Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serrilhado na maioria dos jogos (1080p)


Posts recomendados

Boa noite, recentemente comprei um monitor ACER KG241Q (1080p, 1920x1080), para poder solucionar problemas de serrilhado na maioria dos jogos, porém não resolveu! Já tentei mudar configs do monitor e da nvidia, nada adiantou! posso configurar na qualidade máxima, AA, FXAA, MSAA, no jogo ou no painel da nvidia, porém, nada muda... Alguém poderia me ajudar? Placa de video: GTX 1050Ti

 

Print (MSAA, FXAA No Máximo)

https://prnt.sc/pjt8e0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questão do monitor, isso é problema do jogo quem não tem anti-aliasing decente. As vezes botar em 2,5 ou 4k dá uma diferença grande, mesmo fazendo downscaling (a placa renderiza em 2,5 ou 4k e depois encolhe pra caber na tela 1080p). Mas a 1050Ti é fraca mesmo pra full HD, resolução maior ainda não tem condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Rafael_MJ disse:

São TODOS os jogos com serrilhado @Shaman93! Vejo pessoas com a mesma placa de vídeo, que mesmo sem aa, não tem serrilhado! Não tem nada que eu possa fazer?


Vê pessoalmente ou pelo youtube? Os algoritmos de compressão do youtube costumam mascarar essas imperfeições. E não só aliasing, mas também texture popping, microstutterings e por aí vai. A compressão do yt mascara um monte desses.
Quando comprei meu PC novo também fiquei nessas em alguns jogos, porque pelo yt não se vê... Aqui só resolveu parcialmente jogando pra 4k e fazendo downscalling, mas a perda de fps é tanta que acaba não valendo a pena. Acho que fui me acostumando e também largando os jogos em que fica pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 16/10/2019 às 16:39, Rafael_MJ disse:

São TODOS os jogos com serrilhado @Shaman93! Vejo pessoas com a mesma placa de vídeo, que mesmo sem aa, não tem serrilhado! Não tem nada que eu possa fazer?

Cons

 

Em 15/10/2019 às 20:36, Rafael_MJ disse:

Boa noite, recentemente comprei um monitor ACER KG241Q (1080p, 1920x1080), para poder solucionar problemas de serrilhado na maioria dos jogos, porém não resolveu! Já tentei mudar configs do monitor e da nvidia, nada adiantou! posso configurar na qualidade máxima, AA, FXAA, MSAA, no jogo ou no painel da nvidia, porém, nada muda... Alguém poderia me ajudar? Placa de video: GTX 1050Ti

 

Print (MSAA, FXAA No Máximo)

https://prnt.sc/pjt8e0

Conseguisse solucionar esse problema? Tenho uma RX 580 8Gb e está absurdo o nível de serrilhado nos jogos. Já criei um tópico, mas o único que respondeu disse que devia ser coisa do jogo e que era normal, sendo que eu tenho certeza que não é. Quando eu uso meu PC antigo no mesmo monitor, mesmo com uma qualidade gráfica pior, os serrilhados ficam muito mais amenos.

A4B48A1E-B2E7-4260-BA70-FA2D630D7F48.thumb.jpeg.faa3c37b1f75c244ac1f58ecfce802a1.jpeg

 

6C9FB3BC-0766-4150-94A1-28C6D654267C.thumb.jpeg.71a71e1be18c53a81b00bb548b5b1f54.jpeg

 

 

09F41185-D347-43FE-85DF-946EC2606C33.png.f30efbceaabcb0134b13f3b7fa122ce1.png2BDB18B1-6E64-4450-BE47-4B4BEBE71F5A.png.e046095017942437a6cadf56281cae1e.png

 

 

sdasdf.png.4e24336327f6de2fc087764ff7152c2e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Mano, eu tenho o mesmo problema com a RX 550. Eu taco os jogos em 1366x768, tudo no ultra, FXAA, MSAA, TAA, CMAA uso todos os filtros possíveis, Anisotropic 16x, e não rola. Fica com a ***** do serrilhado. Será que é os drivers atualizados? Vou tentar instalar os drivers do CD que vem com ela. Não vou atualizar com o AMD Software. Qualquer coisa posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, 96Willzin disse:

@game350 Mano, eu tenho o mesmo problema com a RX 550. Eu taco os jogos em 1366x768, tudo no ultra, FXAA, MSAA, TAA, CMAA uso todos os filtros possíveis, Anisotropic 16x, e não rola. Fica com a ***** do serrilhado. Será que é os drivers atualizados? Vou tentar instalar os drivers do CD que vem com ela. Não vou atualizar com o AMD Software. Qualquer coisa posto aqui.

Acredito que seja os drivers mais recentes mesmo, já que não via tanta gente relatando desses problemas antes. Qualquer resultado tu posta aqui, beleza?
 

Esses drivers novos tão piorando cada vez mais. Já tentei configurar o Software da AMD de todas as formas possíveis e nenhuma melhora os resultados. Na aba “placa de vídeo” marquei tudo que trouxesse alguma melhoria gráfica e ativei, na aba de “vídeo” o modo “Super-Resolucao Virtual”, que, em teoria, deveria renderizar o jogo em qualidade mais alta e depois diminuir para a escala do monitor da pessoa, mas tudo isso não mudou praticamente nada. Testei em monitor 1440p, Full HD, 1366x768 e até um antigo meu que era VGA e eu usei um conversor, em todos fica essa nojeira os gráficos. Eu tenho um note de 2013/2014, que mesmo rodando GTA V no médio sem MSAA a uns 40/50fps, fica melhor do que esse meu PC, que eu jogo no Ultra com MSAA X4. Eu fiz os testes no mesmo monitor, então creio q deva ser os drivers mesmo, já q esse note eh Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 É exatamente o que eu tentei. No F1 2019, enquanto a roda do carro gira, você consegue notar um "chuvisco" entre o pixel do pneu, e o asfalto, chuvisco nas asas dianteiras e traseiras, com todos os filtros possíveis ligados e no ultra. Incrível cara, olha... Se eu resolver com o driver antigo posto aqui. Abração. Se resolver também, da um toque ai!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, 96Willzin disse:

@game350 Sem sucesso, driver antigo instalado e os Serrilhados persistem. Uma pena.

E3266DAE-4E62-423B-BB17-8D0B2E2995A5.thumb.jpeg.8ac41db3e6ae40e6a7df6a05f814362d.jpeg

8DC7D677-CB51-4633-8B7F-4FF2FC711B23.png.7fd0b29d5ac7b0fd1dd2bff14986521c.png36F45D61-72CC-4A1D-AA12-1F7DA69F786D.png.457fb6985fd1d31e307bfb648eee9683.png
Sinceramente, to achando que talvez isso não tenha solução. Já passei horas pesquisando, vendo fóruns e não consegui melhorar em nada os gráficos. To quase ficando louco com isso kkkk. O pior é que na maioria das vezes as pessoas dizem que deve ser um bug inerente do jogo, mas claramente não é, caso contrário todos teriam esses problemas visuais e não uma parcela pequena. Meu irmão tem a configuração bem parecida com a minha (ele tem i5-9400f e RX 580 8Gb e eu um Ryzen 5 3500x com essa mesma placa de vídeo), mesmo as config sendo quase que equivalentes (o que mais mudou foi o preço, porque ele pegou no cm do ano por 2700 e eu por praticamente 4000 um mês atrás kkkkkkkk :( ), é visível que ele tem uma melhora gráfica, principalmente em cercas, grama e postes. Isso fica bem evidente no Watch Dogs 2, GTA V e Hitman 2.

 

Essas fotos ae são Warzone, coloquei gráficos no Alto com Anti-serrilhamento no cinematográfico e ainda ta um nojo kkkk

3D536DAB-F904-4EE1-AC53-2A9376B4646B.png

236DFEC9-5CAF-43E8-84D6-F5D833920534.png

DD71DCE2-23CC-4A6B-A1A3-48161DB10023.png

159545E1-85B4-44C2-82A7-A60FDE89E6B5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Você poderia mandar uns prints do PC do seu irmão, ou do seu PC antigo, onde supostamente não acontecem os problemas?

Sinceramente, energia é uma das teorias mais estapafúrdias que já ouvi... Tenho uma das melhores fontes do mercado, uma Leadex III Gold da Super Flower, ligada em 220 V, e ainda assim também vejo os defeitos.

Ah, seus prints ficaram muito pequenos. Upa em algum outro site e posta e tamanho e qualidade totais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste aqui pra demonstrar como esses defeitos são diretamente relacionados à escala de renderização e ao nível de anti-aliasing.

720p + FXAA: https://ibb.co/1rWLmfS

1080p + FXAA: https://ibb.co/5L8LzLd

1080 + FXAA + MSAA x8 + Escala de renderização x2: https://ibb.co/CH0YpKR

Mas pra rodar o jogo com essas últimas configurações tem que ter um monstro de placa de vídeo, minha RX 580 mal dá conta de manter 10 fps. Ou seja, pelo menos no caso do GTA, tenho quase certeza que não tem nada de errado com o seu jogo... Mas, honestamente, adoraria estar errado e ver prints do PC do seu irmão ou do PC antigo, que você diz que não tem o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Joak disse:

@Shaman93 Percebi que 1080p os serrilhados diminuem até somem, meu monitor é VGA e acontece bastante esses serrilhados, similar ao dessa foto que você mandou.

É do jogo. Continuo achando que todo esse "Meu deus, serrilhado demais, está me cegando! Meu pc antigo não tinha!!" é um misto de super-expectativa com ficar reparando nos detalhes. Mas, de novo, adoraria que o @game350 me provasse errado e mostrasse prints do PC antigo ou do irmão, que segundo ele não tem os serrilhados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Joak disse:

@Shaman93 Cara, eu tenho um monitor VGA atualmente, a resolução dele é 1366x768, e acontece bastante esses serrilhados, igual da print que você mandou. você sabe me dizer se eu colocar um monitor FULL HD, HDMI 1920x1080p resolva?, estou pensando faz tempo em trocar.

Melhora bastante, afinal uma tela é formada por ~1 milhão e 50 mil pixels, enquanto a outra é formada por 2 milhões e 70 mil. Mas se atente ao seu hardware, especialmente placa de vídeo. Como cada quadro tem que renderizar praticamente o dobro de pixels, a placa é muito mais exigida e vai gerar bem menos fps. Pra rodar em Full HD legal, com quase tudo no máximo, minha recomendação é pelo menos uma RX 570. Com uma RX 580 eu rodo em 2560 x 1080, tudo no máximo, menos grama, no muito alto, e MSAA desligado, mantendo uma taxa de pelo menos 60~70 fps a maior parte do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Simplesmente aceitei e pronto. Jogo GTA V no máximo e com MSAA 4X em Full HD e fica um nojo, mas é o jeito. Gastei horas olhando fóruns gringos e brasileiros, nada aparenta funcionar. O problema já é relatado há anos e ainda não se sabe a causa. Tem gente que fala que eh coisa da minha cabeça, mas claramente não é. Meu irmão tem um PC parecido com o meu ( tenho Ryzen 5 3500x e ele i5-9400f, eu com RX 580 8Gb e ele GTX 1650 Super) e não tem esse nível de serrilhado. Certos jogos ficam mais dbs. Outros como Warzone e R6 ficam horríveis. Em disparada o campeão é o Watch Dogs 2 que ficam um NOJO, principalmente as grades e postes, joguei nem 1 hora e perdi a vontade. Muito chato pagar caro num pc ( paguei 4k na minha config na pandemia, mas antes era nem 3k) e ter q jogar assim.

 

adicionado 6 minutos depois
Em 21/09/2020 às 09:06, Joak disse:

@game350 Conseguiu resolver?

No começo achei que configurando pelo software da AMD amenizaria o problema. Fiz algumas mudanças que melhoraram a qualidade, mas não tiraram os serrilhados. Fiz isso:

 

Vai em Configurações > Placa Gráfica

Radeon Boost: Resolução mínima e coloca 83.3

Radeon Enhanced Sync: ativado

 

Vai na parte avançada:

Anti-aliasing: substituir configurações do aplicativo

Método de Anti-aliasing: superamostragem 

Filtragem anisotrópica: Ativado e em X16

 

Depois vai em tela e ativa a opção Super-resolução virtual

 

 

Não senti perdas grandes de performance ativando essas opções, e, de certa forma, deu uma melhorada, então vale a pena testar. 

OBS: Drivers atualizados na versão 20.8.3

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Opaaaa mano, ajudou um pouco suas ajudas, eu consegui tirar os serrilhamentos 100% pelo que estou vendo aqui, testei a configuração no jogo 1920x1080 e sumiram. O problema ta na resolução mesmo, estranho o seu não ir, ja trocou o cabo hdmi?

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, Joak disse:

@game350 Opaaaa mano, ajudou um pouco suas ajudas, eu consegui tirar os serrilhamentos 100% pelo que estou vendo aqui, testei a configuração no jogo 1920x1080 e sumiram. O problema ta na resolução mesmo, estranho o seu não ir, ja trocou o cabo hdmi?

eu estou surpreso, porque sumiu num passe de magica, porém diferença gritante no FPS, de 60, pra 30/40, se você não faz dual chanel, nem adianta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Vou explicar por que nenhuma das opções que mexeu tem a ver com o aliasing, nem melhorou nada... O que tá acontecendo é você se acostumar. Vamos lá:
 

Em 22/09/2020 às 23:43, game350 disse:

Radeon Boost: Resolução mínima e coloca 83.3

O que o Radeon Boost faz é diminuir a resolução quando tem movimento do mouse (consoles usam uma tecnologia muito parecida). No caso, diminui pra 83,3% da resolução original. O objetivo dessa opção é aumentar o fps em movimento, ao custo de uma degradação da qualidade da imagem (que é menos perceptível, justamente pela tela estar em movimento). Se mudou alguma coisa, é que a imagem fica pior quando você mexe o mouse.

 

Em 22/09/2020 às 23:43, game350 disse:

Radeon Enhanced Sync: ativado

Isso é apenas uma tecnologia de sincronização vertical, como o Vsync, mas um pouco superior. Não altera a qualidade da imagem, só elimina o tearing quando seu fps está acima da taxa máxima do monitor.
 

Em 22/09/2020 às 23:43, game350 disse:

Anti-aliasing: substituir configurações do aplicativo

Método de Anti-aliasing: superamostragem 

Filtragem anisotrópica: Ativado e em X16

Essas opções só afetam jogos em DirectX 9. O GTA apenas roda em 10 e 11. Não mudou nada, literalmente.

 

Em 22/09/2020 às 23:43, game350 disse:

Depois vai em tela e ativa a opção Super-resolução virtual

Só ativar a super resolução virtual também não muda nada. Ela apenas permite que a GPU renderize resoluções superiores à nativa do seu monitor e depois comprima pra caber nele. Na prática, dá um efeito semelhante a um anti-aliasing, mas a um grande custo computacional, e pra funcionar você necessariamente tem que setar a resolução mais alta in game. Por exemplo, se joga em 1920x1080, teria que jogar pra 2560x1440, pra essa opção de super resolução ter qualquer efeito. Seria semelhante a jogar a escala de renderização, nas opções gráficas avançadas, a 1.5 x. Dá uma bela melhorada no aliasing, de fato, mas come demais o fps.

 

Em 22/09/2020 às 23:43, game350 disse:

Não senti perdas grandes de performance ativando essas opções, e, de certa forma, deu uma melhorada, então vale a pena testar. 

Então, você não sentiu perdas porque a maioria das opções que mexeu não fez nada. O Radeon Boost é a exceção, que melhora a performance, mas degrada a imagem.

adicionado 2 minutos depois
5 horas atrás, Joak disse:

@game350 Opaaaa mano, ajudou um pouco suas ajudas, eu consegui tirar os serrilhamentos 100% pelo que estou vendo aqui, testei a configuração no jogo 1920x1080 e sumiram. O problema ta na resolução mesmo, estranho o seu não ir, ja trocou o cabo hdmi?

O que acontece no seu caso é que você está acostumado a uma resolução inferior, que tem muito mais aliasing. Te garanto, se você reparar bem em 1080p ainda tem bastante aliasing (como já andei comentando, o sistema de AA do GTA V é muito ruim, ultrapassado...  Tem até mods com opções superiores), mas como você veio de um cenário muito pior, talvez acabe nem percebendo. Quem joga em 4k e desce pra 1080p sofre do efeito reverso, sente como se tivesse câncer nos olhos 😅

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Shaman93 disse:

@game350 Vou explicar por que nenhuma das opções que mexeu tem a ver com o aliasing, nem melhorou nada... O que tá acontecendo é você se acostumar. Vamos lá:
 

O que o Radeon Boost faz é diminuir a resolução quando tem movimento do mouse (consoles usam uma tecnologia muito parecida). No caso, diminui pra 83,3% da resolução original. O objetivo dessa opção é aumentar o fps em movimento, ao custo de uma degradação da qualidade da imagem (que é menos perceptível, justamente pela tela estar em movimento). Se mudou alguma coisa, é que a imagem fica pior quando você mexe o mouse.

 

Isso é apenas uma tecnologia de sincronização vertical, como o Vsync, mas um pouco superior. Não altera a qualidade da imagem, só elimina o tearing quando seu fps está acima da taxa máxima do monitor.
 

Essas opções só afetam jogos em DirectX 9. O GTA apenas roda em 10 e 11. Não mudou nada, literalmente.

 

Só ativar a super resolução virtual também não muda nada. Ela apenas permite que a GPU renderize resoluções superiores à nativa do seu monitor e depois comprima pra caber nele. Na prática, dá um efeito semelhante a um anti-aliasing, mas a um grande custo computacional, e pra funcionar você necessariamente tem que setar a resolução mais alta in game. Por exemplo, se joga em 1920x1080, teria que jogar pra 2560x1440, pra essa opção de super resolução ter qualquer efeito. Seria semelhante a jogar a escala de renderização, nas opções gráficas avançadas, a 1.5 x. Dá uma bela melhorada no aliasing, de fato, mas come demais o fps.

 

Então, você não sentiu perdas porque a maioria das opções que mexeu não fez nada. O Radeon Boost é a exceção, que melhora a performance, mas degrada a imagem.

adicionado 2 minutos depois

O que acontece no seu caso é que você está acostumado a uma resolução inferior, que tem muito mais aliasing. Te garanto, se você reparar bem em 1080p ainda tem bastante aliasing (como já andei comentando, o sistema de AA do GTA V é muito ruim, ultrapassado...  Tem até mods com opções superiores), mas como você veio de um cenário muito pior, talvez acabe nem percebendo. Quem joga em 4k e desce pra 1080p sofre do efeito reverso, sente como se tivesse câncer nos olhos 😅

Belíssima explicação

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Irmão, resolvi o problema. Você vai entrar no seu game, e setar a maior resolução possível, acima de full hd, 1920x1080 tem q ser acima disso. Quando fizer isso, vai notar que os serrilhados simplesmente desaparecem, vale ressaltar que o meu monitor 18.5 LG Flatron E1941, resoluções com vertical 900, 1050 ficam "fora de escala" mas na resolução maior q full ad rolou, não entendi o motivo. Porém, no meu caso, quando fiz isso, minha rx 550 peidou, jogou os games pra 20 fps, mas acredito q a sua 580 dê pra brincar em 60, talvez... Irmão, abraço! Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!