Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou com um Ryzen 5 1600, uma GTX 960, 4GB RAM, A320M, FONTE VS550 e no fortnite, estou tendo muitas quedas de fps toda hora. O fps está alto e do nada fica caindo constantemente, travando e congelando. 
Eu queria saber se isso é por conta de ser somente 4gb de memória ram

Postado

@Jasiel É que era para eu já estar com essa memória de 16gb, porém a loja que eu levei para montar meu computador colocou essa de 4gb e fingiu que estava tudo certo. Reclamei e disseram que iriam devolver hoje. Mas voltando ao assunto, dual-channel e single tem muita diferença no desempenho?

• Moderador
Postado

@zzMDMzz Até onde eu sei a diferença é pequena, mas já vi alguns casos onde o usuário teve problemas ao utilizar single-channel em determinados jogos. Cada caso é um caso diferente, mas eu ficaria com dual-channel.

Postado

@zzMDMzz apenas reforçando o que já está dito, com um pouco mais de tecniquês:

O Dual Channel não vai aumentar consideravelmente a "performance geral" do sistema. Mas vai torná-la (a performance geral) mais estável. Ou seja, com 16GB em Single Channel, mesmo que você não utilize todo o espaço na memória RAM, ela vai continuar sendo limitada a trafegar dados em apenas uma pista (Canal de dados). Então, se ao invés de colocar um pente de 16GB e colocar 2x8GB, vai liberar a segunda pista pra trafegar os dados, tornando o sistema mais fluido e tendo estabilidade de FPS e melhor framerate, que é o tempo que cada frame leva para ser substituído.

Postado

@zzMDMzz com tamanhos diferentes, a partir de alguns modelos DDR2, e toda DDR3 e DDR4 já utilizam um recurso que vai ativar o modo Dual Channel Dinâmico (Flex) o processador lê cada slot r divide os canais de tamanhos pelo módulo menor.

Por exemplo:

* Coloquei 4GB no Slot A1 do RYZEN 3 2200G.

O processador verifica que no canal B a quantidade é 0MB e utiliza tudo em Single Channel.

* Depois coloquei mais pente de 8GB no slot B1. Ai o processador verifica que a quantidade de RAM no canal B > A e valida 4+4 em Dual Channel e os 4GB do canal B para Single Channel.

Só peço que caso eu tenha falado algo incoerente, avisem por favor, mas basicamente é isso que acontece.

Tenho aqui um dos PCs da empresa com essa configuração de 4+8GB que muita gente desatualizada diz que não funciona o Dual Channel, mas é só abrir o CPU-Z e o Dual Channel está lá (é nesse modelo Dinâmico que informei)

• Coordenador
Postado
Em 16/10/2019 às 14:35, zzMDMzz disse:

Mas voltando ao assunto, dual-channel e single tem muita diferença no desempenho?

Veja este tópico:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...