Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, sou novo aqui mas tenho um problema desde que troquei algumas partes do meu computador, espero que possam me ajudar por favor.

Seguinte, a configuração atual é esta:

Processador AMD FX-6300 3.50GHz de seis núcleos

2x4gb Memória Corsair Vengeance 1600MHz

MB ASRock N68-S3 FX

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450

NVIDIA GeForce GTX 550 Ti 1GB, GDDR5 PCYes

Enfim, o PC é novo e todos os componentes atuais foram comprados recentemente, porém durante a execução de jogos como CS:GO, LoL ou Civilization 6 o FPS cai drasticamente durante uma ação onde muito ocorre em tela, como muitos bonecos no CS:GO ou ao olhar diferentes partes do mapa. Ao jogar é notável que mesmo com a resolução de tela e gráficos reduzidos o FPS nunca sobe acima de 40, as vezes beirando 30 ou 25 antes de entrar em um pico em que o jogo trava voltando ao normal 2-5 segundos depois. Achei que poderia ser culpa de aquecimento, então instalei uma FAN no gabinete, que é relativamente pequeno, afim de tentar verificar se era o caso, mas nada.

Ao jogar os mesmos jogos, exceto CIV 6, com a mesma placa de vídeo porém em uma MB diferente o resultado foi o esperado, com desempenho alto mesmo quando aumentava a resolução e gráficos, com o FPS de ambos ultrapassando fácil 150, em comparação aos 35-40 passados. O que intriga é que mesmo os componentes sendo novos isto ocorre. Seria causa do gabinete que pode não estar oferecendo uma circulação de ar decente ou há incompatibilidade entre os mesmos?

• Moderador
Postado

@Bayeuxy Você deve fazer um monitoramento dos componentes usando o MSI Afterburner (Tem vários tutoriais no youtube) e verificar se algum deles chega a 100% de uso, caso sim, esse componente é o gargalo. Mas já adianto que pelo descrito acho que o problema é o processador.

Eu dei uma olhada no site da fabricante da sua placa-mãe, e lá não informa se a entrada PCI Express x16 dela é 3.0 ou 2.0, caso seja 2.0 isso que pode ser o gargalo (Apesar de que eu acho que essa placa de vídeo não exige o limite total da 2.0) mas é bom verificar.

Postado

Vou fazer os testes utilizando o Afterburner, mas em questão a entrada PCI da placa-mãe, ela é sim PCI 2.0. Não consegui compreender ou achar algo sobre ao pesquisar sobre o porque de, talvez, este ser o problema. E acabei de me recordar que 1 semana atrás, quando as peças novas chegaram, esqueci de conectar o cooler do processador a placa-mãe, e logo após ligar o PC o mesmo super aqueceu e forçou a desligar todo o sistema. Pode isso ter causado algum tipo de dano permanente ao mesmo, visto sua suspeita de ele talvez ser a causa dos gargalos?

• Moderador
Postado

@Bayeuxy O problema do PCI 2.0 ser o gargalo é que ele só tem metade da largura de banda do 3.0, resumindo: ele é 50% mais lento que o PCI Expres 3.0. 

image.png.0d382e815f05a50908403339df5b1424.png

Em questão do processador ser o gargalo, não me referia a problemas nele e sim que ele pode estar trabalhando no seu limite, ou seja, 100% da sua capacidade. Mas já que mencionou que esqueceu de ligar o cooler, e ele desligou o PC, isso pode ter o danificado sim, mas é pouco provável visto que o processador tem um mecanismo que desarma em caso de temperatura muito elevada.

Postado

Realizei alguns testes no Afterburn com resolução e gráficos altos. O FPS se mantinha como esperado entre 130-140, mas em um intervalo de 3 a 7 minutos sempre ocorria uma queda brusca do uso da CPU, passando de uma média de 75 para 10-15. Não sei se a causa dos gargalos é por conta do erro ***** que eu fiz enquanto montava o pc ou se o há incompatibilidade entre a placa-mãe e a placa de vídeo

Postado

@Bayeuxy

Essa placa-mãe ê incompatível com essa CPU, além de ter uma construção horrível.. O VRM dela é fraco e exposto, superaquece e, pra não fritar, quebra as pernas do processador.. Essa placa-mãe nunca deveria ter liberada pra processadores FX..

A coisa do PCI-EX citada é totalmente irrelevante..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!