Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga após queda de energia


Posts recomendados

Bom dia galera. A uns 4 meses montei um Pc com peças novas. Do Kabum. 

Porém toda vez que falta energia. (E a energia volta) O computador não liga mais. Fica bipando sem parar. No caso da minha placa-mãe, acende o led da CPU.  

Aí eu abro o PC. Tiro o cabo de alimentação da CPU, com a fonte ligada, e coloco de novo, aí sobe normal. Se não houver falta de energia, o PC roda normal. 

 

Minha placa-mãe é uma x470 aorus gamming 5 wi-fi, está com Ryzen 5 2600, 8 gb de ram e uma rx580, e a fonte é uma semimodular, da nós c 700w bronzeplus

Alguém faz ideia do que seja? 

1571220802290142542105.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, weenchester disse:

Tiro o cabo de alimentação da CPU, com a fonte ligada, e coloco de novo, aí sobe normal. Se não houver falta de energia, o PC roda normal. 

Não faz isso não cara, tá pedindo pra detonar o equipamento que você recém comprou... Já tentou simplesmente desligar da tomada, baixar o botão da fonte e aguardar alguns segundos antes de ligar de novo? Usa estabilizador ou algo do tipo?
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 ja sim, já tirei da tomada, já desliguei, já desenergizei a placa, fiz reset na BIOS, mas nada adianta, essa é a única coisa que faz ligar, se eu tirar o cabo da CPU com ele desligado e depois colocar. E tentar ligar da o mesmo problema, fica apitando, led da CPU piscando por horas mas não liga. Eu sei que vai detonar. Mas não achei um modo seguro ou alguma solução pra evitar isso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, weenchester disse:

Eu já ia escrever para falar que não recomendaria fontes da Nox, mas depois de uma breve pesquisa concluí que não posso simplesmente desqualificar a marca. As fontes dessa marca são todas fabricadas pela Super Flower, e essa fabricante produz para a EVGA, que tem muitas fontes premiadas no mercado (não cruzei os dados para saber se são os mesmos modelos fabricados pela Super Flower). 

Seja como for, recomendo que teste outra fonte. Se seu problema estivesse em outros componentes presumo que não estaria ligando em hipótese alguma ou desligaria espontaneamente em outras circunstâncias.

Obs.: recomendo que faça o teste de rodar apenas com um módulo de memória ou as memórias instaladas fora de Dual Channel. Tenho visto alguns PCs terem dificuldades para ligar este ano por causa de alguns problemas relativos ao canal de memória. Se colocar uma memória só resolver seu problema, sugiro que defina a tensão e timings das memórias manualmente na BIOS, pois esta é a única solução que encontrei até agora para fazer os computadores que apresentam esse tipo de problema voltarem a funcionar normalmente em DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods obrigado pelas dicas, consegui outra fonte de 500W emprestada, vou buscar ela jaja. eu só tenho um pente de memoria, mas vou trocá-lo de canal. para fazer o teste. 
a minha placa-mãe tem 4 leds integrados, 
CPU / VGA / MEM / BIOS
vi no manual que quando acende pode ser problema no hardware indicado pela placa. 
mas como isso só acontece quando falta energia. não sei se é esse de fato o problema, diz que é problema no processador. mas rodos jogos como GTAV no talo  e/ ou edito videos pesados, sem problema algum. 
mas se faltar  a energia, mesmo com o pc desligado. o pc não liga nem com reza brava. ai tenho que tirar a alimentação do processador com ele ligado e colocar de novo... ai sobe lindo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@weenchester Lembrei de uma coisa: remova seu CPU, reinstale com muito carinho e paciência para alinhá-lo perfeitamente com o socket, pressione ele para baixo com um dedo enquanto desce a alavanca para travá-lo, e somente então passe a pasta térmica e instale o CPU.

 

Já vi um problema similar ao seu porque o socket da MB tinha um pequeno defeito de fabricação, e a instalação mais cuidadosa do CPU solucionava.

 

A instalação do cooler do CPU também deve ser feita com cuidado para que a pressão seja aplicada de maneira idêntica em todas as pontas. Normalmente aperta-se os parafusos com meio aperto em formato de X (pontas opostas em, revesando), depois damos aperto final se for CPU de parafusos, e posiciona-se o dissipador inteiramente sobre o CPU, segurando-o na posição para somente então inserir as aletas de fixação, no caso de fixação por alavanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods farei isso. sim, mas acredito que não seja esse o problema. mas não custa tentar. funcionava perfeitamente ja chegou a cair energia algumas vezes, o problema começou de mais ou menos 1 mes pra ca que foi a primeira queda de energia, eu tenho nobreak, mas quando cai a energia eu salvo tudo e desligo pc. o que me incomoda é que quando a energia volta, geralmente estou dormindo, acende um monte de led e me acorda. 
esqueci de mencionar que tenho 4 fans aigo DR12pro e 2 fitas de led de 3 metros cada, tudo ligado no controlar. o fio que vai pra placa-mãe é apenas um pra mandar sinal e eu alterar efeitos e cores pelo software... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo... Você tem muitas coisas aí que podem ocasionar problemas e fazer o diagnóstico requer que remova o máximo de fatores de erro possível. Fiquei preocupado com você ter nobreak. Não sei se já leu aqui no Clube do Hardware os artigos do Faller. Ele é o guru de eletrônica aqui e educou muito a comunidade brasileira sobre o uso de estabilizadores e nobreaks, exceto nobreaks caríssimos (senoidais salvo engano), onde tais aparelhos fazem a fonte do computador trabalhar dobrado. Recomendo muito a leitura de todo o conteúdo publicado por ele, pois depois dela (uns 10 anos atrás) eu reduzi uma parcela considerável de trabalho nos computadores de clientes simplesmente retirando o estabilizador da lista de fatores. Nenhum cliente meu hoje usa estabilizador, e só vejo fontes queimarem (e outros problemas elétricos) depois de muitos e muitos anos de uso, sem qualquer colateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@weenchester Lembrando que a queda de energia não é apenas cessão e retorno do fornecimento. Toda vez que a rede elétrica tem o fornecimento interrompido, a companhia elétrica, ao restabelecer o fornecimento, aumenta a tensão fornecida para dar conta da demanda inicial. Isso gera um "pico", e é o maior responsável por perdas de aparelhos eletrônicos por causas elétricas no meu saber. Se a energia for interrompida, observe sua tomada com um multímetro. Quando ela cai, está entre 110 e 127 V, quando retorna costuma ir de 130 a 170 V. Aparelhos mais robustos como geladeiras e máquinas de lavar geralmente filtram esse excesso sem dificuldades, mas computadores são muito delicados, e se a fonte não é robusta o bastante para filtrar, tudo que estiver conectado a ela pode ser danificado, ela sobrevivendo ou não. 

Com o tamanho investimento que você fez em seu PC, é triste ver que você estaria muito melhor atendido, e protegido, com uma fonte corsair CX450 do que com uma NOX 700 semimodular que provavelmente custou mais.

adicionado 0 minutos depois

Infelizmente o público observa os números, e mede a qualidade dos produtos por eles... mesmo quando eles são tão pouco importantes em relação a tudo que não é informado quanto nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods já fiz essas medidas, quando a energia volta, o pico que foi registrado é 130V, se estiver no nobreak ele segura nos 115V e não passa disso. eu comprei fonte nox, porque no site da msi para calculo de fonte foi recomendado 650W e como estava com orçamento apertado, resolvi pegar a nox, acabei descobrindo depois que a de 450 da corsair que esta mais barata no kabum seria o suficiente. vou trocar. no próximo mês. 

mas em fim, testei com outra fonte. e mesmo assim continuou o problema. 
tirei tudo que não era necessário para ligar o PC. e fui colocando um a um para testar. quando coloco o controlador do LED na placa-mãe, o problema volta. mas não consigo entender o motivo, porq a ligação do controlador. só vai ligado no pino de sinal de cores, e não usa alimentação da placa-mãe para funcionar. fiz um esquema pra você's entenderem melhor. 
quando tiro o cabo cinza que é ligado na placa-mãe apenas para receber o sinal funciona normal. quando ele esta la. faltou energia e voltou. acende todos esses leds, e o pc não liga. eu gostaria de saber o motivo, ja que o controlador só usa sinal da placa. nada mais. 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, weenchester disse:

já fiz essas medidas, quando a energia volta, o pico que foi registrado é 130V, se estiver no nobreak ele segura nos 115V e não passa disso. eu comprei fonte nox, porque no site da msi para calculo de fonte foi recomendado 650W e como estava com orçamento apertado, resolvi pegar a nox, acabei descobrindo depois que a de 450 da corsair que esta mais barata no kabum seria o suficiente. vou trocar. no próximo mês. 

Sempre que precisar fazer o cálculo de consumo de um computador, utilize esta ferramenta: OuterVision® Power Supply Calculator

Realmente uma CX450 daria com sobra... Sempre recomendo que se pegue uma fonte de 500 a 550 W para que ela trabalhe com folga adicional para permitir futuros upgrades. Ainda sim as de 450 já tem bastante folga para trabalhar e para receber upgrades. O bom é comprar com uma pequena folga, mas da melhor qualidade que se pode pagar.

 

27 minutos atrás, weenchester disse:

mas em fim, testei com outra fonte. e mesmo assim continuou o problema. 
tirei tudo que não era necessário para ligar o PC. e fui colocando um a um para testar. quando coloco o controlador do LED na placa-mãe, o problema volta. mas não consigo entender o motivo, porq a ligação do controlador. só vai ligado no pino de sinal de cores, e não usa alimentação da placa-mãe para funcionar. fiz um esquema pra você's entenderem melhor. 
quando tiro o cabo cinza que é ligado na placa-mãe apenas para receber o sinal funciona normal. quando ele esta la. faltou energia e voltou. acende todos esses leds, e o pc não liga. eu gostaria de saber o motivo, ja que o controlador só usa sinal da placa. nada mais.

Eu imagino que você está sobrecarregando o circuito controlador de LEDs. O que acontece é que ele aguenta até uma certa carga, e duas fitas de LEDs de 3 metros (puxa vida) já creio ser o bastante para ocasionar a sobrecarga. Abra seu manual (ou envie um email para o suporte) e veja qual é a carga máxima que aguenta. Faça o cálculo com o que você tem e verá quantos dispositivos terá de remover. 

Mesmo que a controladora regule "apenas o sinal', ha limites. 

 

Que bom que você conseguiu descobrir o problema com o teste de bancada. Agora é só trabalhar para corrigi-lo.

 

Ah, e sobre sua fonte, não creio que ela seja tão ruim assim. Pesquisei um bocado ontem, e achei algumas fontes interessantes de informação. Recomendo muito que veja esta tabela: https://www.realhardtechx.com/index_archivos/Page2438.htm
Nela você encontra o modelo base para esta fonte e consegue expandir sua pesquisa. Com certeza algum outro fabricante já utilizou este produto antes, e se você encontrar outros modelos encontrará reviews e testes. Não sei muito sobre a super flower, que é responsável pela fabricação desta fonte, mas já ouço o nome dela há mais de década (só não me lembro se com conotação positiva ou negativa...).

 
 
23 horas atrás, weenchester disse:

Fonte Nox 700W 80 Plus Bronze Semi-Modular Hummer X

 

Engraçado que segundo o site que passei, esta fonte é na verdade 80+ white...

adicionado 4 minutos depois

Acabei de ver que a fonte na verdade é da CWT... e não sei nada sobre ela. Achei reviews. Vou ler e já te passo.

adicionado 12 minutos depois

Terminei minha leitura. No final das contas eu torci o nariz para sua fonte, mas se eu tiver acertado o modelo, acredito que você fez sim uma boa compra. Recomendo a leitura do review: http://www.realhardtechx.com/index_archivos/Page36422.htm

 

Não recomendo que troque sua fonte ainda. Acredito que ela vai durar saudável por uns bons 5 a 7 anos, e com as informações que vi na review não consigo imaginar uma razão para trocá-la.

adicionado 15 minutos depois

Se você for bom de espanhol (eu não sei zero de espanhol) talvez encontre mais reviews e testes, pois essa marca tem a Espanha como país de origem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é uma boa fonte sim, mas o consumo de energia dela é muito alto. um dos motivos pra eu escolher uma de menor watss 
ela é 80+ bronze 
é essa daqui: https://www.kabum.com.br/produto/96857/fonte-nox-700w-80-plus-bronze-semi-modular-hummer-x-nxhummerx700wbz

 

a que vou comprar é essa: 
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91021

 

sabe me dizer se essa fonte da corsair segura 4 pentes de memoria 16GB ddr4 3200mhz + ryzen9 3900X + (talvez) outra rx580
esse é um upgrade que vou fazer no futuro aos poucos. (vou fazer crossfire por estética mesmo pois no momento a rx 580 supri bem minha necessidade mas isso pode mudar no futuro)

 

sobre as fitas de led. possui 4 saídas que suportam no total 8 metros de fita 60 leds/metro ou 12 metros de fita 30leds/metro
pelas contas 3 metros por saida, + 6 fans 120mm com led só estou usando 4 e as fitas de led são 30leds/metro

 

não sei se você conhece a aorus g5 wifi, mas nela tem dois pontos de saída de led digital com 3 conexões - pino +, pino sinal, e pino - https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X470-AORUS-GAMING-5-WIFI-rev-10#kf

 

2018041110304462_src.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, weenchester disse:

sabe me dizer se essa fonte da corsair segura 4 pentes de memoria 16GB ddr4 3200mhz + ryzen9 3900X + (talvez) outra rx580
esse é um upgrade que vou fazer no futuro aos poucos. (vou fazer crossfire por estética mesmo pois no momento a rx 580 supri bem minha necessidade mas isso pode mudar no futuro)

 

Em crossfire não tem a menor chance de uma CX450 segurar. Crossfire consome muito. 

 

Não recomendo CF, pois dual GPU caiu em desuso e os fabricantes não estão nem dando suporte mais para essa tecnologia. Os jogos também costumam não ter suporte, e acaba sendo um desperdício tremendo de dinheiro por ter GPUs com desempenho suficiente a um preço justo, consumindo muito menos e com compatibilidade integral.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, weenchester disse:

sobre as fitas de led. possui 4 saídas que suportam no total 8 metros de fita 60 leds/metro ou 12 metros de fita 30leds/metro
pelas contas 3 metros por saida, + 6 fans 120mm com led só estou usando 4 e as fitas de led são 30leds/metro

 

não sei se você conhece a aorus g5 wifi, mas nela tem dois pontos de saída de led digital com 3 conexões - pino +, pino sinal, e pino - https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/X470-AORUS-GAMING-5-WIFI-rev-10#kf

Você disse que está usando um controlador externo. Já tentou retirá-lo da equação?

adicionado 3 minutos depois

Consumo da sua máquina, com os acessórios que presumo que você utiliza, e RX 580 em CF: https://outervision.com/b/OqebvT

 

image.png.e98f54ff60e2a7bef47210944f3b1b3e.png

adicionado 4 minutos depois
3 horas atrás, weenchester disse:

é uma boa fonte sim, mas o consumo de energia dela é muito alto. um dos motivos pra eu escolher uma de menor watss 

Você leu o review dela que te passei lá em cima? Ela passou bem no 80+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera. Me desculpem pela demora. Mas consegui resolver. O problema estava na ligação de uma das fitas de led. Que estava ligada direto na placa-mãe. Na emenda que tinha na fira pegava na carcaça do pc e dava esse pau. Eu so nao entendi o porque so acontecia apos queda de energia. Refiz o isolamento e testei. Voltou a funcionar. Obrigado  a todos pela ajuda e desculpem a demora... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!