Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento CPU Processador i9 e Watercooler


Posts recomendados

Oi, gente. Tudo bem?

 

Então... Eu estou com essas configs abaixo:

 

- Intel Core i9 9900K 3.60GHz (5.0GHz Turbo), S/Cooler, LGA 1151
- placa-mãe Gigabyte Z390 Aorus Ultra Chipset Z390 Intel LGA 1151 ATX DDR4 
- Memória DDR4 Crucial Ballistix Tactical Tracer RGB 32GB (2X16GB) 2666MHz Grey
- Fonte Corsair RM1000x 1000W, 80 Plus Gold, Full Modular, PFC Ativo
- Gabinete Gamer NZXT H700i, Mid Tower, Com 4 Fans
- Water Cooler Corsair H115i Pro RGB 280mm Intel-AMD
- Placa de Vídeo Galax Geforce RTX 2080 Ti White (1-Click OC) Dual 11GB GDDR6
- HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB 
- SSD Samsung EVO 860 1TB, Sata III, Leitura 550MBs e Gravação 520MBs 

 

Porém hoje a tarde eu fui converter um vídeo mp4 no HandBrake e basicamente no momento em que eu ativei o render a temperatura da CPU disparou pra 90 graus. Ocilou entre 84-94 graus. Sei que o i9 é um forninho, mas estou preocupada que seja algum outro problema. O gabinete não tem nem 1 mês montado. 

 

Poderiam me ajudar nisso? Enviei um comunicado para a loja, mas ainda não obtive resposta. 

 

Abraço e muito obrigada!
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina, tenho uma máquina com configuração algo semelhante à da sua: i9, Aorus Master Z390, Kraken X72, 64GB de RAM. Minha placa de vídeo é inferior -  GTX1080.

Ao converter ou renderizar vídeos - com HandBrake ou DaVinci Resolve - a temperatura do processador e da placa de vídeo se eleva dramaticamente. Resolvo o problema alterando para o máximo a velocidade das ventoinhas por meio do software do water cooler (o criticado CAM). Isso mantém a temperatura abaixo dos 70 graus. As placas mães da Gigabyte oferecem um aplicativo igualmente capaz de regular a velocidade das ventoinhas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carolina Krüger Ludwig Olá, boa noite.

 

Então, esse processador de fato é bem quente ao realizar tarefas que estressam bem ele. Verifique utilizando o Corsair Link se a bomba e os fans do seu liquid cooler H115i estão aumentando as rotações ao iniciar o estresse nesse seu pc. Eu também utilizo esse mesmo cooler porém a primeira versão dele que não tinha RGB nem nada, porém uso em um 6950X 10 núcleos e 20 threads rodando a 4GHz(3GHz é stock) e ele não passa de 65°C em testes de estresse, porém com fans a 100% de velocidade junto da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Então... Eu alterei as configs com o iCue e o CAM para a bomba e as fans e continuou com o mesmo pico de temperatura. Abri o gabinete para ver se o fluido da bomba estava passando e dá para sentir uma vibração. Acredito que esteja tudo ok. Realmente não sei bem o que fazer, entrei em contato com a loja e só mencionaram verificar o fluido da bomba.

 

Tirei dois prints das telas dos programas das fans e bomba, não sei se ajuda.

 

Obs.: Tirei o print da CAM enquanto estava fazendo uma conversão.

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carolina Krüger Ludwig Então Carolina, esse processador é bem esquentadinho mesmo, não creio que há problema algum ai, sim, é estranho ver o cpu rodando a 92°C, porém ele começaria a ter throtling mesmo a partir dos 100°C, isso ocorre pois a intel fez uma ********** imensa de inventar de por mais 4 cores e 8 threads dentro de um die que era projetado para 4/8 que já em si era quente.

Única maneira que conheço para deixar esse cpu bem frio abaixo dos 70°C é custom liquid cooling, e olha que mesmo assim sai caro, dependendo das peças que comprar podem chegar a quase metade do preço do seu PC.

Em idle ou em uso diário as temperaturas atingem mais de 95°C, ou só em stress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Ele nunca esquentou assim, nem mesmo com jogo (mas até agora só testei Warframe e Divinity 2 em full). Ele só mostrou essa temperatura exatamente no momento em que acionei a conversão do vídeo, logo depois de terminar ele já despencou a temperatura pra em torno de 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema pode não ser o wc, acho que só testando com outro para ter certeza.

 

As versões mais recentes do Handbrake fazem uso de instruções AVX.
O AVX pode causar um aumento bem significativo nas temperaturas dos atuais processadores da Intel.

Veja as temperaturas e testes postados por um usuário aqui.

 

Não tenho certeza, mas recomendo que faça um teste com a versão mais antiga do Handbrake 1.1.0.
Creio seja mais leve e livre de instruções que causam aquecimento mais excessivo.

 

Outro problema pode ser questão de loteria, dependendo do lote tem aqueles que acabam aquecendo acima da média.
Um usuário que tem o 9900K e o Hyper 212, a temperatura ficou em 85C no Handbrake, veja tópico aqui.

O 212 é considerado um air cooler de entrada com desempenho limitado.
Nesse caso ele pode ter tido a sorte de ter pego um chip bom.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carolina Krüger Ludwig A sim, más neste caso o que nosso colega mencionou é verdade, algumas instruções são em AVX. Que estressa ainda mais o CPU, más essa temperatura em si embora alta não é algo que possa "dar" problema, sendo que o TJuntion deste CPU já é alto. E em idles as temps são boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, sua configuração é peso-pesadão e fui logo ver a ventilação do gabinete e pergunto:seus 4 FAN são de 120mm?

Qual a posição desse WC?

Como estão distribuídos? Como seu gabinete é tipo frontal em vidro, a primeira sugestão é rodar sem a tampa lateral.

Coloque um ventilador médio.

Se baixar a temperatura voce está com problema na circulação de ar . Talvez seja o caso de trocar esse gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que quase tudo foi dito. O i9-9900k realmente gera muito calor.

 

Optei pelo Kraken x72 porque ele tem 3 ventoinhas e li diversas resenhas indicando que um cooler com apenas duas ventoinhas não seria a escolha mais apropriada. Meu gabinete é um Thermaltake View 71 TG - bem espaçoso. Tenho 8 ventoinhas instaladas - três do Kraken no painel dianteiro (puxando ar frio), três na parte superior (exaurindo), um no assoalho (puxando ar frio) e um na parte traseira (exaurindo). Ainda assim, presto bastante atenção à variação da temperatura.

 

Em termos práticos,se a temperatura do processador a está incomodando, talvez fosse o caso de tentar instalar ventoinhas adicionais no gabinete. Se não funcionar, talvez coubesse negociar com a loja a troca do cooler por um modelo mais parrudo.

 

É o que posso sugerir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex_2019 Exato, para ter temperaturas melhor que isso dificilmente você vai conseguir sem declarar falência, pois os cooler custom tendem a ser caros, aqueles radiadores espessos com bombas e reservatórios custom de alta qualidade custam muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

bom dia, fui montar hoje meu computador que comprei, e achei uma parte estranha na montagem que pode ser o seu caso, tenho um i9 9900kf, um watercooler nzxt x62 e um placa-mãe z390 aorus master, e na hora de colocar o socket percebi que fica uma folga, o socket que vai atras da placa-mãe pra segurar o watercooler tem um tamanho maior do que deveria e cria uma folga entre o watercooler e o processador que na minha opinião totalmente inexperiente não deveria haver, agora não sei se veio com defeito ou é assim mesmo kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dr_Veras disse:

bom dia, fui montar hoje meu computador que comprei, e achei uma parte estranha na montagem que pode ser o seu caso, tenho um i9 9900kf, um watercooler nzxt x62 e um placa-mãe z390 aorus master, e na hora de colocar o socket percebi que fica uma folga, o socket que vai atras da placa-mãe pra segurar o watercooler tem um tamanho maior do que deveria e cria uma folga entre o watercooler e o processador que na minha opinião totalmente inexperiente não deveria haver, agora não sei se veio com defeito ou é assim mesmo kkkk.

 

Ao fixar o backplate é normal apresentar alguma folga.
Assim que o bloco é fixado sob o socket, o mecanismo de retenção fica firme sem essa folga.
Veja detalhes aqui.

 

Mas já vi acontecer em algumas placas, creio que por conta da espessura do pcb ser mais fina do que padrão, o bloco acaba não ficando devidamente em contato com o cpu.
A falta de conta acaba prejudicando o desempenho e as temperaturas acabam ficando mais altas do que deveriam.

 

De qualquer forma acho que são poucos esses casos e não deve acontecer com a maioria das placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!