Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo com GTX 550 Ti apresentando baixo desempenho


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui mas tenho um problema desde que troquei algumas partes do meu computador, espero que possam me ajudar por favor.

Seguinte, a configuração atual é esta:

 

Processador AMD FX-6300 3.50GHz de seis núcleos

2x4gb Memória Corsair Vengeance 1600MHz

MB ASRock N68-S3 FX

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450

NVIDIA GeForce GTX 550 Ti 1GB, GDDR5 PCYes

 

Enfim, o PC é novo e todos os componentes atuais foram comprados recentemente, porém durante a execução de jogos como CS:GO, LoL ou Civilization 6 o FPS cai drasticamente durante uma ação onde muito ocorre em tela, como muitos bonecos no CS:GO ou ao olhar diferentes partes do mapa. Ao jogar é notável que mesmo com a resolução de tela e gráficos reduzidos o FPS nunca sobe acima de 40, as vezes beirando 30 ou 25 antes de entrar em um pico em que o jogo trava voltando ao normal 2-5 segundos depois. Achei que poderia ser culpa de aquecimento, então instalei uma FAN no gabinete, que é relativamente pequeno, afim de tentar verificar se era o caso, mas nada.

Ao jogar os mesmos jogos, exceto CIV 6, com a mesma placa de vídeo porém em uma MB diferente o resultado foi o esperado, com desempenho alto mesmo quando aumentava a resolução e gráficos, com o FPS de ambos ultrapassando fácil 150, em comparação aos 35-40 passados. O que intriga é que mesmo os componentes sendo novos isto ocorre. Seria causa do gabinete que pode não estar oferecendo uma circulação de ar decente ou há incompatibilidade entre os mesmos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bayeuxy Você deve fazer um monitoramento dos componentes usando o MSI Afterburner (Tem vários tutoriais no youtube) e verificar se algum deles chega a 100% de uso, caso sim, esse componente é o gargalo. Mas já adianto que pelo descrito acho que o problema é o processador.

 

Eu dei uma olhada no site da fabricante da sua placa-mãe, e lá não informa se a entrada PCI Express x16 dela é 3.0 ou 2.0, caso seja 2.0 isso que pode ser o gargalo (Apesar de que eu acho que essa placa de vídeo não exige o limite total da 2.0) mas é bom verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer os testes utilizando o Afterburner, mas em questão a entrada PCI da placa-mãe, ela é sim PCI 2.0. Não consegui compreender ou achar algo sobre ao pesquisar sobre o porque de, talvez, este ser o problema. E acabei de me recordar que 1 semana atrás, quando as peças novas chegaram, esqueci de conectar o cooler do processador a placa-mãe, e logo após ligar o PC o mesmo super aqueceu e forçou a desligar todo o sistema. Pode isso ter causado algum tipo de dano permanente ao mesmo, visto sua suspeita de ele talvez ser a causa dos gargalos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bayeuxy O problema do PCI 2.0 ser o gargalo é que ele só tem metade da largura de banda do 3.0, resumindo: ele é 50% mais lento que o PCI Expres 3.0. 

 

image.png.0d382e815f05a50908403339df5b1424.png

 

Em questão do processador ser o gargalo, não me referia a problemas nele e sim que ele pode estar trabalhando no seu limite, ou seja, 100% da sua capacidade. Mas já que mencionou que esqueceu de ligar o cooler, e ele desligou o PC, isso pode ter o danificado sim, mas é pouco provável visto que o processador tem um mecanismo que desarma em caso de temperatura muito elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei alguns testes no Afterburn com resolução e gráficos altos. O FPS se mantinha como esperado entre 130-140, mas em um intervalo de 3 a 7 minutos sempre ocorria uma queda brusca do uso da CPU, passando de uma média de 75 para 10-15. Não sei se a causa dos gargalos é por conta do erro ***** que eu fiz enquanto montava o pc ou se o há incompatibilidade entre a placa-mãe e a placa de vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bayeuxy

 

Essa placa-mãe ê incompatível com essa CPU, além de ter uma construção horrível.. O VRM dela é fraco e exposto, superaquece e, pra não fritar, quebra as pernas do processador.. Essa placa-mãe nunca deveria ter liberada pra processadores FX..

 

A coisa do PCI-EX citada é totalmente irrelevante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...