Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ai tenho uma fonte de 12v 0,3a gostaria de saber quantos ohms preciso para ter 3v e qual sera a amp resultante

agradeço se alguem puder me explicar !

• Membro VIP
Postado

Tem 12V disponível e quer obter 3V, então, você precisa saber qual será a corrente da carga que vai ligar para poder calcular o valor do resistor. Essa corrente x o resistor deverá ser igual a 12v - 3V = 9V.

T+

Postado

É só usar um regulador de tensão de 5V(CI-7805), ele vai regular os 12V da entrada para 5V na saída. Como você quer 3V é só ligar na saída dois diodos 1N4007 em série com a sua carga(aparelho) assim a tensão de 5v vai cair para 3.8V, pode ligar tranquilo que funciona legal.

Postado

Ai valeu !

mas tenho q reduzir a tensão de 12v 0,3a para 3v usando resistores e queria saber a corrente resultante !

gostaria de saber como calcular tipo se preciso levar em conta a resistencia da fonte ou não

ou se é so usar um resistor

estou começando a ler ums livro que ensinam eletrônica mas la não tem informaçaoes como estas se tenho q levar em conta a resitencia da fonte e outras coisas

se alguem puder me explicar obrigado !

obrigado

• Membro VIP
Postado

Rapaz

Tá causando uma certa confusão!

Quando diz querer reduzir 12V a 3V 0.3a!!!!!!!!! O que pretende dizer com isso?

Quando se tem uma fonte em vazio que mede 12V e coloca-se um resistor em série na saída, mantendo-se ainda sem carga, ao medir-se com o voltímetro, acusará 12V, visto que o voltímetro tem resistência infinita(teoricamente) e portanto, não há circulação de corrente produzida pela fonte.

O que seria esse 0,3A? Seria a corrente que a fonte é capaz de fornecer? Seria a corrente que sua carga vai consumir? Ou o quê?

Já foram postadas soluções para o seu problema e ainda continua perguntando a mesma coisa!!!!!

Esclareça o que quer, por favor!

Postado

Gostaria de saber como calcular isso !

0.3 ampers e 10 ohms resultaria em 3v