Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador a 100 graus com Water Cooler


Posts recomendados

Olá, tudo bem, meu nome é Felipe 

E montei meu Pc a 3 dias 

 

PC-

-RTX 2060

-placa-mãe Asus z390-f 

-i7 9700KF

-Gabinete M908 Gamemax

-16gb Ram

-Fonte Corsair 650w 650x selo 80 plus gold

-Water Cooler M22 NZXT 120mm

 

Eu estou rodando meus jogos entre 60 e 80 FPS no Full LOW, e com essa configuração de PC eu deveria entre 200 a 300, e eu acho que um dos problemas poderiam ser o thermal Troling ( n sei escrever ) pois meu processador roda a 100 graus e os FPS estão muito abaixo do correto.

Eu já instalei corretamente o Water Cooler, mas eu acho que talvez o de 120mm não seja capaz para um processador desse, o que vocês acham ? Que eu tenha que comprar um de 240mm ? E será que o Problema dos FPS é realmente o processador a 100 graus ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9 Opa, desculpa ser leigo, mas onde eu entro em setup ? E o que seria OC ? E outra coisa, a ventoinha do Water Cooler tem que jogar vento para ele ou sugar o vento dele ? E eu usei a pasta térmica que veio nele, só que dai eu achei que o problema era pouca pasta térmica, aí passei uma aqui chamada Z3 da Deep Cool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Feliep disse:

só que dai eu achei que o problema era pouca pasta térmica

Acho que seu problema está aqui. Veja abaixo como deve ser a pasta térmica. Não é pra ser uma camada entre o processador e o dissipador, mas sim pra preencher os micro espaços que existe entre eles. A quantidade veio nele é exatamente a necessária. A pasta é pior condutora do que o dissipador. Se o dissipador não está encostando no CPU, a refrigeração está inadequada. 

E sim, o 9700KF esquenta mais que o 7700K, que já esquentava pra caramba. Ambos esquentam mais que os AMDs.

297087075.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Feliep De fato sim, e tem o fator do TDP, por mais que a Intel anuncie o TDP desses processadores como 95W, esses 95W se aplicam apenas quando o processador está no clock base dele, quando entram em turbo rapidamente passam pra 150W+, mas isso não importa muito agora.

A questão é, tenta ativar o modo de economia de energia do Windows, isso vai fazer o processador automaticamente baixar os clocks para um estado low power, comece a verificar as temperaturas a partir daí, se caírem pra menos de 100° C, creio que o teu problema venha a ser a pouca pasta térmica que usou, caso a temperatura permaneça no mesmo patamar, taaaaaaaalvez possa ser algum erro de leitura do sensor.

 

O que você está usando para medir as temperaturas?

E outra se o FPS nos games vem caindo, creio que não seja a placa-mãe mesmo, porque o processador possui recursos de proteção que baixam os clocks para evitar danos, o chamado power throttling, que entra em ação por volta dos 95-100° C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Então, mas tipo, eu fiquei uns 2 dias apenas com a pasta que veio, ficava 90 graus, aí eu coloquei mais e continuou 90, então n acho que isso seja o problema, mas não sei 

adicionado 6 minutos depois

@Amanda Gonçalo Então, pouca pasta térmica pode ter certeza que não é pois eu adicionei mais. Eu uso a Bios da placa-mãe para ver a temperatura, isso pois quando eu ligo meu PC, ele entra na tela da bios, isso pois aparece um erro, que seria a alta temperatura do processador. Mas quando eu já estou dentro do PC, eu uso o MSI Afterbuner, onde ele mostra que meu CPU está a 100 graus 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Feliep disse:

Então, mas tipo, eu fiquei uns 2 dias apenas com a pasta que veio, ficava 90 graus, aí eu coloquei mais e continuou 90, então n acho que isso seja o problema, mas não sei 

Remontou a pasta térmica?O correto é limpar completamente e aplicar a nova.

Limpe apenas com álcool isopropilico, nunca use nada além disso.

adicionado 2 minutos depois

Outra coisa.Quantos FAN tem nesse gabinete aí? Se você instalou o WC na traseira deve colocar pelo menos mais um no topo(de preferência 140mm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Não, eu apenas adicionei mais, mas vou tentar fazer isso de limpar e dps por, mas posso limpar só com papel higiênico ? Pois não tenho o álcool isopropílico no momento 

adicionado 9 minutos depois

@PedraX Eu tenho 3 Fan em cima do gabinete puxando o ar quente para fora, e meu WC está na frente do gabinete 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papel higiênico funciona, eu mesma uso quando to sem isopropílico rs.
Pode não ser perfeito mas funciona, só não deixe cair fiapos por ai, e também evite a todo custo causar atrito do papel com outras áreas além da superfície do processador.

 

Outra dica, tenta colocar algumas fans na frontal do gabinete se der, pra puxar o ar frio de fora para dentro também, já ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Acho que seu problema está aqui. Veja abaixo como deve ser a pasta térmica. Não é pra ser uma camada entre o processador e o dissipador, mas sim pra preencher os micro espaços que existe entre eles. A quantidade veio nele é exatamente a necessária. A pasta é pior condutora do que o dissipador. Se o dissipador não está encostando no CPU, a refrigeração está inadequada. 

E sim, o 9700KF esquenta mais que o 7700K, que já esquentava pra caramba. Ambos esquentam mais que os AMDs.

297087075.GIF

O 9700K esquenta muito menos que o 7700K e 8700K, a pasta térmica que fica entre o chip e o IHS dos 8700K/7700K é podre, horrível, são fornalhas terríveis. No 9700K não vai pasta térmica abaixo do IHS, é soldado, e por padrão sobe no OC com bem menos tensão comparado ao 8700K, é um processador frio, mesmo se não der sorte no silício. 

 

1 hora atrás, Feliep disse:

@felipecardoso9 Opa, desculpa ser leigo, mas onde eu entro em setup ? E o que seria OC ? E outra coisa, a ventoinha do Water Cooler tem que jogar vento para ele ou sugar o vento dele ? E eu usei a pasta térmica que veio nele, só que dai eu achei que o problema era pouca pasta térmica, aí passei uma aqui chamada Z3 da Deep Cool

Essa temperatura está bem errada, tem algum problema aí. Verifica com qual tensão o 9700K está rodando, usa o HWinfo. Normalmente em stock ele roda muito bem setando manualmente a tensão para 1.25V. Como está o airflow do gabinete? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Feliep disse:

mas posso limpar só com papel higiênico ? Pois não tenho o álcool isopropílico no momento 

não adiantará.tem que limpar a CPU e a base do bloco

adicionado 15 minutos depois

Mas que marca de pasta térmica está usando? Tem que ser de boa qualidade para um i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado na instalação desse WC.. Esse cooler não é muito indicado pois, WC de 120mm, acaba tendo rendimento similar à Air Coolers, na maioria dos casos.. MAS, não era pra estar desse jeito.. Tem como tirar uma foto do interior do gabinete e postar aqui? Sabe onde ligou a bomba do WC e da fan?

 

 

1 hora atrás, Feliep disse:

Então, eu acabei de entrar no jogo e usei o MSI Afterbuner para ver, e meu processador está rodando com 95 % e já a placa de vídeo apenas 20 % e as vezes chega a 5% de uso, será que o problema está aí sobre a queda de FPs ? 

Ou ele tá limitado pela temperatura (clock cai e o uso aumenta) ou algo errado na BIOS/Windows..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Feliep disse:

eu usei a z3 da Deep Cool

Essa pasta aí tem baixa condutibilidade termica, só é um pouco superior a pastas genéricas.Só para comparar a MX-4 tem 8,5 W/mK e essa Z3 não passa de 1,13.

Mas não deve ser o que está pegando.

Acredito que é uma combinação de má montagem, falta de circulação de ar dentro do gabinete e alta temperatura ambiente.

Deve encomendar o material adequado(alcool isopropilico, pasta termica de primeira linha).

Aí desmonte tudo e comece do zero e veja muitos vídeos de como colocar a pasta termica de forma adequada.

O certo e recomendado: uma única gota no centro da CPU.Isso evitará bolhas de ar que são isolantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for problema com a instalação é provável que o water cooler esteja com defeito.

 

Um detalhe importante é a bomba funcionar com o controle de rotação desativado.
No caso da sua placa-mãe, recomendo ligar a fan no cpu fan e a bomba no aio pump.
O aio pump por padrão funciona em 12V.

 

Confira a instalação, conforme esse vídeo aqui.

O backplate precisa ser posicionado corretamente conforme foto aqui.

 

Quando retirou o bloco, como estava o espalhamento da pasta?
Problema no espalhamento da pasta pode indicar falta de contato entre o bloco e o processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Nossa, muito obrigado, foi a entrada do Aio.Pump que estava errada, muito obriagdo, já resolvi e agora meu processador está a 67 graus e os FPS voltaram 

Juro, muito obriagdo, eu já fiquei horas sem dormir para tentar resolver e era apenas uma entrada, que burro que eu fui, obriagdo mesmo 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!