Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Jaime Francisco da Silva Frequencímetro? Achei que se testava pelo teste de continuidade do multímetro 😆, de qualquer forma, seria-te útil um tutorial? Creio que não tem necessidade de um osciloscópio, primeiro identifique os terminais (GND, OUT, 3V/5V), o problema pode ser na placa, então ajuste o multímetro para DC e meça a tensão.

Postado

@Jaime Francisco da Silva Se você já havia visto aquele vídeo então você já fez esse teste na placa e verificou que o problema é no pressostato, certo? Para verificar, tente alimentar o pressostato com 5V , depois coloque o multímetro em VDC 20V e veja a tensão de saída, deve dar em torno de 2.5V, isso significa que o oscilador interno está funcionando, mas em vez de escrever um tutorial, prefiro deixar o vídeo.

Realmente o mais correto é testar com o osciloscópio, mas como eu disse, ele não é ''essencial'', é possível testar com o multímetro na escala de tensão.

Postado

@Lucca Rodrigues sim já testei a placa de potência e ta chegando os 5v, na verdade não sei se o problema está no pressostato, só preciso testar pra ter certeza.

Já assisti este vídeo também , o oscilador tá funcionando, tem os 2.5v, mas como o vídeo diz os 2.5v não é certeza de funcionamento do pressostato.

Minha máquina está entrando em modo proteção , por isso estou testando todos os componentes.

Postado
3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

então não sei se vai funcionar,porque a frequência do pressostato em repouso fica 26khz...no nível Max cai para 18/19 khz

É, não vai funcionar "de ouvido".

Outra sugestão:

Liga ele a um ci contador binário se você tiver, vai servir de clock pra ele. a frequência será dividida por um determinado valor, aí dá pra colocar um led e ver se pisca rápido ou devagar ou então a engenhoca fará um som mais grave proporcional a frequência do medidor.

• Membro VIP
Postado

A ideia do divisor de freq é boa. De fato até já fiz pra ouvir um sinal de 60Khz.

Outra minimalista é um filtro rc e medir a v no c. Maior F, menor V.

Outra ainda mais: multímetro com frequencímetro. Se bobear o seu tem.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Outra ainda mais: multímetro com frequencímetro. Se bobear o seu tem.

Não tem , infelizmente...

Fiz teste na prática , liguei a placa na bancada e com Aux de uma seringa fui colocando pressão, aparentemente está tudo ok.

Bora fazer teste no resto dos componentes.

• Curtir 1
  • Triste 1
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

a placa na bancada e com Aux de uma seringa fui colocando pressão

Interessante. Interessante pra fechar com chave de ouro seria tu dizeres como fizeste o teste. Afinal, foi a origem do tópico-dúvida. Além do + importante: somar conhecimento ao forum...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!