Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC gamer e recentemente tive um problema relacionado a fonte. Ele tem uma placa-mãe Asus Prime A380K, Placa de Vídeo RX570 de 4gb, Processador Ryzen 5 2600X, 1 pente de Memória RAM Hyperx de 8gb, HD de 1tb, 6 fans e uma fonte KCAS de 400ws. Alguém que tem experiência pode me dizer se esta fonte está suprindo o uso da maquina?

Postado
4 minutos atrás, thiagolao disse:

Tenho um PC gamer e recentemente tive um problema relacionado a fonte. Ele tem uma placa-mãe Asus Prime A380K, Placa de Vídeo RX570 de 4gb, Processador Ryzen 5 2600X, 1 pente de Memória RAM Hyperx de 8gb, HD de 1tb, 6 fans e uma fonte KCAS de 400ws. Alguém que tem experiência pode me dizer se esta fonte está suprindo o uso da maquina?

Amigo, melhor pegar um fonte potente, ela não tá suprindo corretamente sua maquina.

Pois andei pesquisando sobre essa fonte, melhor pegar uma mais pontente. Você tem 8 GB além 6 fans. Melhor pegar uma fonte potente.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela resposta Bruno. Eu estou extremamente triste e frustado porque eu montei este PC pela Pichau, eu tive que aprender e pesquisar sobre muita coisa sobre PC pra comprar, mas mesmo assim não foi o suficiente e hoje estou tendo esse problema com a fonte. Pagando uma coisa de 3.364 reais pra isso, se tudo ocorrer bem eu troco a fonte, porém vou perder a garantia.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, thiagolao disse:

Tudo bem?

Seu configuração utilizará aproximadamente 350w, fontes de alimentação tem sua melhor eficiência próximo da curva de 50%, então uma fonte de 700W seria o ideal.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, thiagolao disse:

Muito obrigado pela resposta Bruno. Eu estou extremamente triste e frustado porque eu montei este PC pela Pichau, eu tive que aprender e pesquisar sobre muita coisa sobre PC pra comprar, mas mesmo assim não foi o suficiente e hoje estou tendo esse problema com a fonte. Pagando uma coisa de 3.364 reais pra isso, se tudo ocorrer bem eu troco a fonte, porém vou perder a garantia.

Melhor trocar a fonte, a garantia não serve pra muita coisa.  Melhor uma fonte nova, para não ter problemas futuros. Sabe que uma de pouca potência, não vai alimentar os hardware direito, pode até danificar o uso dele.- 

• Curtir 1
Postado

400W nesse PC não é problema se a fonte for de qualidade e realmente entregar os 400W sem problemas.

1 minuto atrás, GusGraf disse:

Seu configuração utilizará aproximadamente 350w, fontes de alimentação tem sua melhor eficiência próximo da curva de 50%, então uma fonte de 700W seria o ideal.

Isso não existe mais em fontes modernas e de qualidade. A eficiência vai ser sempre acima dos 80 porcento numa 80 plus.

13 minutos atrás, Técnico Bruno Machado disse:

Amigo, melhor pegar um fonte potente, ela não tá suprindo corretamente sua maquina.

Pois andei pesquisando sobre essa fonte, melhor pegar uma mais pontente. Você tem 8 GB além 6 fans. Melhor pegar uma fonte potente.

RAM consome quase nada. Fans consomem pouco também.

O que mais faria diferença é a placa de vídeo mas a RX 570 não é tão forte.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@thiagolao Qual foi o problema que você teve com a fonte e como diagnosticou? A linha KCAS da Aerocool não é legal, mas dificilmente comprometeria.

24 minutos atrás, Pico disse:

Isso não existe mais em fontes modernas e de qualidade. A eficiência vai ser sempre acima dos 80 porcento numa 80 plus.

Primeiramente, Selo 80 Plus não indica que uma fonte é boa. E, além disso, a Certificação é completamente falha e não consegue nem garantir a eficiência que divulga. É algo feito sem qualquer critério científico e regulamentação:

O TecLab testou a versão de 500W dessa Aerocool KCAS "80 Plus Bronze" e a eficiência chegou a encostar nos míseros 75% em carga, na temperatura ambiente de 25ºC:

Ou seja, completamente fora das especificações de eficiência (além de ter outros detalhes, como o ripple ruim). Essa fonte realmente tem o Selo 80 Plus Bronze... O que mostra como não dá para levar isso a sério. O 80 Plus deve ser visto apenas como um critério indicativo e nada mais, devendo ser analisado em conjunto com as demais características da fonte. Certificação de verdade é Cybenetics. 

E outra: a curva de eficiência das fontes continua alcançando pico perto de 50% da capacidade. Isso é inerente ao funcionamento da própria fonte: 

image.png

Portanto, embora uma fonte de qualidade (de qualidade mesmo, e não apenas com um adesivo do 80 Plus) tenha eficiência sempre acima de 80%, ela será máxima perto de 50% de carga. Por isso devemos dimensionar multiplicando o consumo típico na atividade mais relevante (e não o máximo) por dois. 

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, KairanD disse:

image.png

Portanto, embora uma fonte de qualidade (de qualidade mesmo, e não apenas com um adesivo do 80 Plus) tenha eficiência sempre acima de 80%, ela será máxima perto de 50% de carga. Por isso devemos dimensionar multiplicando o consumo típico na atividade mais relevante (e não o máximo) por dois.

Concordo que a eficiência é máxima em 50%. Mas a diferença da eficiência máxima pra eficiência mínima é apenas 2-3% como mostra o gráfico. Muito pouco para justificar qualquer coisa.

Esses dias mesmo assisti um video da PCWorld no YT entrevistando o "JonnyGuru" (https://www.jonnyguru.com/) da Corsair sobre fontes e ele mesmo disse que em fontes de qualidade (e mais caras obviamente) a eficiência é linear, e diz literalmente que não vai ter um pico de eficiência em 50% e que não é preciso ter uma fonte com o dobro de capacidade porque não é mais verdade.

Caso queria ver o video (em inglês):

https://youtu.be/QJ_VV3UjEBY?t=1109 (Entre 18:30 e 19:00)

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pico Sim, a diferença é pequena, mas existe. E também é fato que ela diminuiu consideravelmente com a evolução das fontes (em fontes antigas era maior). Por isso algumas pessoas dizem que é linear. E, em fontes topo de linha, a curva realmente tende a ser ainda menos aberta. Contudo, não chega ao ponto de ser realmente linear (o gráfico que enviei, por exemplo, é de uma Corsair AX 1200). Uma CX 450 seria mais ou menos assim, por exemplo:

image.png

Agradeço pela indicação do vídeo. Irei dar uma olhada. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...