Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na fonte Pichau Nidus 500W? Barulho ao chover e gabinete energizado


Posts recomendados

Saudações a todos

 

Recentemente adquiri um PC na pichau e por enquanto estava tudo bem ate eu reparar num seguinte barulho vindo da fonte(acho)

 

Quando não está chovendo , pc tudo ok sem barulho nada

 

Mas quando ocorre uma chuva, uma garoa que seja , minha fonte começa a fazer um barulho inexplicavel ( tanto o PC ligado como desligado)

 

Parece uma ventoinha que vai se intensificando com a medida da chuva(um dia choveu meio forte e parecia q o pc ia explodir parecia um barulho de fan bem alto)

 

Mas não chega a ser a fan pois testei hoje quando choveu e o fan não se mexe quando o barulho ocorre

 

Eu fiz os testes, o PC desligado mas na tomada com a chave da fonte ligada faz barulho, desligando a chave o barulho para

 

A fonte é uma gaming nidus da pichau 500w

 

Meu pc também apresenta os seguintes problemas : O gabinete as vezes da choque , o teclado as vezes acende o RGB quando a luz do meu quarto é acendida e o teclado também acende o RGB quando se aperta alguma tecla(PC desligado) ou até mesmo quando coloco/retiro o plug USB dele do PC

 

Minha casa não possui aterramento

 

Será algum problema na fonte ou na minha casa? Faz pouco tempo que possuo ele e estava pensando em um RMA caso realmente seja a fonte

 

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Bom dia, n faz sentido nenhum ligar a luz do quarto e o pc fazer algo, ou ele ta possuido ou a energia/fiação da sua casa ta horrivel. '-', se fosse a fonte ele ia desligar quando tivesse exigindo muito do pc tipo jogando usando 100% da gpu. mas vamos esperar mais gente comentar o que pode ser, sobre o gabinete dar choque n é apenas estatica? ou da choque direto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ocasionalmente ele da choque mas eu nem ligo muito pra isso

deve ser por causa do aterramento

eu estou realmente preocupado com esse barulho da fonte

mas meu pc ja rodei jogos pesados e nada(ate nos dias com chuva)

seria so esse ruido q nao faço ideia do q possa ser e esta me preocupando

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Em energia sou bem leiga, mas minha ideia é, qto mais quente a fonte fica maior a rotação do cooler dela, se sua energia ta ruim e provavelmente oscilando muito logo ela esquenta muito e assim aumentando a rotação dela, e talvez nos dias de chuva o problema da sua energia piora. melhor esperar alguem q entende desse assunto kkkkkk talvez o que falei nem tem nada aver '-'

ah e não esqueça nao use estabilizador use filtro de linha de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 Basicamente é isso o que a fonte faz transformar a corrente da tomada em corrente já nas tensões corretas, usadas pelos componentes. Ela serve também como uma última linha de defesa contra picos de tensão e instabilidade na corrente, então n faz sentido gerar mais calor com um maior esforço para estabilizar a corrente? kkkk porém se sua energia ta ruim e não queimou mais nada na sua casa pode ser só a fiação '-' ou até mesmo a tomada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheuspc1995 ah sim, se  você n desligar o modo hibernação a energia continua passando na fonte e por isso q o meu mouse ficava ligado, mas minha fonte n faz barulho nem ligada nem desligada com o modo hibernar, porém fonte fazer barulho com pc desligado ja é algo estranho bem suspeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim

 

fico nessa duvida agora

 

sera q realmente tem algo na fonte ou é a energia da minha casa

 

teria algum dispositivo semelhante ao da fonte para avaliar o comportamento? aqui em casa tem tv ,ps4 e nenhum apresentou algum problema parecido e nenhuma modificaçao na energia nesse meio tempo. minha tv faz uns 8 anos e meu ps4 uns 5 sem nenhum problema

 

mas tanto ligado como desligado o barulho aparece

 

teve um dia que choveu muito forte, o barulho tava muito intenso(pc ligado mas idle)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matheuspc1995 Pode ser que a tomada onde está ligado o seu computador esteja com a polarização invertida. Veja como deve ser:

 

image.png

 

Esse é um erro muito comum e provoca os sintomas que você relatou. Os outros equipamentos que você testou foram ligados nessa exata mesma tomada? E o computador, já ligou em outra tomada para ver se o problema ainda ocorre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, KairanD disse:

@Matheuspc1995 Pode ser que a tomada onde está ligado o seu computador esteja com a polarização invertida. Veja como deve ser:

 

image.png

 

Esse é um erro muito comum e provoca os sintomas que você relatou. Os outros equipamentos que você testou foram ligados nessa exata mesma tomada? E o computador, já ligou em outra tomada para ver se o problema ainda ocorre?

 

Pior que minha tomada está invertida mesmo

 

Meu monitor também está ligado em uma tomada invertida mas não apresenta esse tipo de problema

 

Computador liguei em outra tomada invertida do meu quarto mesmo problema

 

Nenhum outro dispositivo apresenta esse comportamento(mas a maioria não usa a tomada de 3 pinos)

 

Eu tenho uma tomada corretamente instalada na sala vou testar para ver

 

Mas será q isso pode ser por causa do aterramento? eu pensei q o aterramento so previnia os choques

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!