Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com BIOS corrompida?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Henrique - RJ,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Depois de vários pequenos problemas (windows 10 instável, configurações da BIOS zerando), decidi verificar o site da Intel em busca de update da BIOS, já que a minha versão era muito antiga, compatível com o WINDOWS VISTA.

Logo vi uma atualização mais recente que prometia: suporte ao windows 8, aprimoramento de vídeo Intel HD, o logo apareceria no boot,ao envés da janela azul do windows.

Baixei, e coloquei no pendrive.

Reiniciei apertando F7 e especifiquei o local do arquivo .BIO e confirmei.

Após 2min o computador "reiniciou" porém não dá vídeo, não ativa o teclado, e tem duas luzes no gabinete, uma Power e outra HD. Somente a HD liga, e liga por 3s, depois o único vestígio de vida são as ventoinhas, que continuam ligadas.

Tirei a bateria CMOS e estou esperando para ver se volta a funcionar, já tentei trocar o jumper.

 

Modelo: Intel Desktop Board DH61AG

 

Se alguém tiver alguma dica ou pergunta, só escrever

Pfv me ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@19Théo Boa tarde.
Informe o setup completo, por favor, para que algum colaborador do fórum consiga avaliar e quem sabe auxiliar.
Informe também a versão da BIOS para qual foi atualizada e, se possível, a que havia anteriormente.
Pegou a BIOS de qual site? Podendo, também informe.

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira Windows 10 pro UEFI

 

3 HD, sendo 1 250 GB (boot), outro de 1tb (videos) e outro de 2tb (jogos)

Intel core i3 2100

12Gb de RAM sodimm dual-channel (pente de 4 e pente de 8 )

Gabinete genérico, acredito que não faça diferença, mas bem refrigerado, CPU não passa de 70 C em uso extenso

Bios baixada pelo próprio site de suporte Intel, tentei a opção via .exe mas quando abri dava um erro indicando q o Windows 10 não é suportado, logo fui pela opção .bio

Posso estar errado, mas a versão anterior era a 046, e tinha update até a 199 (acho), mas para flashear a 199 tinha q ter a 099 instalada, e foi essa q deu erro.

Era pra ser 2 flash, primeiro da 099 dps da 199.

Qualquer outra coisa, só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@19Théo Amigo, foi esta a BIOS usada na atualização?

https://downloadcenter.intel.com/pt-br/product/54875

 

Abaixo o link da página com os manuais da placa-mãe:

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000021057/boards-and-kits/desktop-boards.html


 

Eu conseguindo algo mais retorno para tentar ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ @Henrique - RJ @Daianne Limeira Henrique, tentei sem HD conectado e apenas um pente de RAM (alternei os dois), apenas ligado teclado, DVI para vídeo e energia... E nada.

A única coisa que mudou é que desta vez não acendeu a luz do HD, nem a luz do Power.

A única coisa que indica energia são os coolers, tanto do processador quanto do gabinete

Algo curioso que testei foi ligar sem memória RAM, depois recolocar, mas não deu certo.

Não usei nenhuma Beta. Apenas as oficiais.

.

Daiane, sim, foi exatamente de onde baixei e segui o tutorial dado no site para a realização.

Obrigado pelo site com os manuais, não sabia que tinha.

.

Galera, também vi que não posso pedir ajuda para a Intel, já que a minha placa foi descontinuada, mas não tenho interesse em uma nova pois ele tem tudo que preciso (Office, Gimp, Vegas Pro e um grande espaço para músicas e filmes)

O tutorial de tirar a bateria, esperar 3h e religar não deu certo. O tutorial do jumper também foi um fracasso.

Tenho um certo conhecimento com esse tipo de procedimento, e acho que o PC pode ter achado uma inconsistência durante a instalação, e abortado. Por isso pode ter corrompido dados na BIOS.

A pergunta é: como refazer se ele não dá vídeo nem teclado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/23727/Atualiza-o-do-BIOS-AGH6110H-86A-?product=54875

 

image.thumb.png.97428b9b42281679cea8785eb6a9060a.png

 

 

Qual versão do Windows está no HD que você tá tentando inicializar a máquina, ou a que usou para fazer a atualização?
Reli a inicial: Windows 10.
Ok.

Usa placa de vídeo?
Quando liga sem a memória não bipa?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daianne Limeira Não uso placa de vídeo, pois tem apenas slot para PCIe 4x e não conheço nenhuma que usa essa tecnologia (se você souber me fala q se eu botar pra funcionar de novo vou querer jogar com FPS melhor nele kkk) mas uso dois monitores, um no DVI e outro no HDMI. Já testei na TV e em outro monitor, o problema não são eles. Também tentei somente no DVI, fracasso.

@Henrique - RJ Não tentei, na verdade nunca ouvi falar. Vou procurar no YouTube como fazer e farei assim que possível.

adicionado 2 minutos depois

@Daianne Limeira já entrei nesse site antes mesmo da criação do tópico. Infelizmente os guias não deram certo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Não tenho papel alumínio agora, vou comprar amanhã. Mas já deixei a placa pronta, está sem processador, sem RAM, sem placa de wi-fi e sem bateria CMOS. Os HDs e os cabos de energia/leds apenas desconectei.

Amanhã pelo q vi é só embrulhar em papel alumínio de forma que fique todos os contatos fiquem furados por baixo da placa para descarregar os capacitores. Envés de fazer por 3h, pesquisei que as chances de sucesso aumentam depois de 12h, então deixarei por aproximadamente 18h a 24h.

Me corrija se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@19Théo

 

Perfeito !!!

 

Eu já deixei 3 dias mas com 3h também obtive resultado. Você pode deixar por 3h e se não resolver deixe por 12h e se ainda não, por 3 dias é a minha sugestão. Esta última opção me foi passada por uma antiga assistência aqui do bairro.

 

Já recuperei umas três ou quatro placas desse jeito, até placa de rede o que indica que o problema deve ocorrer em algum chip porque essas porcarias são constituídas de nanotransistores os quais têm um componente magnético dentro deles ou seja, são como chips de memória e se você já fez teste disso com software sabe que podem ocorrer vários tipos de defeito desde falhas passando por uma espécie de curto etc etc etc ( hipóteses ... ). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 19Théo disse:

@Henrique - RJ Só uma pergunta. Você acha que essa técnica também vai restaurar a BIOS ao estado que estava antes? Porque foi logo depois de uma atualização mal-sucedida… 

 

O curto de hardman é só para ter certeza que o problema foi na atualização do BIOS que é o que está parecendo já que isso aconteceu logo após esse serviço mas os próprios fabricantes já avisam que só se deve fazer a atualização em último caso já prevendo problemas.

 

Tem quem troque o chip já com o firmware instalado. Pode até comprar o chip já gravado e pedir a uma eletrônica que faça mas tem que perguntar se fazem ou não senão você fica com o chip na mão.

 

Isso é o que eu sei até o momento sobre esse assunto de tantos anos frequentando fóruns e fazendo alguns consertos pra mim mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O chips do BIOS, pelas fotos que achei dela, é soldado. Está logo acima do slot mini-PCIe menor. Quem for fazer o trabalho de regravá-lo, precisará de um adaptador ("clip") SOIC8 para programação no local. Ou, se for miserável como eu... 🙈

 

https://caixaseca.blogspot.com/2014/07/chupeta-no-bios.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ @Marcos FRM Galera, fiz o tal curto de hardman e está igual. Tenho certeza de que encaixei em todas as pontas, tirei todos os componentes, deixei em cima de uma tábua de madeira por 18h e está igual (antes igual do que pior), mas não sei o que fazer, moro em Jundiaí - SP, se for o caso, sabem de alguém que troque o chip da BIOS e grave a última versão nesse chip? Quanto eu esperaria pagar por isso? Há algum outro método ainda não citado para fazer em casa?

Obrigado pela ajuda

IMG-20191021-WA0085.jpeg

IMG-20191021-WA0086.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Henrique - RJ @Marcos FRM @Daianne Limeira Obrigado a todos por ajudarem. 

Infelizmente levei em dois técnicos na minha cidade, ambos disseram que o meu modelo é tanto Intel quanto HP.

Acaba por ter duas BIOS, mas apenas a da Intel é gravável, a HP não liberou cópias para essa BIOS. Peguei uma outra placa-mãe, da ASUS, instalei drivers e está 100% funcionando (até alguns jogos estão com mais FPS)

Posso dizer que o meu problema foi RESOLVIDO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São incompetentes. A imagem do BIOS está lá no site da Intel. Tendo as ferramentas adequadas, no máximo terão que remover eventual preenchimento do arquivo (alguns formatos possuem bytes adicionais que não fazem parte da imagem do BIOS) e gravar no chip, que está identificado na placa.

 

De qualquer forma, pelo menos achou outra placa compatível (suponho com o mesmo soquete de processador). 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...