para regular a tensão de 5V, não achei um mais preciso por menos de 50 reais). Agora acredito que falta somente eu incluir uns capacitores para eliminar os ruídos. 

Abraços!

Circuito 4_20mA.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!