Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul tá fritando meus nervos.


Fernando Riba

Posts recomendados

Olá pessoal,

O meu Windows 10 está dando tela azul

do nada, ele já foi para o técnico porque

a tela azul virou tela azul da morte e

corrompeu a inicialização do sistema,

o técnico não me deu nada preciso,

formatou e me entregou, só que a tela

azul voltou e tenho que reinicializar.

 

Já fiz o teste de diagnóstico de memória

e deu ok.

Já fiz a checagem de integridade do 

sistema (sfc /scannow) e deu ok.

Já varri o sistema com o antivírus e está

ok.

E não é superaquecimento, monitoro a

temperatura, tá normalíssimo e

geralmente quando dá a tela azul, não tô

usando nada pesado.

 

Eu uso o PC para trabalho e confesso

que estou à beira de um colapso

nervoso. Não sei mais o que fazer.

O que pode estar acontecendo ?

Segue algumas telas do teste de

confiabilidade do sistema.

 

O PC é um:
  Core i7-8700
  2 X 8gb DDR4 Kingston
  VGA Gigabyte Geforce RTX2060
  Fonte Corsair 550W
  HD WD de 1T
  SSD Kingston A1000 240GB
  Gabinete HAF XB EVO hyper bem ventilado
  2 cooler de 12 + 2 cooler de 8 + 1 cooler
  de 12
   Rodando no Windows 10 Processional 
   X64

IMG_20190915_185853253.jpg

IMG_20190915_190008188.jpg

IMG_20190915_185915170.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste o disco rígido e ssd pelo S.M.A.R.T usando o crystal disk info. 

 

Teste o disco rígido e ssd com HD Tune -> Aba Error Scan ->  Start

 

Teste outros cabos sata no disco rígido e ssd. 

 

Poste o print dos testes. Se puder manda foto da tela azul, exatamente quando dá a tela. 

 

Experimente desinstalar o antivírus e veja se resolve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe o BlueScreenView e veja o que tá causando a tela azul

 

Depois:

 

- Verificar integridade do SO.

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

Veja esse artigo: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

Pode usar também o Memtest86

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk /r > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aperte Windows + Pause Break (ou digite Computador no menu iniciar, clique com o botão direito e selecione Propriedades) > Configurações avançadas do Sistema > Avançado > Na guia "Inicialização e Recuperação" clique em Configurações > Deixe as configurações ali iguais a estas:


5KuSgc1.png


Clique em OK, após isso baixe o BlueScreen Viewer (Versão 32 bits aqui / Versão 64 bits aqui), abra-o e localize o log de erro mais recente e poste informações dele aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

G

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Aperte Windows + Pause Break (ou digite Computador no menu iniciar, clique com o botão direito e selecione Propriedades) > Configurações avançadas do Sistema > Avançado > Na guia "Inicialização e Recuperação" clique em Configurações > Deixe as configurações ali iguais a estas:


5KuSgc1.png


Clique em OK, após isso baixe o BlueScreen Viewer (Versão 32 bits aqui / Versão 64 bits aqui), abra-o e localize o log de erro mais recente e poste informações dele aqui.

Gabriel, fiz isso agora.

adicionado 36 minutos depois

Olá pessoal,

Fiz vários procedimentos que vocês postaram.

segue as fotos do passo a passo que fiz.....

Me parece tudo certo, somente quando executei o Intel Processor Diagnostic Tool 64bit o PC travou (congelei), mas na segunda passagem deu tudo ok.

Eu trabalho com edição de vídeo e confecção de sites, a minha maquina é o meu sustento por isso preciso sentir firmeza na máquina para trabalhar com tranquilidade, daí a minha ansiedade.

 

Gostaria de acrescentar que a MB é uma Gigabyte B360 AORUS GAMING 3 com 4 slots de
memória com 2 pentes de 8 cada instalado e notei que quando foi montado e começou o
problema e foi formatado e depois quando recomeçaram os problemas os 2 pentes de ram
estavam em sequencia no slot 1 e 2, quando o certo seria em slots separados dual channel,
não estou correto ??? (erro grave) fiz a mudança botei no slot 1 e 3 cada pente e notei que as
trilhas bem no canto estavam levemente oxidadas, passei a velha borrachinha e álcool
isopropílico, aí os erros na memória pararam quando fazia o diagnóstico de memória, meu pc
antes desse eu mesmo montei e durou 7 anos, mas tive que mandar montar muito a
contragosto (falta de tempo).

Mas, ontem quando fui escutar um som deu tela azul de novo quando a caixa ligou.....
Ainda não estou sentindo firmeza não....

Essa foi a última tela azul (quando fui escutar um som).

 

1_ultima_tela_azul.jpg

2_teste_SSD.jpg

3_teste_HD.jpg

4_primeiro_teste_processador.jpg

5_re_teste_processador.jpg

6_teste_integridade_sistema.jpg

7_resultado_bluescreen_com_logs01.jpg

7_resultado_bluescreen_com_logs02.jpg

7_resultado_bluescreen_com_logs03.jpg

7_resultado_bluescreen_com_logs04.jpg

8_resultado_diagnostico_de_memoria.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, Fernando Riba disse:

Instalei o driver da impressora, uma epson L805 via site da EPSON

Aperte Windows + Pause Break > Vá em "Gerenciador de Dispositivos" na janela que abrir:

 

image.png.693d22a5d25c00ed1e0f9c297cd0e813.png

 

Vá na aba "Adaptadores de Vídeo", clique com o botão direito no driver da placa de vídeo e selecione "Atualizar Driver"

image.png.56b537fd5fd8c85480a15b54da24afb9.png

 

Se encontrar alguma atualização, ela será instalada. Após isso, reinicie o PC e veja se o problema persiste.

 

Se não encontrar nenhuma atualização, clique novamente no driver de vídeo e selecione "Propriedades"

image.png.0243e9fa1b24ec69708905923bd54ecd.png

 

Na janela que abrir, vá na aba "Driver", tire uma foto da versão do driver e poste aqui.

 

image.png.ceec145a995b8f131152d94fc32e7fad.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça o seguinte:

 

Vá em Iniciar > Digite MSCONFIG > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" e reinicie o computador. O modo de segurança do Windows irá ser iniciado, veja se nesse ambiente o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fernando Riba disse:

ok

O problema agora é que ele dá tela azul mais liga depois, pelo menos 1 tela azul por dia, hoje foram duas.... E em momentos normais.

tá complicada a coisa....

 

Eu andei fazendo uma pesquisa será que pode ser o Utorrent ? Eu o desinstalei para ver daqui para frente,

Se continuar eu trocarei os cabos SATA, é normal poder ser cabos com defeito pessoal ?

 

Pode ser o antivírus ? Eu uso o Kaspersky. Se remover devo instalar outro ou ficar um tempo sem ? Não vai ferrar de vírus ?

==============================

00:50

Tentei fazer uma varredura no HD

e tela azul de novo:

Com a mensagem : Critical Process Died.

===========≠==================

00:58

Passei o antivírus de novo e deu isso;

 

 

IMG_20190919_005551620.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Fernando Riba disse:

O problema agora é que ele dá tela azul mais liga depois, pelo menos 1 tela azul por dia, hoje foram duas.... E em momentos normais.

tá complicada a coisa....

 

Eu andei fazendo uma pesquisa será que pode ser o Utorrent ? Eu o desinstalei para ver daqui para frente,

Se continuar eu trocarei os cabos SATA, é normal poder ser cabos com defeito pessoal ?

 

Pode ser o antivírus ? Eu uso o Kaspersky. Se remover devo instalar outro ou ficar um tempo sem ? Não vai ferrar de vírus ?

==============================

00:50

Tentei fazer uma varredura no HD

e tela azul de novo:

Com a mensagem : Critical Process Died.

===========≠==================

00:58

Passei o antivírus de novo e deu isso;

 

 

IMG_20190919_005551620.jpg

Pode ser tudo kk, o que podemos fazer é ir passo por passo até chegar no responsável pelas telas.

 

E sobre o antivírus, não é só porque você desinstalou que imediatamente você pegará vírus, mas é sempre recomendado utilizar. Se for desinstala-lo para testar, instale outro como o Panda Dome ou BitDefender.

 

Mas voltando ao erro, o problema provavelmente está relacionado a drivers.

 

Aperte Windows + Pause Break > Vá em "Gerenciador de Dispositivos" na janela que abrir:

 

image.png.2f8bc283443dbf485bc6ad3af892dd54.png

 

Vá na aba "Adaptadores de Vídeo", clique com o botão direito no driver da placa de vídeo e selecione "Desinstalar Dispositivo"

 

image.png.761489009460d824002aa00f39323e40.png

 

Após isso, reinicie o PC para o Windows reinstalar um driver padrão, veja se o problema persiste.

 

Se persistir, tente instalar essa versão do driver:

https://www.nvidia.com.br/Download/driverResults.aspx/151386/br

 

Se o erro persistir, volte no Gerenciador de Dispositivos, mas dessa vez vá nas abas "Controladores ATA/IDE" e "Adaptadores de Rede" > botão direito em todos os itens ali > Atualizar Driver.

 

Para o "Adaptadores de Rede", vá em Iniciar > Digite MSINFO > Vá na guia Componentes > Rede > Adaptador > Localize o item "Tipo do Produto" e atualize-o no Gerenciador de Dispositivos.

 

image.thumb.png.73008f02d2ead4da7063dd88f6548b32.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Fernando Riba disse:

Kkkk, gostei do pode ser tudo, pode crer.

 

Gabriel, vou fazer tudo isso aí.

Você fala que provavelmente pode ser drivers pelos logs de erro?

Eu to preocupado em ser hardware, tipo MB pois ainda está na garantia...

Sim, pelos logs.

 

Estava adicionando mais algumas possíveis soluções no post mas eu reiniciei a página antes de salvar 😑

 

Se persistir após tudo:

 

Vá em iniciar > Escreva CMD > Botão direito "Executar como administrador" > Digite "chkdsk /r" e tecle enter, após tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Irá ser feita uma análise que pode demorar algumas horas. Seja paciente e veja se persiste após isso.

 

Se persistir, atualize seu Directx:

https://www.microsoft.com/pt-br/Download/confirmation.aspx?id=35

 

Se persistir, tente utilizar o computador com apenas 1 módulo de memória RAM, e se der tela azul, substitua-o pelo outro e veja se continua a dar tela azul.

 

Se persistir, tente usar o PC sem a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel,

Fiz o procedimento de desinstalação do
driver, reiniciei e o windows instalou, logo após deu tela azul(imagem1), reiniciei e fiz o outro procedimento de instalação do link da Geforce (https://www.nvidia.com.br/Download/driverResults.aspx/151386/br) baixei, tentei instalar (tela azul de novo - imagem 2) tentei novamente, e no meio falou que faltava determinado drive para completar a instalação, baixei, aí tb não consegui instalar, o instalador sugeriu outro, baixei e instalei. Será que pode ser problema na própria placa de vídeo ?. Desliguei o PC e fui tomar um chá de camomila pra dar uma relaxada...

PSX_20190919_221524.jpg

PSX_20190919_221431.jpg

adicionado 39 minutos depois

10:50

Fui ligar e já entrou na tela azul.

PSX_20190919_221524.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 19/09/2019 às 22:16, Fernando Riba disse:

Olá Gabriel,

Será que pode ser problema na própria placa de vídeo ?.

 

É possível, depois de tantos procedimentos estou descartando a possibilidade de ser problema em software.

 

Fez tudo o que sugeri que fizesse no meu ultimo post?

 

Em 19/09/2019 às 02:42, GabrielLV disse:

Sim, pelos logs.

 

Estava adicionando mais algumas possíveis soluções no post mas eu reiniciei a página antes de salvar 😑

 

Se persistir após tudo:

 

Vá em iniciar > Escreva CMD > Botão direito "Executar como administrador" > Digite "chkdsk /r" e tecle enter, após tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Irá ser feita uma análise que pode demorar algumas horas. Seja paciente e veja se persiste após isso.

 

Se persistir, atualize seu Directx:

https://www.microsoft.com/pt-br/Download/confirmation.aspx?id=35

 

Se persistir, tente utilizar o computador com apenas 1 módulo de memória RAM, e se der tela azul, substitua-o pelo outro e veja se continua a dar tela azul.

 

Se persistir, tente usar o PC sem a placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel, boa tarde.

 

Depois desses passos :

 

==============================

Se o erro persistir, volte no Gerenciador de Dispositivos, mas dessa vez vá nas abas "Controladores ATA/IDE" e "Adaptadores de Rede" > botão direito em todos os itens ali > Atualizar Driver.

 

Para o "Adaptadores de Rede", vá em Iniciar > Digite MSINFO > Vá na guia Componentes > Rede > Adaptador > Localize o item "Tipo do Produto" e atualize-o no Gerenciador de Dispositivos.

==============================

Tive o primeiro dia sem tela azul. Estoun na fase de testes, mas rodei tudo de mais pesado (forçando a máquina) e o sistema se manteve normal.

 

Gabriel, esse é o meu primeiro PC de média alta performance e pesquisando

Eu li que não deveria usar

estabilizador

de corrente na máquina (eu não sabia) e que deveria usar direto em um bom filtro de linha, ontem fui ligar o estabilizador e ele deu pau.... (Ficou estalando em sequência - não tinha ligado o PC ainda, poderia ser essa a causa ?

 

O estabilizador que tava usando era um SMSvelho.

 

Segue as configurações do meu PC:

- Fonte CORSAIR 550W 80 PLUS WHITE
  VS550.

- CPU --- INTEL CORE I7-8700

- VGA - GeForce RTX 2060

- MB GIGABYTE B360 AORUS GAMING 3

- SSD KINGSTON A1000, 240GB, M.2

- HD WD BLUE, 1TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Fernando Riba disse:

Gabriel, esse é o meu primeiro PC de média alta performance e pesquisando

Eu li que não deveria usar

estabilizador

de corrente na máquina (eu não sabia) e que deveria usar direto em um bom filtro de linha, ontem fui ligar o estabilizador e ele deu pau.... (Ficou estalando em sequência - não tinha ligado o PC ainda, poderia ser essa a causa ?

Sim, pois essa tralha entrega uma energia instável para o computador e estraga os componentes a médio prazo.

 

Leia mais aqui: 

 

Descarte todo e qualquer estabilizador que tiver em sua casa e substitua-os por filtros de linha de qualidade.

 

Poste um tópico aqui para lhe sugerirem um bom filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GabrielLV disse:

Sim, pois essa tralha entrega uma energia instável para o computador e estraga os componentes a médio prazo.

 

Leia mais aqui: 

 

Descarte todo e qualquer estabilizador que tiver em sua casa e substitua-os por filtros de linha de qualidade.

 

Poste um tópico aqui para lhe sugerirem um bom filtro de linha.

Farei isso amanhã !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gabriel, beleza ?

 

Cara, antes de mais nada eu gostaria imensamente de agradecer o apoio que tem me dado, está sendo vital, obrigado de coração.

Enfim, depois de todas as dores de cabeça acima eu fiz a retirada dos módulos de memória e observei o comportamento com cada uma delas (são 2 de 8 DDR4) em uma a tela azul aparecia e na que está rodando agora tá tudo normal (até agora),
permanecendo assim (estável) por mais uns dois dias, eu colocarei o modulo que está funcionando no sockete do anterior
para ver se não é algum problema no soquete da MB, estou fazendo correto ? Pois, eu fiz o teste lá no inicio de cada memória separadamente via a ferramenta de diagnóstio de memória do windows e não diagnosticou nenhum problema.
sobre o filtro de linha já estou usando um da Clamper e mandei o estabilizador para o espaço.

 

abraço !!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Fernando Riba disse:

Fala Gabriel, beleza ?

 

Cara, antes de mais nada eu gostaria imensamente de agradecer o apoio que tem me dado, está sendo vital, obrigado de coração.

Enfim, depois de todas as dores de cabeça acima eu fiz a retirada dos módulos de memória e observei o comportamento com cada uma delas (são 2 de 8 DDR4) em uma a tela azul aparecia e na que está rodando agora tá tudo normal (até agora),
permanecendo assim (estável) por mais uns dois dias, eu colocarei o modulo que está funcionando no sockete do anterior
para ver se não é algum problema no soquete da MB, estou fazendo correto ? Pois, eu fiz o teste lá no inicio de cada memória separadamente via a ferramenta de diagnóstio de memória do windows e não diagnosticou nenhum problema.
sobre o filtro de linha já estou usando um da Clamper e mandei o estabilizador para o espaço.

 

abraço !!!

 

A análise do diagnóstico de memória do Windows não é tão profunda quanto a do programa Memtest (o qual alguns deixam analisando por algumas horas). Mas eu não costumo sugerir este procedimento pois ao meu ver é muito mais prático testar os módulos de memória individualmente/em slots diferentes do que deixar este programa ali rodando.

Sim, está fazendo correto, pois existe a chance de ser ou o módulo de memória danificado ou o slot.

 

Excelente decisão para com o filtro de linha & estabilizador 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...