Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Escrever a partir de uma folha noutra folha de outro livro


Posts recomendados

Tenho um problema em que tenho de escrever numa folha de outro livro.
O meu problema é o seguinte;

Tenho um livro onde registo todas as horas voadas segundo a folha de registo. Os pilotos vaõ variando para o mesmo avião.
Este livro tem uma tabela de pilotos onde calculo o número de horas voadas piloto a piloto.
Noutro livro chamado de facturação tenho além da mesma tabela de pilotos uma folha por cada piloto.
Como fiz.

Na folha de registo de horas linha a linha e noutras colunas calculo por piloto o número da linha que depois faço a concatenação com o nome o que me vai permitir fazer nas folhas dos pilotos fazer a procura das suas horas usando a função PROCV.
Este sistema torna muito pesado o ficheiro de facturação.
Será tecnicamente possível fazer ao contrário, isto é linha a linha registar no ficheiro de facturação e na folha do respectivo piloto os dados desse voo.
Em anexo junto dois ficheiros com um exemplo.
O ficheiro Recolha é onde registo as horas e no facturação onde facturo.
Neste momento deduzo que só o Visual Basic resolve o problema.

Facturação-meu teste.xlsx Recolha meu teste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela solução apresentada.
Acontece que durante a noite da passada quinta-feira veio-me uma ideia que já alterei em parte do ficheiro e que explico mais adiante.

Lembrei-me que também podia voltar a tentar colocar o nome da folha na célula B3 de cada folha.
Já tinha tentado com uma função e não funcionou.
Vi na Internet uma solução da Microsoft que no teste funciona perfeitamente e no meu ficheiro não funciona corretamente.
Acabei de descobrir que é um erro da função CÉL quando a linguagem é o português, segundo as minhas pesquisas.
Como julgo que no Excel só pode existir um idioma, sou obrigado a desistir.
Agora percebo o porquê de todas as soluções instaladas em VB ou não darem sempre mal.

1º problema por resolver que é devido ao mau funcionamento da função CÉL
Colocar o nome da folha na célula B3. Ele coloca, mas vai a todas as outras e coloca o mesmo nome. Já com as funções instaladas isso acontece, e descobri por mero acaso, que se tiver outro(s) livro(s) aberto(s) a usar a mesma função o Excel também altera nesse livro.
Se numa célula digitar a função CÉL(“nome.ficheiro”) mostra-me todo o endereço mas com o mesmo nome de folha em todas as folhas.
Irei tentando até que a Microsoft emende o erro.

2º problema resolvido

Já sobre o meu pedido.

Quinta-feira de manhã lembrei-me de uma solução que pode ser útil para quem precise de fazer o mesmo ou no género.
A primeira solução foi ir para o complicado quando a solução é bem simples.

Como fiz:

1.       Fui à folha onde registo todas as horas dos pilotos e coloquei na coluna AD o número da linha neste ficheiro e nada mais, usando a função LIN()..
 

2.       No ficheiro de faturação nas colunas AA e AB coloquei com um PROCV desde que o número de linha nesta folha, coluna AA, não seja superior ao número de voos deste piloto. Se ultrapassado coloco zero e já não faço o PROCV até final das linhas previstas como máximo de voos por piloto.
Assim fico a saber que na linha 1 desta folha corresponde a linha nnnn no registo de horas.
 

3.       Usando o INDIRETO copio todos os dados necessários da folha registo de horas para todas as colunas necessárias.

 

Explico o mais detalhado possível porque idealizei uma solução mais complicada quando a solução na minha ótica é bem simples e poderá eventualmente interessar a quem por aqui passar.
Coloquei novamente os ficheiros para que se eventualmente a solução interessar a alguém com a solução à frente ajuda a perceber.
Tem a solução do pedido e mais abaixo, a partir da linha 23 do ficheiro registo de horas, a solução idealizada posteriormente.

Obrigado pela solução apresentada.
Acontece que durante a noite veio-me uma ideia que já alterei em parte do ficheiro e que explico mais adiante.

Lembrei-me que também podia voltar a tentar colocar o nome da folha na célula B3 de cada folha.
Já tinha tentado com uma função e não funcionou.
Vi na Internet uma solução da Microsoft que no teste funciona perfeitamente e no meu ficheiro não funciona correctamente.

 

1º problema por resolver
Colocar o nome da folha na célula B3. Ele coloca, mas vai a todas as outras e coloca o mesmo nome. Já com a função isso acontecia.
Se numa célula digitar a função CÉL(“nome.ficheiro”) mostra-me todo o endereço mas com o mesmo nome de folha em todas as folhas. Será porque o ficheiro já tem 380 folhas?
Será? Poderá dar uma sugestão?

 

2º problema resolvido

Já sobre o meu pedido.

Ontem de manhã lembrei-me de uma solução que pode ser útil para quem precise de fazer o mesmo ou no género.
Como fiz:

1.       Fui à folha onde registo todas as horas dos pilotos e coloquei na coluna AD o número da linha neste ficheiro e nada mais usando a função LIN().
 

2.       No ficheiro de facturação nas colunas AA e AB coloquei com um PROCV desde que o número de linha nesta folha não seja superior ao número de voos deste piloto. Se ultrapassado, coloco zero e já não faço o PROCV.
Assim fico a saber que na linha 1 desta folha corresponde a linha nnnn no registo de horas.
 

3.       Usando o INDIRETO copio todos os dados necessários da folha registo de horas para todas as colunas que necessito.

 

Explico o mais detalhado possível porque idealizei uma solução mais complicada quando a solução na minha óptica é bem simples e poderá eventualmente interessar a quem por aqui passar.

Facturação-meu teste.xlsx Recolha meu teste.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!