Ir ao conteúdo

Recomendação de memória 3200 MHz pra Ryzen 9

Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Postado

Pergunta feita ao vendedor do ML pelo comprador da memória anunciada, sobre o ítem abaixo:

Memoria Gskill 16gb (2x8) Ddr4 3200mhz Ripjaws V Red

"Li que essas memórias da hynix estavam presas a 2933mhz, é o caso dessa?" Sua resposta: "Boa tarde SILVAMARCONDESLUISGUSTAVO ! Caso seja da Plataforma AMD sim, irã trabalhar em 2933, porém, se for Intel vai trabalhar nos 3200."

Se for procedente, qual marca alcança a plena capacidade do processador Ryzen 9 que é de 3.200 MHZ?

Postado
21 minutos atrás, misterjohn disse:

Pergunta feita ao vendedor do ML pelo comprador da memória anunciada, sobre o ítem abaixo:

Memoria Gskill 16gb (2x8) Ddr4 3200mhz Ripjaws V Red

"Li que essas memórias da hynix estavam presas a 2933mhz, é o caso dessa?" Sua resposta: "Boa tarde SILVAMARCONDESLUISGUSTAVO ! Caso seja da Plataforma AMD sim, irã trabalhar em 2933, porém, se for Intel vai trabalhar nos 3200."

Se for procedente, qual marca alcança a plena capacidade do processador Ryzen 9 que é de 3.200 MHZ?

olha no site da amd, tem as memorias testadas, o dialogo procede pois o controlador de memoria da amd e piorzinho, tem bastante gente comprando gato por lebre, procure as memorias testadas, normalmente tem o selo ryzen nelas....

Postado
44 minutos atrás, misterjohn disse:

Sabe o que é engraçado? O controlador de memórias das CPUs Intel, controla RAM até 2666MHz, nativamente.. Precisaria de MOBO liberada pra OC, pra fazer essa RAM bater 3200MHz, numa CPU Intel.. O vendedor, pelo jeito, "enganou" um comprador..

Os Ryzen 2000 já controlavam RAM de 2933MHz, nativamente.. Mas, com uma MOBO com suporte a XMP/A-XMP, poderia fazer chegar em 3200MHz, tranquilamente.. Os Ryzen 3000, já fazem controle nativo de RAM 3200MHz, ou seja, nem precisaria mexer..

Não sei se é o mesmo modelo, mas o cara abaixo fez a dele bater em 3600MHz, com um Ryzen 2600 e uma B450.. Chips da Hynix inclusive..

Ryzen tinha problema com RAM? Tinha bastante, quando foi implementado, 2 anos atrás.. Hoje, com controlador de memória maduro e as atualizações de BIOS, isso foi resolvido..

• Obrigado 1
Postado

Dando um up com o goolge:

Ryzen RAM - Revisão do kit G.Skill Ripjaws V 3200 16GB RAM

Revisão (CPU)

Olá pessoal, Apenas uma rápida revisão do kit Ripjaws V 3200 16GB RAM (2x 8GB) (F4-3200C16D-16GVKB).

Criei um sistema Ryzen 2600 mITX há algumas semanas e depois de ler resenhas sobre o quão sensível o Infinity Fabric da Ryzen é à velocidade da RAM, passei muito tempo obcecado com o que comprar RAM e achei que essa revisão poderia ajudar alguém na mesma posição como eu era.

Meu entendimento é que o Infinity Fabric é o que a Ryzen usa para se comunicar entre os núcleos da CPU e é executado na metade da velocidade da memória do sistema; portanto, quanto mais rápida a RAM usada, os núcleos mais rápidos da Ryzen podem se comunicar, o que aumenta a velocidade de processamento de vários núcleos. Eu li que isso tem implicações para cargas de trabalho pesadas, como trabalho CAD / CAM ou renderização de vídeo 4K. Também afeta o desempenho dos jogos em jogos limitados à CPU.

Tudo isso significa que as pessoas geralmente recomendam que, ao construir um sistema Ryzen, você compre RAM de alta qualidade que use CIs de matriz B da Samsung, se desejar o melhor desempenho. Eles operam em velocidades rápidas e em tempos apertados e funcionam bem com overclock. Era isso que eu planejava fazer. O único problema é que os preços da RAM em geral e da RAM de matriz B em particular são altamente inflacionados no momento.

Na Austrália, os preços atuais são os seguintes

G.Skill Ripjaws V 3200 16-18-18-38 16GB kit $ 225 (o kit 3200 mais barato que eu poderia encontrar)

G.Skill Ripjaws V 3600 16-16-16-36 16GB kit $ 313 (o kit de matriz B mais barato que eu poderia encontrar)

G.Skill Flare X 3200 14-14-14-34 $ 329 (um kit de matriz B comercializado como otimizado para Ryzen - a verdadeira latência é realmente um pouco menor que o kit Ripjaw V 3600 'mais rápido')

Depois de muita deliberação, decidi que não queria pagar quase US $ 100 a mais pelo kit de moldes B, então joguei no Ripjaw V 3200 com ICs desconhecidos - relatórios on-line indicavam que poderia conter o molde Hynix M ou um dos menos preferidos CIs da Samsung.

No meu caso, valeu a pena.

Meu kit acabou por ser Hynix M. Executando uma placa-mãe B450 (MSI B450 Gaming Plus AC) Consegui executar o perfil XMP (3200 16-18-18-38) sem problemas. Mas, não contente em parar por aí, decidi fazer overclock usando a ferramenta MSI BIOS 'Memory Try It'. Basicamente, esta é apenas uma lista de velocidades, tempos e tensões predeterminadas da memória que você pode experimentar. Isso foi realmente útil, pois eu nunca tinha feito overclock na minha RAM antes.

Meus resultados [CPU Geek Bench 4 - CPU única + escore multinúcleo]

3200 16-18-18-38 @ 1,36 V OK (XMP) [4532 + 21162]

3333 16-18-18-36 @ 1,36V OK [4575 + 22181]

3466 16-18-18-36 @ 1.4V OK [4626 + 21995]

3600 16-18-18-38 @ 1.4V FAIL

3600 18-20-20-38 @ 1.4V OK [4603 + 22031]

Testei cada configuração com o MemTest86 por pelo menos 10 minutos e não encontrei nenhum erro; executá-lo por mais tempo seria uma boa ideia, mas só temos muito tempo, certo? No momento, eu estou rodando em 3333, pois isso me dá um bom desempenho sobre o XMP na mesma tensão. Tentei diminuir manualmente alguns tempos, mas falhei e tive que redefinir o CMOS duas vezes (o que é uma dor total na minha placa-mãe), então parei por aí. Não tentei em velocidades superiores a 3600, pois não o executaria mais rápido do que no dia a dia.

Então, para resumir, se você estiver construindo um sistema Ryzen e tiver uma carga de trabalho com vários núcleos muito exigente, então prima por um conjunto de matriz B da Samsung - você deve conseguir velocidades mais rápidas e tempos mais apertados do que eu já consegui . Mas se você não se enquadra nessa categoria, provavelmente se sairá bem com uma RAM mais barata. É claro que seus resultados podem variar, especialmente se você estiver usando uma CPU Ryzen de primeira geração com uma placa-mãe mais antiga; verifique o site do fabricante da placa-mãe para ver se o kit que você está vendo é oficialmente suportado. Espero que isso ajude alguém que quer comprar RAM para a Ryzen, porque quando comprei meu kit, tudo o que pude encontrar sobre a RAM da Hynix M era que ele podia rodar em até 3200 MHz. Acontece que pode ir um pouco mais rápido.

Postado

Vixi. Você ainda não comprou sua memória.

O top do top é Samsung b-die, utilize o finder:

https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/

mas é completamente desnecessário.

eu troquei uma Hynix AFR 3200 Cl16@ 3600 Cl18 pra uma Samsung b-die e não sinto nenhuma diferença. Se você tem o dinheiro, pague os 70% a mais por uma b-die no kit da pichau da teamgroup dark pro 3200 C14. estou vendo que você é inquieto e, como você tem o dinheiro, comprei logo esse kit Samsung b-die.

Montei 3 Hynix em Ryzen 2600x, 2700 em B450 e 1 Hynix em 3600 X570 e todas aceitaram xmp 3200 de primeira e overclock até 3600 sem mexer nas voltagens. 

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, Brc disse:

Vixi. Você ainda não comprou sua memória.

O top do top é Samsung b-die, utilize o finder:

https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/

mas é completamente desnecessário.

eu troquei uma Hynix AFR 3200 Cl16@ 3600 Cl18 pra uma Samsung b-die e não sinto nenhuma diferença. Se você tem o dinheiro, pague os 70% a mais por uma b-die no kit da pichau da teamgroup dark pro 3200 C14. estou vendo que você é inquieto e, como você tem o dinheiro, comprei logo esse kit Samsung b-die.

Montei 3 Hynix em Ryzen 2600x, 2700 em B450 e 1 Hynix em 3600 X570 e todas aceitaram xmp 3200 de primeira e overclock até 3600 sem mexer nas voltagens. 

Ainda não, tenho medo de comprar algo errado ou aquém da capacidade do conjunto.

Não sei usar o finder, tem muitos modelos ali, não tenho  a menor noção como avaliar aquilo.

Como saber se é Samsung? Eu já comprei no passado e vinha escrito nela, agora se outro cara usa o chip dela como saberei?

Não sou inquieto, é que quanto mais eu pesquiso, ao invés de tirar dúvidas elas aumentam, como por exemplo no tópico abaixo.

Para finalizar, não tenho dinheiro não, tenho é cartão de crédito e meto tudo em n vezes..kkkk

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!