Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Galera, estou com duas placas do MA-980 aqui, porém sem os transistores de saída, a placa parece estar boa, entrei em contato com o fabricante e obtive vários esquemas, porém nada que pode ajudar muito, pois se trata de um amplificador muito antigo e nem o próprio fabricante tem muita informação a respeito, recebi 6 arquivos em pdf, e um arquivo digitalizado, pela analise que andei fazendo da placa com os esquemas, o único que parece ser o esquema da placa, é o arquivo digitalizado, segue o esquemático:

SCAN0450.thumb.JPG.b45baafb73c96a511a235e89c3bfc5a6.JPG

Pela furação na placa pude notar que os transistores de saída são de encapsulamento TO-3, mas no esquemático não tem o "nome do transistor" são eles o Q14, Q15, Q12 e Q13, o que pude notar que o Q14 e Q15 tem "003" ao lado e o Q12 e Q13 tem "004" ao lado, por conta da furação na placa ser TO-3 sera que seriam o MJ15003/15004 ?

E com relação a qualidade de áudio desse esquema é viável montar ele ? considerando que preciso de fonte, e transistor de saída ?

na placa tem 2 trimpots, e pude observar que no esquema também tem, como devo fazer a aferição e regulagem deles ?

Edit:

Uma outra dúvida, sera que consigo fazer a fonte com 2 transformadores de microondas, rebobinando o seu secundário, ai como vão ser dois trafo, eu ligaria os dois primários em série, rebobinava o secundário e também ligava os secundários em série ?

• Membro VIP
Postado
Em 09/10/2019 às 12:15, Matthwus disse:

sera que seriam o MJ15003/15004 ?

MJ15003.jpg

pelo menos as tensões são coerentes. Preciso falar que é pra você colocar um dissipador?? E os 2 diodos encostados nele?

Em 09/10/2019 às 12:15, Matthwus disse:

fonte com 2 transformadores de microondas,

Se for reenrolar, só 1 deve dar. Ele é bem potente. E se você ligar ao contrário? O secundário onde sai os 2kv na rede ac? Quanto sai no primario?

Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

MJ15003.jpg

pelo menos as tensões são coerentes. Preciso falar que é pra você colocar um dissipador?? E os 2 diodos encostados nele?

Se for reenrolar, só 1 deve dar. Ele é bem potente. E se você ligar ao contrário? O secundário onde sai os 2kv na rede ac? Quanto sai no primario?

Pensei em utilizar dois, por conta do primário, não queria reenrolar o primário, e já tenho dois aqui, bom mas devo ter núcleos que sirvam, quantos amperes é necessário para duas placas dessas ? 

Com relação aos diodos no dissipador também devo colocar aquele pequeno transistor parecido com um bc no dissipador também né ?

Sera que vale a pena ? tipo tenho que fazer toda a fonte, transformador, retificação e capacitores... sera que essa placa pode ter bom desempenho ? 

tenho um trafo de 38+38 (3A) com dois capacitores de 2200x80 para pelo menos fazer um teste, se ficar bom sera que uns 6A (40+40 ac) e 4 capacitores de 4700x80 esta bom para as duas placas

?

tenho os Mj15003/15004 originais aqui.

Postado
9 horas atrás, Matthwus disse:

quantos amperes é necessário para duas placas dessas ?

Quanto mais tensão, mais corrente. 

Impedância do alto falante também influi na corrente, se for maior, a corrente é menor. 

A julgar pelos 51V e alto-falante de 4R que aparecem no esquema, o trafo deverá ser de 36+36V por no mínimo 10A. 

A potência desse amplificador creio que chega em 300W.

Mas claro que com um alto falante de 8R cairá pela metade, podendo assim usar um trafo com menos corrente. 

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Quanto mais tensão, mais corrente. 

Impedância do alto falante também influi na corrente, se for maior, a corrente é menor. 

A julgar pelos 51V e alto-falante de 4R que aparecem no esquema, o trafo deverá ser de 36+36V por no mínimo 10A. 

A potência desse amplificador creio que chega em 300W.

Mas claro que com um alto falante de 8R cairá pela metade, podendo assim usar um trafo com menos corrente. 

O complicado esta sendo arrumar núcleo para essa potencia...

Mas pelo que encontrei na placa e pelo que vi no esquema, se utiliza um fusível de 4A esse fusível já deve ter uma margem de 20 a 25% em cima, então sera que uns 8A não funciona bem nas duas placas ?

Para efetuar uns teste eu posso ligar ela com meu trafo de 38+38 né ? vai dar uns 54+54vdc ?

Pretendo colocar um par de transistor e ligar com a lampada em série, ver a qualidade se funciona bem, afinal não pretendo bobinar o trafo, comprar capacitores e tal, e depois não tocar bem...

Postado
5 horas atrás, Matthwus disse:

Para efetuar uns teste eu posso ligar ela com meu trafo de 38+38 né ? vai dar uns 54+54vdc ?

Pode colocar esse aí pra testar e use um alto falante de 8R, assim não força muito. 

Postado
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pode colocar esse aí pra testar e use um alto falante de 8R, assim não força muito. 

Muito bem, preparei a fonte com o trafo de 38+38 e dois capacitores de 2200x80 foi o que tinha aqui, para testar vai servir, ja estou preparando os transistores de saidas, mj15003/15004, amanha vou testar esse trem, ver se funciona bem, se realmente vai valer a pena colocar isso para funcionar.

Consegui um núcleo toroidal de 480w (até agora esse foi o maior que consegui) sera que ja serve para fazer a fonte ?

Postado

Para efetuar um teste aqui, sera que preciso colocar os dois diodos e o pequeno transistor no dissipador, ou posso ligar mesmo com eles fora, só vou fazer um teste rápido e com pouco volume, ver realmente se esta tudo funcionando e verificar a qualidade.

ampli.thumb.jpg.cea1a0043030197f649811d5d1be62df.jpg

Postado
Em 11/10/2019 às 13:45, Matthwus disse:

Consegui um núcleo toroidal de 480w (até agora esse foi o maior que consegui) sera que ja serve para fazer a fonte ?

Serve. 

2 horas atrás, Matthwus disse:

Para efetuar um teste aqui, sera que preciso colocar os dois diodos e o pequeno transistor no dissipador, ou posso ligar mesmo com eles fora, só vou fazer um teste rápido e com pouco volume, ver realmente se esta tudo funcionando e verificar a qualidade.

Só pra testar pode. 

Postado
41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Serve. 

Só pra testar pode. 

Muito bem, vou tacar fogo então e ver o que acontece.

adicionado 31 minutos depois

Descobri que a placa funciona, e funciona muito bem, tem um bom som...

Descobri que vou precisar de um dissipador do tamanho do mundo para os MJ kkkkk esquenta de mais de mais mesmo.

Vou começar a providencia a fonte, sera que se eu fizer ela com 35+35 Ac consigo utilizar capacitores de 50V, considerando que ainda tem uma queda de tensão quando liga o amplificador ? ou ja é melhor partir para 63v ? ai no caso de utilizar 63v nos capacitores ja faço o trafo com 36+36.

P_20191012_143726.jpg?1570902065

Ai esta, liguei meio de qualquer jeito, afinal era apenas um teste, mas esta me surpreendendo, já tenho um amplificador forte para o grave, inclusive tive que abrir ele hoje para trocar um potenciômetro, e acho que já vou montar esse para tocar médio grave a cima, embora ele respondeu bem nas baixas frequências...

Postado
55 minutos atrás, Matthwus disse:

Descobri que vou precisar de um dissipador do tamanho do mundo para os MJ kkkkk esquenta de mais de mais mesmo.

Precisa de 4 transistores por canal. 

Assim divide a corrente entre eles fazendo esquentar um pouco menos. 

56 minutos atrás, Matthwus disse:

Vou começar a providencia a fonte, sera que se eu fizer ela com 35+35 Ac consigo utilizar capacitores de 50V, considerando que ainda tem uma queda de tensão quando liga o amplificador ? ou ja é melhor partir para 63v ? ai no caso de utilizar 63v nos capacitores ja faço o trafo com 36+36.

De qualquer forma é melhor usar o de 63V.

O de 50V fica muito no limite, a tensão máxima do trafo pra ele é de 33V.

57 minutos atrás, Matthwus disse:

Ai esta, liguei meio de qualquer jeito, afinal era apenas um teste, mas esta me surpreendendo, já tenho um amplificador forte para o grave, inclusive tive que abrir ele hoje para trocar um potenciômetro, e acho que já vou montar esse para tocar médio grave a cima, embora ele respondeu bem nas baixas frequências...

De acordo com o esquema que você enviou, costumam usar essa topologia de amplificador em violões e contra baixos. Justamente porque respondem bem a baixas frequências. 

Postado

Fui começar a bobinar o 12+12 porém preciso emendar o fio esmaltado, mas estou com um fio que nunca vi aqui não emenda por nada, tem alguma ideia ?

Já lixei, raspei com a faca, usei pasta de solda, usei parafina de vela (vi no youtube) já tentei de tudo e não consigo emendar esse fio por nada... fio 20awg.

Postado
2 horas atrás, Matthwus disse:

Agora só arrumar fio para o secundário, o que eu tenho não da, vou fazer 36+36 e uma outra de 12+12.

Deriva o 12+12V do 36V. 

Você faz 4 enrolamentos, dois de 12V e dois de 24V, depois é só fazer o fechamento. 

Eu fiz isso em um trafo de pouco espaço, já que suponho que os 12V seja pra alimentar algum pré amplificador ou rádio a corrente fica baixa e não atrapalha. 

53 minutos atrás, Matthwus disse:

Fui começar a bobinar o 12+12 porém preciso emendar o fio esmaltado, mas estou com um fio que nunca vi aqui não emenda por nada, tem alguma ideia ?

Deve ser de alumínio. 

Se precisar emendar isso vai precisar de algum tipo de terminal ou então da "gota mágica" para fazer a solda. 

Postado
11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Deriva o 12+12V do 36V. 

Você faz 4 enrolamentos, dois de 12V e dois de 24V, depois é só fazer o fechamento. 

Eu fiz isso em um trafo de pouco espaço, já que suponho que os 12V seja pra alimentar algum pré amplificador ou rádio a corrente fica baixa e não atrapalha. 

Deve ser de alumínio. 

Se precisar emendar isso vai precisar de algum tipo de terminal ou então da "gota mágica" para fazer a solda. 

entendi tipo começo o enrolamento dos 36v, quando eu tiver os 12v derivo uma ponta para fora e continuo os 36v, depois faço isso do outro lado, assim fica dois enrolamentos por lado né ?

adicionado 3 minutos depois

é que estou sem o fio para fazer os 36, ai como tinha o fio para fazer os 12 ia começar, mas nao consigo emendar de jeito nenhum, vou comprar o fio para fazer os 36v e ai derivo uma ponta nos 12v.

vai ficar 0-12-36 cada lado né ?

Postado

Se bem que, acho que vou fazer separado mesmo hein, uma bobina dos 36+36, e outra bobina dos 12+12, por que tipo já vou enrolar os 36+36 com fio duplo (2x14awg) acho que fica mais fácil fazer outra depois, por que enrolar dois fio 14awg juntos não é fácil não kkkkk, depois faço o 12+12 com fio duplo também, e o 12+12 o fio é bem fino.

são mas 30 espiras para 12+12 e 87 para 36+36, da para fazer rápido se for com o fio duplo.

tem bastante espaço no núcleo ainda.

Postado
6 horas atrás, Matthwus disse:

tem bastante espaço no núcleo ainda.

Nesse caso melhor fazer separado mesmo.

No meu caso, fui enrolando as duas bobinas juntas. Foram 38 espiras de fio duplo 16AWG para o 12+12 e 76 espiras para o 24+24 para formar os 36V.

E mesmo assim ficou muito apertado pra fechar, os fios originais eram 20 e 22AWG com 36+36 e 10+10V respectivamente.

Postado

Pois bem 12+12 feito, vai passar um pouco dos 12v pois decidi fechar o toroide por inteiro, acredito que vai ficar entre 13 a 15 volts, mas esta ótimo.

P_20191013_145620.jpg?1570989570

P_20191013_145637.jpg?1570989638

P_20191013_145649.jpg?1570989673

Pois bem, fiz o fechamento e energizei, obtive 13,2+13,2.

• Curtir 2
Postado

Pois bem, comprei o fio ontem, fiz uma pequena ********** mas comprei, esqueci de dobrar os gramas e acabei comprando apenas a metade, como preciso enrolar dois fios em paralelo...

Calculei os gramas em cima das 87 voltas, mas como é duas bobinas...

o bom que eu tenho um certo tanto de fio 15 aqui, acho que se juntar vai dar o tamanho.

Postado

Pois Bem estou acabando os 36+36 do trafo, faltando apenas 37 espiras, enquanto dou um tempo aqui, decidi desenhar a fonte, acha que assim esta bom ?

Outra coisa, posso unir o GND  do 12+12 junto com o GND dos 36+36 ?

fonte.jpg?1571584488

repara muito no desenho lindo desses capacitores de 4700x80 não kkkk tive que desenhar eles, não tinha no proteus.

Postado
agora, Matthwus disse:

acha que assim esta bom ?

Antes do regulador põe cerâmicos de 330nF e na saída põe os de 100nF. 

agora, Matthwus disse:

Outra coisa, posso unir o GND  do 12+12 junto com o GND dos 36+36 ?

Deve. 

agora, Matthwus disse:

repara muito no desenho lindo desses capacitores de 4700x80 não kkkk tive que desenhar eles, não tinha no proteus.

Faz tempo que eu não uso o proteus, mas acho que dá pra pegar um capacitor qualquer e alterar o valor mexendo nas propriedades dele. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Antes do regulador põe cerâmicos de 330nF e na saída põe os de 100nF. 

Deve. 

Faz tempo que eu não uso o proteus, mas acho que dá pra pegar um capacitor qualquer e alterar o valor mexendo nas propriedades dele. 

Eu ja tinha esses criados, só precisei importar o layout.

adicionado 35 minutos depois

Fiz a alterações, ai esta o desenho da placa:

placa.jpg?1571587566

Sera que os diodos estão bons os 6a6 ?

Postado

finalizado, coloquei 37+37, agora só fazer o acabamento final.

trafo_ok.jpg?1571592290

pronto tudo certo, ficou com 38+38, porém a tensão na rede estava em quase 129vac

trafo_pronto1.jpg?1571598232

trafo_pronto2.jpg?1571598275

deixei o primário identificado, para não precisar ficar testando toda vez.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!