Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso instalar uma tomada só para o home theater partindo de um disjuntor?


Posts recomendados

 Posso instalar uma tomada dedicada só para o home theater partindo de um disjuntor no quadro de luz ou, uma tomada dedicada como as de condicionadores de ar com um disjuntor e tomada em uma caixinha fora do quadro de luz?

Se sim, tem que ser um disjuntor DR ou DPS, com um fio de 4mm ou 2,5 mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência do equipamento é 135 W, e como não entendo nada de eletricidade, penso que o fio deve ser como o do chuveiro que é de 2,5 mm, pois a rede daqui é um pouco instável.

O que eu queria era deixar uma tomada só para o home e a tv; eu já uso uma tomada própria com aterramento mas ,pesquisando sobre o assunto, comecei a ficar preocupado com a proteção do equipamento pois dizem que só a tomada aterrada não é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, carlodysseu disse:

A potência do equipamento é 135 W,

Se a rede é 127V, a corrente é de pouco mais de 1A.Ou seja, o cabo pode ser de 1,5mm2(que permite até 15A).

Se existe uma variação na rede da residencia pode estar havendo uma má distribuição de carga.

Tem que verificar a rede inteira, chame um técnico para ver a rede inteira, porque inclusive para chuveiro 2,5mm2 é pouco, teria que ser no mínimo 4mm2 e o ideal seria 6mm2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fórmula é P=IxV(potencia=correntexvoltagem)

Como a tensão é 220, a corrente será=135W(potencia)/220(tensão=0,61A. metade aproximadamente.

Como observação devo dizer que pouco adiantará você instalar uma rede exclusiva para essa tomada porque provávelmente a rede de tomadas já deve estar com uma bitola de 1,5mm2.

E quanto á proteção  de disjuntor contra surto é uma coisa bem sofisticada e cara, eu só colocaria se houvesse muita possiblidade de muitos raios na região .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/10/2019 às 21:21, carlodysseu disse:

O que eu queria era deixar uma tomada só para o home e a tv; eu já uso uma tomada própria com aterramento mas ,pesquisando sobre o assunto, comecei a ficar preocupado com a proteção do equipamento pois dizem que só a tomada aterrada não é suficiente.

Equipamentos como home theater e TV sequer tem o pino do meio nos plugues, logo a tomada com aterramento se torna inútil. 

 

Já a instalação deve ter um disjuntor de 16 ou 20A curva B com fiação de 2,5mm².

 

Não precisa ser separado, pode ficar com outras tomadas do mesmo cômodo destinados a outros aparelhos pequenos como celulares, ventiladores etc. 

 

Só não é bom compartilhar com a instalação da cozinha ou lavanderia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 05/10/2019 às 21:21, carlodysseu disse:

A potência do equipamento é 135 W, e como não entendo nada de eletricidade

Esta potência é muito baixa pra fazer uma tomada dedicada. Eu (eu) que entendo menos ainda, nem me preocuparia com isso. Se você acha seu equipamento muito valioso, uma alternativa é você usar uma tomada com clamper

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio inútil fazer uma tomada separada para um home theater de... 135W. (em 220V isso dá 600mA e em 127 dá 1A) totalmente desnecessário, DR e DPS é logo na entrada do seu QDC, e outra coisa, muda a bitola desse teu chuveiro aí, 2,5mm é muito pouco para um chuveiro (por mais fraco que seja), em 220V isso já vai derreter, 127V pior ainda, tem que ser no mínimo um fio 4mm (até uns 6000W, isso em 220V)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!