Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa de vídeo fazendo barulho, vou ter problemas?


Posts recomendados

Galera, meu PC está com gargalo porque minha placa vídeo é muito básica e meu processador é da 8 geração, percebi q minha placa de vídeo está rodando bastante e fazendo um barulho do ***** quando entro em jogos, então imagino q isso deve ser gargalo. Se eu n tirar a placa de vídeo, posso ter problemas mais sérios? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não passou a configuração vou supor que seja um processador i5 oitava e uma placa de vídeo antiga, 1gb vram, etc... Nesse caso a placa de vídeo é o fator limitante da sua configuração, ela provavelmente está fazendo barulho pois está usando 100% dela e com alta temperatura, se for o caso basta baixar o MSI Afterburn para monitorar melhor, ver a temperatura, se estiver dentro de uma margem boa então você pode diminuir a intensidade da fan para ~90% que já deve ajudar um pouco na questão do barulho, se não resolver é porque o fan dela é barulhento mesmo e não tem o que ser feito, já tive uma assim que fazia muito barulho em 100%.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MxGamesPlay_BR

Do modo que está, sugiro ficar sem a placa de vídeo no momento até colocar outra mais potente. O vídeo integrado do i3 neste meio tempo pode oferecer desempenho até maior.

Mas em geral não teria problema em continuar com a placa, porém só perderia desempenho e energia.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MxGamesPlay_BR O seu pacote i3 + Gt630 são um limitadora depender do jogo que esteja tentando rodar.

O modelo da Zotac deve estar no máximo da capacidade e por isso está fazendo muito barulho. Se isto está ocorrendo só na hora dos jogos, eu não acho que fará muita diferença entre tirar a placa e usar os gráficos integrados do i3 ou a placa. Mas acho que o desempenho pode sim ser influenciado por não usar a placa off. Mas isso só será sentido no uso de Games.

O melhor é fazer um teste e ver como vai se comportar, já que os gráficos integrados do i3 8100 são os mais básicos, logo vale testar se aguenta ou não.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar a minha resposta, mas cada um pode completar conforme a sua visão.

Gargalo no sistema ocorre quando não se consegue alcançar um determinado ponto de desempenho que se espera.

Vou usar aqui como exemplo jogos e seus FPSs.

Uma pessoa que deseja jogar os seus jogos a taxas de 60FPS (em qualidades altas de gráficos e filtros, digamos 1080p como resolução), precisa montar um computador que suporte esta necessidade. Digamos que ao montar uma máquina você decida investir muito em uma VGA que segundo testes alcança o esperado 60FPS sem nenhum problema, mas falta-lhe dinheiro para investir num bom processador que mantenha esses quadros sempre na taxa dos 60. Então neste hipotético cenário, onde se invista na compra de uma 1080ti para alcançar os 60 FPS, mas se coloque um processador como o Pentium Gold, ou AMD Athlon 200GE você poderá ter um "gargalo"!

Digamos então que está se mantendo taxas de 45 FPS. O "gargalo" neste caso, ignorando todas as demais variáveis, é a CPU.

Ou seja, gargalo é o componente limitador no seu setup que não permite que você alcance o objetivo desejado. Neste exemplo, seriam os 60FPS.

Qual seria a solução para o "gargalo" no exemplo acima? Investir num outro processador que possa "empurrar" o desempenho da GPU para que se alcance o objetivo.

 

Em suma, se você não colocar um objetivo ao montar um computador, você poderá sempre encontrar pontos onde você vai chamar de "gargalo".

 

No seu caso, posso identificar gargalos de diversas naturezas e para diversos fins, contudo, vai depender do seu objetivo final.

Agora usando os dados da sua configuração e um cenários mais específico, contudo ainda hipotético, onde você deseje jogar jogos AAA a 60FPS usando resolução em 1080p e qualidade alta e média de texturas e filtros.

Neste caso, o primeiro componente que pode ser o gargalo é a VGA. Mas caso você opte por trocar a VGA para uma mais nova e com capacidade para alcançar os 60 FPS, então poderemos ter outros pontos onde o limitador possa ser a CPU, ou a fonte, etc.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

Galera, o que é gargalo?  Então n to com problemas de gargalos?

Gargalo é um termo genérico para quando uma peça limita/impede outra de trabalhar no máximo, porém cada um tem sua própria definição, podendo englobar lag, travadas, quedas de FPS, etc.

No seu caso, você tem um processador capaz de empurrar uma boa quantidade de FPS dentro de um jogo, mas sua placa de vídeo atual não consegue acompanhar estes FPS (em jogos modernos, mesmo no mínimo a coisa complica), logo a placa de vídeo impede que seu processador atinja seu verdadeiro potencial.

Gargalo sempre vai existir, estando ele no processador, placa de vídeo, RAM e até mesmo no HD, porém é você que decide onde este gargalo começa a lhe incomodar (quando influencia negativamente sua meta de uso).

É meio confuso de entender por palavras este termo, sendo que apenas na prática e experiência com peças diferentes se compreende muito melhor.

 

Seu gargalo atual é na placa de vídeo, porém na sua ideia inicial de que a placa pode danificar o PC por funcionar de maneira estranha, gargalo já não entra nesta questão, sendo mais uma preocupação com a saúde da peça.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte@samagowy @.Solutionn. @Lost ByteByte. obrigado galera. 

adicionado 2 minutos depois

@Lost Byte Essa saúde da peça, seria com todas ou com apenas a placa de vídeo?  

adicionado 3 minutos depois

Galera, se eu colocar uma GTX 750 temporariamente, ajuda a melhorar até eu colocar uma 1060 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, MxGamesPlay_BR disse:

@Lost Byte@samagowy @.Solutionn. @Lost ByteByte. obrigado galera. 

adicionado 2 minutos depois

@Lost Byte Essa saúde da peça, seria com todas ou com apenas a placa de vídeo?  

adicionado 3 minutos depois

Galera, se eu colocar uma GTX 750 temporariamente, ajuda a melhorar até eu colocar uma 1060 ?

Sim, a GTX 750 tem mais desempenho que a GT 630 e é uma boa placa gráfica temporária até colocar uma GTX 1060.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MxGamesPlay_BR disse:

Galera, se eu colocar uma GTX 750 temporariamente, ajuda a melhorar até eu colocar uma 1060 ?

E muito. Vai que não vai ter problema. Só procuraria pesquisar mais quando for adquirir a 1060, pois já temos placas melhores, com menor consumo e a depender da época, até mais desempenho e mais barata. Exemplo: 1660 ou sua versão ti.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!