Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDD, SSD SATA OU SSD M.2? Qual é o melhor nessa situação?


nrg

Posts recomendados

Estava convicto em comprar o Seagate BarraCuda de 2TB e o Corsair MP510 M.2 480GB para meu PC, mas, vendo alguns comparativos, vi como o desempenho do HDD fica para trás quando comparado aos SSDs. Sinceramente, utilizo pouco armazenamento, então acho que esses 2,48TB acumulados seriam um pequeno exagero. Então, pensei em comprar um único SSD SATA de 1TB, mas li que era mais interessante ter duas unidades de memória, sendo uma exclusiva para o OS (Quantos GB ele ocupa?). Nessa situação, o que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No caso de você precisar de muito armazenamento bruto (para trabalhos profissionais por exemplo) e de velocidade para agilizar seu trabalho (time is money) mas não tem dinheiro para investir em um SSD de alta capacidade, dai sim é recomendado adquirir duas unidades de armazenamento: Uma unidade (geralmente um SSD de 120GB) para o OS (a versão v1903 do Windows 10 requer 32GB, a versão 20H1 que vai lançar ano que vem provavelmente vai exigir um pouco mais) e uma outra unidade (HD com 1 ou mais teras) para os arquivos, situações fora a "economia" é totalmente desnecessário, ainda mais quando você é um usuário que não precisa/não utiliza tanto espaço assim.

 

O HD é uma tecnologia antiga, muito lenta se comparada com o SSD (fora a questão de consumo de energia por conta de peças mecânicas, resistência, etc), então quando se precisa/quer velocidade, o SSD sempre é a melhor escolha, e se for um SSD M.2 NVMe, melhor ainda.

 

Se for optar por um SSD M.2, pesquise o modelo da sua placa-mãe no google e veja se ela possui a entrada e tamanho especifico (2280, 2260, 2242, etc), e se for optar por um SSD M.2 NVMe, veja se ela é compatível com o protocolo NVMe.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Meu armazenamento vai ser usado, em sua maioria, para jogos, por isso pensei que o SSD seria melhor opção ao HDD. E pensei em duas unidades de armazenamento não por economia, mas em caso de ter que formatar o PC, aí só seria alterada a memória que tem o OS, você acha esse raciocínio válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, EnxxrGy disse:

@GabrielLV Meu armazenamento vai ser usado, em sua maioria, para jogos, por isso pensei que o SSD seria melhor opção ao HDD. E pensei em duas unidades de armazenamento não por economia, mas em caso de ter que formatar o PC, aí só seria alterada a memória que tem o OS, você acha esse raciocínio válido?

 

Só fazer 2 partições no mesmo SSD.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/08/2019 às 18:37, EnrGy disse:

https://ssd.userbenchmark.com/Compare/Samsung-860-QVO-1TB-vs-Crucial-BX500-960GB/m667965vsm666214

 

Este modelo é ótimo, pelo o que já pesquisei, a samsung produz SSDs de excelente qualidade.

Mas se sua placa-mãe tiver entrada M.2 e suporte ao protocolo NVMe, opte por um SSD M.2 NVMe já que a velocidade desse modelo é muito superior ao dos SSDs Sata convencionais.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Acabei comprando um EVO 860 de 1TB mais barato e melhor do que esse que estava aparecendo na Terabyte.

10 minutos atrás, GabrielLV disse:

Mas se sua placa-mãe tiver entrada M.2 e suporte ao protocolo NVMe, opte por um SSD M.2 NVMe já que a velocidade desse modelo é muito superior ao dos SSDs Sata convencionais.

Olhei algumas comparações, no uso de aplicações não vi tanta diferença, mas no benchmarks tem uma diferença brutal. A minha placa-mãe suporta M.2, até queria um, mas o problema é o preço kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia dizer a placa-mãe? Assim podemos dar uma opinião de melhor qualidade quanto ao armazenamento.

Está comprando esse PC do zero?

Dependendo de seu orçamento, eu recomendo um SSD M.2 NVMe de 480Gb e um HD de 2Tb mesmo para garantir um espaço bom para seus backups.

 

E não se iluda achando que é muito porque os games estão cada vez maiores devido aos mapas que costumam ter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX B450 Aorus Pro Wi-Fi

1 minuto atrás, PedraX disse:

Dependendo de seu orçamento, eu recomendo um SSD M.2 NVMe de 480Gb e um HD de 2Tb mesmo para garantir um espaço bom para seus backups.

Tinha pensado nisso inicialmente, mas, não utilizo tanto armazenamento, então 1TB me atende. A minha preocupação era formatar o PC e não ter onde deixar os arquivos, como agora sei que tem a possibilidade de ter partições na memória fiquei mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!