Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 9, cooler in box vem com cabos, para que serve?


misterjohn

Posts recomendados

As antigas placas para AMD era perigoso instalar um cooler, tinha que usar chave de fenda e muita gente liquidou com placas por causa disso, as coisas mudaram ficou mais fácil de instalar seja AMD ou Intel, mas eu comprei o Ryzen 9 e ele veio com o cooler in box com 2 cabos, um deles até parece USB, mas para que servem?

O dissipador veio com o tal de "elastômero" pelo menos esse é o nome que sempre ouvi falar, mas independente do nome, devo remover e instalar uma pasta térmica mais decente ou essa é adequada? A pasta que tenho é a Pasta térmica Mx-4 Artic, seria melhor do que a fornecida?

201559 SrWRizk.jpg

 

201608 7UQqRnr.jpg

 

 

6ZMfCa6.jpg

 

NFDB5M9.jpg

 

uZXKj1b.jpg

 

zDX21VV.jpg

 

QnaMsgm.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn A ponta que aparece na 3 imagem com 4 furos é do led.

 

Não sei quanto as demais cabos e onde se encaixam, mas por ser um cooler com led ele teria esses cabos para a ligação.

 

Em coolers de processadores mais parrudos com led virá cabos extras.

 

Quanto a pasta térmica, você pode usar a que está no dissipador do cooler mesmo, ele já dá conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem minha falha, o plug de alimentação do  fan eu não fotografei, mas farei isso, eu também não reparei soquetes no conjunto fan/dissipador, vou ollhar de novo.

Obs: Mas se para funcionar basta conectar o cabo na placa-mãe já era, esse negócio de "luzinha" não é comigo, não vou ficar olhando para o gabinete...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da primeira foto é bem provável que ele vá em algum header USB 2.0 da placa-mãe, e se o cooler da AMD for minimamente parecido com um dos cabos dos water coolers da Corsair, esse cabo serve pra permitir o gerenciamento do cooler por software, como rotação, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei com mais calma e existem dois conectores para esses cabos, agora resta saber onde liga na placa-mãe se é que vale a pena, e possue também uma chave H e L que sugere Hight (alto) e Low (baixo) no caso a rpm penso eu, mas eu sou contra alterar ou controlar fans principalmente de processador, penso que ele tem que ficar no "automático" para que ao ser exigido ele forneça ventilação suficiente, quem não quer barulho use um tablet, notebook, celular...kkk

Interessante que os conectores vem com guarda pó, segue as imagens e também do conector de alimentação com aparente 4 pinos, como o cabo é dentro da malha não dá para saber quantos fios tem.

 

- Guarda pó, chic...

eACHZ7I.jpg
 

- Os dois conectores sendo um maior que o outro.

 

ngqWqtn.jpg
 

Chave de seleção Low e Hight (Creio que seja controle de rpm)

 

11AFZaH.jpg
 

Conector de 4 pinos de alimentação do fan

 

DdETYnj.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn É só conectar esse de 4 pinos mesmo que o fan roda, inclusive, você pode até testar ligando em SYS_FAN, funciona também da mesma forma.

 

Quanto a fios, é 4, afinal são 4 pinos.

 

As outras conexões não sei para que seria, nem o botão L H que nunca tinha visto que tem em cooler de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conector 1: Conector USB interno da placa-mãe caso nao tenha outra maneira de controlar o rgb pela sua placa

Conector 2: Caso sua maquina nao tenha 4 pin pwn ele tem esse de 3pin

Conector 3: Conector rgb tradicional

Conector 4: Conector pwm

 

H/L controle a velocidade maxima da fan, eu deixaria em H, visto que sua placa-mãe vai controlar a velocidade mesmo...

 

Na sua placa tuf x570, voce usara o conector 3 e 4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Brc disse:

Conector 1: Conector USB interno da placa-mãe caso nao tenha outra maneira de controlar o rgb pela sua placa

Conector 2: Caso sua maquina nao tenha 4 pin pwn ele tem esse de 3pin

Conector 3: Conector rgb tradicional

Conector 4: Conector pwm

 

H/L controle a velocidade maxima da fan, eu deixaria em H, visto que sua placa-mãe vai controlar a velocidade mesmo...

 

Na sua placa tuf x570, voce usara o conector 3 e 4.

 

No caso se for usar o RGB é melhor usar o conector USB do que o conector RGB tradicional (o de 4 pinos redondos).

 

O tradicional só deve ser controlado pelo software da placa-mãe, já o USB pelo software AMD Wraith Prism (que possui mais configurações do RGB). Pelo menos é o que eu uso no meu 3700X.

 

https://landing.coolermaster.com/pages/amd-ryzen-wraith-prism-rgb-software/

 

Quando instalei aqui não sabia e conectei os 2 (RGB e USB), aí ficou bugado, numa rápida pesquisa no google vi que teria que deixar só um ligado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pico, grato pela participação e explicação, mas primeiro, não sei o que é RGB....kkk (não sou estudioso e nem pesquisador de hardware) , segundo eu sou da opinião que não se deve mexer em fan de processador no sentido de interferir na rpm, eu tinha um cooler Volcano da Thermaltake em um Athlon e ele veio com uma lâmina que era instalada entre o processador e o dissipador, e também vinha com um potenciômetro para regular a velocidade, eu morava em um sobrado, o pc ficava no andar de cima, à noite quando tudo ficava em silêncio devido ao horário, do andar inferior dava para ouvir o danado, parecia um motor de bomba de água de prédio, era o "the best" no tempo, mas nunca mexi em regulagem.
Esse software que você postou é da cooler master, funciona com outros?
Meu windows é o 7 e ele é para o 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, misterjohn disse:

não sei o que é RGB....kkk

É a parte do led e toda aquela coisinha de coloração, mistura uma cor com outra e vem uma nova, pra ficar mais simples e mostrar que dá para fazer um carnaval no pc, coloca logo o nome RGB.

 

7 minutos atrás, misterjohn disse:

Meu windows é o 7 e ele é para o 10.

Se vai montar um pc com processador novo terá de migrar para windows 10.

 

Não há suporte para windows 7 nos Ryzen e nem tem drivers, além das atualizações de segurança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei que era esse papo de "luzinha" sinceridade, acho uma p***** besteira, com todo respeito a quem usa, falo por mim, o mesmo penso em "gabinete gamer" ou qualquer outra palhaçada que quiserem chamar, eu só olho para o gabinete uma vez, é na hora de ligar, para desligar, após encerrar normalmente, desligo a régua de tomadas, a da boa, esqueci o nome agora...meu gabinete tem tampa lateral de acrílico porque veio, escolhi ele pelo tamanho, por isso quis dizer que veio....meu WC muda a cor do nome no bloco....para que vou ficar mudando isso???

Sobre migrar para o windows 10, quando comprei um note com windows 8 e quis colocar o XP, ouvi da ACER que não era possível, com o S.I.W levantei os dados internos, de posse deles, pesquisei os fabricantes diretamente e obtive os drivers, rodei o XP na maior, em sua totalidade, não ficou nada sem operar...o mesmo farei agora antes de partir para o odiado windows 10, ai usarei o Easy Driver digo isso porque em outras ocasiões, já baixei drivers do fabricante A que funcionou no produto B normalmente, pelo menos vou tentar, ainda tem o plano B, mas não sei se vale muito a pena...usar o Windows 7 no Oracle VM VirtualBox, mas não quero também gastar uma nota e usar um sistema "quadrado", relutei em sair do XP depois de mais de 10 anos, mas aderi ao 7 e acabei gostando, isso porque ele tem um jeitão de XP no seu funcionamento, agora o 8 e 10 foge totalmente do modo de ser...mas se não tiver jeito vou para o sacrifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!