Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Recentemente adquiri um watercooler h55 da corsair e, hoje o mesmo chegou.

Assisti várias análises de como instalar um watercooler e tal, mas quando fui tentar, não recebi os resultados esperados. Nestante a temperatura ambiente do cômodo está em torno de 25 graus e o computador se encontra na faixa dos 55, sem absolutamente nada aberto. Tentei diversas vezes trocar a ventoinha e o radiador de ordem(ficam na parte superior do gabinete, em cima da placa-mãe), mas não obtive novos resultados. Já retirei a pasta térmica pré-passada e coloquei outra. Em outras palavras, já fiz de tudo.

Obs: Meu cooler antigo era o deepcool air gammax e meu soquete é compatível com o watercooler 

Postado

Ve se tem um jeito de ligar a bomba direto na fonte, ou entra no BIOS se seta todas as ventoinhas pra rodar a 100% muitas placas mãe podem confundir a bomba com uma ventoinha e tentar controlar a rotação dela, só que ao contrario do fan a bomba pode simplesmente nem girar se a tensão for baixa, ela é feita pra trabalhar direto na rotação máxima

Postado

@F4b10 O único cabo que sai da bomba é um de 3 pinos, o qual eu já tentei ligar em 2 diferentes 4 pinos da placa-mãe, se não me engano é cpu_fan e um outro la

Minha placa-mãe é uma aorus z370m, tem alguma dica de onde encontrar essa opção na bios?

Postado

Nas BIOS da gigabyte a opção é o "smart Fan" logo na base da tela inicial, é só clicar com o mouse, na opção "CPU fan speed control" voce deixa em full speed.

Postado

O controle CPU FAN control mode, tenta deixar em voltage ao invés de auto, e não esquece de apertar F10 pra salvar e sair.

Se não resolver acho que só com um cabo adaptador pra ligar ele direto na fonte, mas tenta sentir se tem alguma vibração da bomba, não da pra descartar defeito na bomba, é raro de acontecer com um produto novo mas não pode ser descartada..

PS: na segunda foto  O MSI afterburner esta mostrando a temperatura da placa de video (GPU) e não do processador (CPU), 52 graus pra GPU é o normal se a placa tiver aquela pocaria de recurso "fan stop" ativado, esse "recurso" só deixa a ventoinha da placa de video começar a rodar acima de 50°C

Postado

@F4b10 Mudei para Voltage mas nada....

Irei amanhã adquirir um cabo adaptador de 3 pinos para a fonte, talvez isso ajude mesmo.

Obs: creio que ela não esteja queimada

pois na 1 foto da para ver as RPM, então isso não significaria que está funcionando?

Obs2: Eu sempre mediei a temperatura do computador pela GPU, acreditava que como era o mesmo recipiente, seria quase que equivalente a da CPU

Postado

A bomba pode ser ligada em qualquer um dos conectores, o mais importante seria funcionar em 12V.
Caso contrário, a variação de volta,gem afetará o fornecimento de energia, prejudicando o funcionamento do motor da bomba.

Por convenção a fan pode ser ligada no cpu fan.
Pode deixar no padrão de fábrica Fan Mode Auto e Fan speed control a critério pessoal.

Já a bomba pode ser ligada em qualquer um dos conectores sys fan.
O Fan Mode pode deixar em Auto ou DC, não importa muito.
O mais importante seria deixar o Fan Speed Control em Full Speed.

A temperatura cpu da bios é a do sensor do socket da placa-mãe, que não deve ser confundida com a temperatura do processador.

Para verificar a temperatura do processador, existem utilitários como o HwMonitor disponível aqui.
As temperaturas aparecem descritos como core ou package.

Postado

@EdsonSM Fiz o que disse... de qualquer forma, estou achando estranho. No meu antigo air cooler, a temperatura da gpu(a qual aparece no msi afterburner permanecia na faixa dos 42-45 graus(sem nada aberto). Nestante, ela está a 55 com um prometido equipamento ''melhor''... Além disso, as especificações técnicas prometem cerca de 1700 rpm, e nos dados só constam 1448 máx. Essas falhas podem ser por conta da bomba não estar ligada diretamente à fonte de alimentação?  image.png.c072968a347beac3099c0fbc69d343f8.pngimage.png.654a3f77dabceb961248b1bff998234c.png

Postado
25 minutos atrás, jodz16 disse:

@EdsonSM Fiz o que disse... de qualquer forma, estou achando estranho. No meu antigo air cooler, a temperatura da gpu(a qual aparece no msi afterburner permanecia na faixa dos 42-45 graus(sem nada aberto). Nestante, ela está a 55 com um prometido equipamento ''melhor''... Além disso, as especificações técnicas prometem cerca de 1700 rpm, e nos dados só constam 1448 máx. Essas falhas podem ser por conta da bomba não estar ligada diretamente à fonte de alimentação?  image.png.654a3f77dabceb961248b1bff998234c.pngimage.png.c072968a347beac3099c0fbc69d343f8.png

Faz teste de stress e vê qual temperatura que ele chega.... 
foi você que instalou ?, usou a pasta térmica que veio nela ou aplicou outra ? 

Postado

@eldryn da silva constantino Fui eu quem instalei, revi todos os passos e creio que não há erros; primeiramente, misturei a pasta térmica que já vinha com uma que comprei em conjunto do watercooler... um amigo meu disse que elas poderiam não reagir bem e ai retirei ambas com um papel molhado no álcool e a repus como um bolinho no meio, o qual quando coloquei a bomba espalhou-se

image.png.a38b8e12d92f5de853fbbc26b7509eca.pngimage.thumb.png.41d1f93eb28f8473b15a3a30ae36adf1.png

Postado

Em que conectores você ligou a bomba e a fan?
No print do HwMonitor somente aparece a rotação de um deles.

A rotação da bomba é em torno de 1500 rpm.

A fan tem rotação máxima em torno de 1700 rpm.
Mas a rotação pode variar, se o controle de rotação estiver ativado.

Pelo que notei do print, estava executando algum teste de carga?
Se sim qual é o utilitário?
Pois pelo teste, as temperaturas parecem bem satisfatórias.

Postado

@EdsonSM Eu estou utilizando o fan do antigo air cooler, que tem um conector direto na fonte... já a bomba está no SYS_FAN2

Além disso, estava executando testes de stress em cada um dos prints, os quais estão no vídeo: 

Não tenho meios de comparação para julgar a temperatura do processador. O único dado que levava em conta até hoje foi a temperatura da GPU no MSI Afterburner. 

Agora minha questão é a seguinte: o Water Cooler consegue ou não refrigerar a placa de vídeo? A partir de testes em sua temperatura, a mesma se apresenta muito mais quente que com meu antigo air cooler(gammax da deepcool)

Caso a resposta for não, eu consigo, de alguma forma, refrigerar minha GPU substituindo os benefícios que meu antigo air cooler concedia a placa de vídeo com a instalação de um outro FAN?

Postado

Verifique na bios se o conector sys fan2 está com controle desativado.
A bomba do H55 tem rotação máxima em torno de 1500 rpm.

Pelo que entendi as temperaturas da placa de vídeo eram mais baixas quando usava o air cooler Gammaxx?
Quais eram as temperaturas antes e depois?

O radiador foi instalado no topo, mas com a fan em injeção ou exaustão de ar?

Já vi casos de radiadores instalados na frente com as fans em injeção de ar, causarem algum aumento na temperatura da gpu.
O ar aquecido do radiador supostamente afetaria a temperatura da placa de vídeo.
Mas quando acontece, geralmente as temperaturas estão dentro do aceitável.

Postado

@EdsonSM Sim, a temperatura era menos elevada com o air cooler... que eu me lembre, nada executado a temperatura girava em torno de 42-45 graus... já em jogos, o máximo que já peguei foi 68-69(só um adendo, quando sei que a temperatura irá aumentar muito da GPU, altero a velocidade dos 3 fans da placa de vídeo para 80%, ai ela diminui bastante;sem aplicativos a mantenho no controle automático) Nestante, a temperatura se fixa em 54-55 graus, sendo que nada está sendo executado(temperatura ambiente cerca de 26 graus)

Já na parte da estrutura,não me lembro bem como coloquei mas verifiquei atrás do pc e não sinto saída de vento

obs: o radiador fica na frente do fan

Postado

Já tive air cooler e wc no mesmo gabinete e não vi diferença de temperatura perceptível na placa de vídeo.

Se o radiador estiver no topo, o ideal seria instalar a fan soprando para fora do gabinete.
Geralmente o posicionamento da fan na frente ou atrás do radiador é indiferente.

Veja orientação do fluxo de ar:

xopen-grille.png.pagespeed.gp+jp+jw+pj+w

Ou também repare nas setas:

Air-Flow-of-the-Fan.jpg

Mas de qualquer forma, as temperaturas apesar de mais altas, estão dentro do limite.

Postado
9 horas atrás, jodz16 disse:

@EdsonSM de qualquer forma, estou achando estranho. No meu antigo air cooler, a temperatura da gpu(a qual aparece no msi afterburner permanecia na faixa dos 42-45 graus(sem nada aberto). Nestante, ela está a 55 com um prometido equipamento ''melhor''..

Acho que é meio esperado que um water cooler aumente a temperatura do resto do PC em detrimento de resfriar melhor o CPU, veja bem você colocou um radiador bem na saída de ar do gabinete, logo o ar quente vai ter mais dificuldade de sair em relação a apenas um air cooler e uma ventoinha nessa mesma saída, ou mesmo a saída aberta e sem ventoinha, O foco do water cooler é apenas esfriar o processador, geralmente visando overclock.

Postado
19 horas atrás, jodz16 disse:

@EdsonSM Eu estou utilizando o fan do antigo air cooler, que tem um conector direto na fonte... já a bomba está no SYS_FAN2

Além disso, estava executando testes de stress em cada um dos prints, os quais estão no vídeo: 

Não tenho meios de comparação para julgar a temperatura do processador. O único dado que levava em conta até hoje foi a temperatura da GPU no MSI Afterburner. 

Agora minha questão é a seguinte: o Water Cooler consegue ou não refrigerar a placa de vídeo? A partir de testes em sua temperatura, a mesma se apresenta muito mais quente que com meu antigo air cooler(gammax da deepcool)

Caso a resposta for não, eu consigo, de alguma forma, refrigerar minha GPU substituindo os benefícios que meu antigo air cooler concedia a placa de vídeo com a instalação de um outro FAN?

Está dentro do padrão...... para um wc de 120mm.... 

a temperatura em stock não muda muito a diferença é em full, claro que não vai dá 20° de diferença....

Não era este processador que tinha problema na solda interna ? algo do gênero que deixava ele fritando. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!