Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ai tenho uma fonte de 12v 0,3a gostaria de saber quantos ohms preciso para ter 3v e qual sera a amp resultante

agradeço se alguem puder me explicar !

• Membro VIP
Postado

Tem 12V disponível e quer obter 3V, então, você precisa saber qual será a corrente da carga que vai ligar para poder calcular o valor do resistor. Essa corrente x o resistor deverá ser igual a 12v - 3V = 9V.

T+

Postado

É só usar um regulador de tensão de 5V(CI-7805), ele vai regular os 12V da entrada para 5V na saída. Como você quer 3V é só ligar na saída dois diodos 1N4007 em série com a sua carga(aparelho) assim a tensão de 5v vai cair para 3.8V, pode ligar tranquilo que funciona legal.

Postado

Ai valeu !

mas tenho q reduzir a tensão de 12v 0,3a para 3v usando resistores e queria saber a corrente resultante !

gostaria de saber como calcular tipo se preciso levar em conta a resistencia da fonte ou não

ou se é so usar um resistor

estou começando a ler ums livro que ensinam eletrônica mas la não tem informaçaoes como estas se tenho q levar em conta a resitencia da fonte e outras coisas

se alguem puder me explicar obrigado !

obrigado

• Membro VIP
Postado

Rapaz

Tá causando uma certa confusão!

Quando diz querer reduzir 12V a 3V 0.3a!!!!!!!!! O que pretende dizer com isso?

Quando se tem uma fonte em vazio que mede 12V e coloca-se um resistor em série na saída, mantendo-se ainda sem carga, ao medir-se com o voltímetro, acusará 12V, visto que o voltímetro tem resistência infinita(teoricamente) e portanto, não há circulação de corrente produzida pela fonte.

O que seria esse 0,3A? Seria a corrente que a fonte é capaz de fornecer? Seria a corrente que sua carga vai consumir? Ou o quê?

Já foram postadas soluções para o seu problema e ainda continua perguntando a mesma coisa!!!!!

Esclareça o que quer, por favor!

Postado

Gostaria de saber como calcular isso !

0.3 ampers e 10 ohms resultaria em 3v

mas não sei como utilizar isso para calcular como transformar 12v em 3v

vou explicar tudo nos minimos detalhes tenho uma fonte corrente continua com tensão de 12v e corrente de 0.3 amperes

e quero saber como obter 3v através desta fonte e qual resistor eu utilizaria para isso !

gostaria q alguem q entede de eletrônica me explicase !

quer dizer q se eu colocase esse resistor de 10 ohms eu teria 3v 1.20 amps ?

estou certo ou errado isso q eu gostria de saber !

preciso de explicaçao !

Postado

eu sei q estou errado é por isso q estou pedindo explicação !

so quero saber calcular !

pode ser qualquer tensão qualquer resitencia,qualquer amp, qualquer potencia não importa so quero uma explicAÇAO !

Postado

sou tecnico em montagem e manutençao de pcs e queria aprender eletrônica começei a ler um curso básico de eletrônica e minha primeira duvida foi essa

amigos eu não entendo nada de eletronca to mais perdido que cego em tiroteio

• Membro VIP
Postado

Vou tentar de novo da forma que entendi!

Tem uma fonte que fornece 12V DC com capacidade de corrente(corrente) de 0.3A. Então, quer baixar essa tensão para 3V DC, certo?

Ocorre que só com o resistor, não vai baixar nada! Explico. Quando colocar o resistor, em série com a saída da fonte, ainda não vai baixar! Por quê? Por quê enquanto não aplicar uma carga, fechando o circuito, não vai circular nenhuma corrente. E assim, os 12V continuarão presentes na saída.

Agora, vamos aplicar uma carga na fonte e pelo que entendi, será alimentada em 3V. A fonte só pode entregar uma corrente máxima de 0.3A e portanto, considerando que seja esse valor que sua carga irá consumir, teremos o seguinte valor de R:

Pela Lei de Ohm

V = R x I > R = V / I

R = 9 / 0.3 = 30 ohms

Veja agora que com esse valor de 30 ohms, a queda de tensão(tensão) nele será:

V = R x I = 30 x 0.3 = 9V assim,

12V = 9V + 3V(tensão da carga).

Lembre-se que a queda de tensão em R depende do valor dele e da corrente.

Se não entendeu agora, faça o seguinte:

Vá na farmácia mais próxima, compre meia dúzia de Gardenal e tome tudo de uma vez só! :D

Postado

O trafo 12 Volts (transformador) com corrente de 0.3 amperes se voce reduzir a tensão para 3 volts. a corrente continua a mesma 0.3 amperes....

Só vai mudar a corrente se o trafo tiver tomada central e ela não for utilizada....ou seja trafo com secundario de tres fios...

• Membro VIP
Postado

Usar resistou para baixar a tensão é complicado... Só funciona caso a corrente da carga seja exata e constante.

O melhor é usar um regulador de tensão, pode ser um circuito integrado 7803 ou semelhante, ou um circuito regulador com diodo zener.

• 12 anos depois...
Postado

Bom dia, queria ligar o controle do portão(3v) no farol alto do carro(12v).

Queria saber como fazer o esquema.

Pois quando o controle do portão é 12v eu ligo direto sem problema algum.

Desde já obrigado

• 11 meses depois...
Postado

Lei de ohms onde R e resitencia

V e a tensão ou voltage e i e a corrente ou amperes então lei de ohm

R=v÷i 

12-3 volts =9

9÷0,30=300 ohms que sera o valor do resistor  lembrando que 1 ohm equivale a queda de 1 volt por 1 ampere e que um resitor de 1k =1000 ohms

adicionado 11 minutos depois
Em Tuesday, October 12, 2004 às 02:47, Meiraneto disse:

Vou tentar de novo da forma que entendi!

Tem uma fonte que fornece 12V DC com capacidade de corrente(corrente) de 0.3A. Então, quer baixar essa tensão para 3V DC, certo?

Ocorre que só com o resistor, não vai baixar nada! Explico. Quando colocar o resistor, em série com a saída da fonte, ainda não vai baixar! Por quê? Por quê enquanto não aplicar uma carga, fechando o circuito, não vai circular nenhuma corrente. E assim, os 12V continuarão presentes na saída.

Agora, vamos aplicar uma carga na fonte e pelo que entendi, será alimentada em 3V. A fonte só pode entregar uma corrente máxima de 0.3A e portanto, considerando que seja esse valor que sua carga irá consumir, teremos o seguinte valor de R:

Pela Lei de Ohm

V = R x I > R = V / I

R = 9 / 0.3 = 30 ohms

Veja agora que com esse valor de 30 ohms, a queda de tensão(tensão) nele será:

V = R x I = 30 x 0.3 = 9V assim,

12V = 9V + 3V(tensão da carga).

Lembre-se que a queda de tensão em R depende do valor dele e da corrente.

Se não entendeu agora, faça o seguinte:

Vá na farmácia mais próxima, compre meia dúzia de Gardenal e tome tudo de uma vez só! :D

E 300 ohms

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...