Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei essa placa-mãe https://m.kabum.com.br/produto/101715/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMIkrT8scWQ5AIVlQqRCh2AzwtIEAQYASABEgLcf_D_BwE porém estou confuso quanto a compatibilidade do ssd m.2, já que existem algumas requisições para usar ele que eu não entendi bem, vou usar um ryzen 5 1600 nessa placa

Postado

@Math215 Bom dia amigo. Informações do M2:

Interface de armazenamento:

- 1x Conector M.2 (soquete 3, tecla M, tipo 2242/2260/2280/22110 SATA e suporte PCIe x4 / x2 * SSD)

* Suporta apenas SSDs M.2 SATA ao usar um AMD Athlon série 200 / 7th Geração A-series ou Athlon APU.

- 4x Conectores SATA de 6 Gb/s

- Suporte para RAID 0, RAID 1 e RAID 10

* Consulte "1-7 Conectores internos" para os avisos de instalação dos conectores M.2 e SATA.

Se você usasse um processador tipo APU, como o Athlon ou os Ryzen modelo G, você não conseguiria usar os SSDs M2 NVMe, somente no modo SATA. Essas APU's consomem mais trilhas do PCI Express, e acabam limitando os outros componentes, inclusive placas de vídeo offboard, que trabalham em 8x ao invés de 16x. Na prática isso não influencia muito, mas não vale a pena fazer uma gambiarra dessas.

Fora essa questão, todos os chipsets da AMD suportam os SSDs SATA e NVMe, desde a A320, que já trabalha em PCIe 3.0 x4, e seu modelo também.

Já sabe qual modelo de SSD pretende usar?

Postado

Ah entendi, eu estou querendo usar esse https://www.pichau.com.br/ssd-adata-xpg-sx6000-lite-128gb-m-2-2280-nvme-asx6000lnp-128gt-c como o principal e um HDD secundário

Postado

@Math215 Vai funcionar sim.

E realmente, já que a função está disponível, use.

Quero dizer, não vale a pena comprar um M2 Sata se está disponível o slot para M2 NVMe. O Sata fica limitado em 600MB/s, enquanto alguns modelos de NVMe passam fácil dos 3000MB/s. Investimento futureproof.

Até mais!

• 11 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Citação

@Math215 Bom dia amigo. Informações do M2:

Interface de armazenamento:

- 1x Conector M.2 (soquete 3, tecla M, tipo 2242/2260/2280/22110 SATA e suporte PCIe x4 / x2 * SSD)

* Suporta apenas SSDs M.2 SATA ao usar um AMD Athlon série 200 / 7th Geração A-series ou Athlon APU.

- 4x Conectores SATA de 6 Gb/s

- Suporte para RAID 0, RAID 1 e RAID 10

* Consulte "1-7 Conectores internos" para os avisos de instalação dos conectores M.2 e SATA.

Se você usasse um processador tipo APU, como o Athlon ou os Ryzen modelo G, você não conseguiria usar os SSDs M2 NVMe, somente no modo SATA. Essas APU's consomem mais trilhas do PCI Express, e acabam limitando os outros componentes, inclusive placas de vídeo offboard, que trabalham em 8x ao invés de 16x. Na prática isso não influencia muito, mas não vale a pena fazer uma gambiarra dessas.

Fora essa questão, todos os chipsets da AMD suportam os SSDs SATA e NVMe, desde a A320, que já trabalha em PCIe 3.0 x4, e seu modelo também.

Já sabe qual modelo de SSD pretende usar?

Na verdade, o bloqueio é só para os A-series e para os Athlon. Os Ryzen possuem suporte NVMe.

https://www.guru3d.com/articles-pages/amd-ryzen-5-1600-review,4.html

• 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...
Postado
10 horas atrás, JeanREX disse:

@Visitante Cara eu quero pegar um Ryzen 5 4650G, mesmo eu usando ele com um ssd sata minha placa de vídeo vai ficar limitada em x8?

O Ryzen 4650G não funciona na B350.

Se voce já possui placa de video, recomendo voce pegar o R5 3600 que custa 600 reais mais barato e ainda tem um pouco mais de performance.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!