Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de memória 3200 MHz pra Ryzen 9


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Pergunta feita ao vendedor do ML pelo comprador da memória anunciada, sobre o ítem abaixo:

 

Memoria Gskill 16gb (2x8) Ddr4 3200mhz Ripjaws V Red

 

 "Li que essas memórias da hynix estavam presas a 2933mhz, é o caso dessa?" Sua resposta: "Boa tarde SILVAMARCONDESLUISGUSTAVO ! Caso seja da Plataforma AMD sim, irã trabalhar em 2933, porém, se for Intel vai trabalhar nos 3200."

 

Se for procedente, qual marca alcança a plena capacidade do processador Ryzen 9 que é de 3.200 MHZ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, misterjohn disse:

Pergunta feita ao vendedor do ML pelo comprador da memória anunciada, sobre o ítem abaixo:

 

Memoria Gskill 16gb (2x8) Ddr4 3200mhz Ripjaws V Red

 

 "Li que essas memórias da hynix estavam presas a 2933mhz, é o caso dessa?" Sua resposta: "Boa tarde SILVAMARCONDESLUISGUSTAVO ! Caso seja da Plataforma AMD sim, irã trabalhar em 2933, porém, se for Intel vai trabalhar nos 3200."

 

Se for procedente, qual marca alcança a plena capacidade do processador Ryzen 9 que é de 3.200 MHZ?

olha no site da amd, tem as memorias testadas, o dialogo procede pois o controlador de memoria da amd e piorzinho, tem bastante gente comprando gato por lebre, procure as memorias testadas, normalmente tem o selo ryzen nelas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, misterjohn disse:

 "Li que essas memórias da hynix estavam presas a 2933mhz, é o caso dessa?" Sua resposta: "Boa tarde SILVAMARCONDESLUISGUSTAVO ! Caso seja da Plataforma AMD sim, irã trabalhar em 2933, porém, se for Intel vai trabalhar nos 3200."

Sabe o que é engraçado? O controlador de memórias das CPUs Intel, controla RAM até 2666MHz, nativamente.. Precisaria de MOBO liberada pra OC, pra fazer essa RAM bater 3200MHz, numa CPU Intel.. O vendedor, pelo jeito, "enganou" um comprador..

 

Os Ryzen 2000 já controlavam RAM de 2933MHz, nativamente.. Mas, com uma MOBO com suporte a XMP/A-XMP, poderia fazer chegar em 3200MHz, tranquilamente.. Os Ryzen 3000, já fazem controle nativo de RAM 3200MHz, ou seja, nem precisaria mexer..

 

Não sei se é o mesmo modelo, mas o cara abaixo fez a dele bater em 3600MHz, com um Ryzen 2600 e uma B450.. Chips da Hynix inclusive..

 

 

Ryzen tinha problema com RAM? Tinha bastante, quando foi implementado, 2 anos atrás.. Hoje, com controlador de memória maduro e as atualizações de BIOS, isso foi resolvido..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando um up com o goolge:

 

Ryzen RAM - Revisão do kit G.Skill Ripjaws V 3200 16GB RAM

Revisão (CPU)

Olá pessoal, Apenas uma rápida revisão do kit Ripjaws V 3200 16GB RAM (2x 8GB) (F4-3200C16D-16GVKB).

Criei um sistema Ryzen 2600 mITX há algumas semanas e depois de ler resenhas sobre o quão sensível o Infinity Fabric da Ryzen é à velocidade da RAM, passei muito tempo obcecado com o que comprar RAM e achei que essa revisão poderia ajudar alguém na mesma posição como eu era.

 

Meu entendimento é que o Infinity Fabric é o que a Ryzen usa para se comunicar entre os núcleos da CPU e é executado na metade da velocidade da memória do sistema; portanto, quanto mais rápida a RAM usada, os núcleos mais rápidos da Ryzen podem se comunicar, o que aumenta a velocidade de processamento de vários núcleos. Eu li que isso tem implicações para cargas de trabalho pesadas, como trabalho CAD / CAM ou renderização de vídeo 4K. Também afeta o desempenho dos jogos em jogos limitados à CPU.

 

Tudo isso significa que as pessoas geralmente recomendam que, ao construir um sistema Ryzen, você compre RAM de alta qualidade que use CIs de matriz B da Samsung, se desejar o melhor desempenho. Eles operam em velocidades rápidas e em tempos apertados e funcionam bem com overclock. Era isso que eu planejava fazer. O único problema é que os preços da RAM em geral e da RAM de matriz B em particular são altamente inflacionados no momento.

 

Na Austrália, os preços atuais são os seguintes

G.Skill Ripjaws V 3200 16-18-18-38 16GB kit $ 225 (o kit 3200 mais barato que eu poderia encontrar)

G.Skill Ripjaws V 3600 16-16-16-36 16GB kit $ 313 (o kit de matriz B mais barato que eu poderia encontrar)

G.Skill Flare X 3200 14-14-14-34 $ 329 (um kit de matriz B comercializado como otimizado para Ryzen - a verdadeira latência é realmente um pouco menor que o kit Ripjaw V 3600 'mais rápido')

 

Depois de muita deliberação, decidi que não queria pagar quase US $ 100 a mais pelo kit de moldes B, então joguei no Ripjaw V 3200 com ICs desconhecidos - relatórios on-line indicavam que poderia conter o molde Hynix M ou um dos menos preferidos CIs da Samsung.

 

No meu caso, valeu a pena.

 

Meu kit acabou por ser Hynix M. Executando uma placa-mãe B450 (MSI B450 Gaming Plus AC) Consegui executar o perfil XMP (3200 16-18-18-38) sem problemas. Mas, não contente em parar por aí, decidi fazer overclock usando a ferramenta MSI BIOS 'Memory Try It'. Basicamente, esta é apenas uma lista de velocidades, tempos e tensões predeterminadas da memória que você pode experimentar. Isso foi realmente útil, pois eu nunca tinha feito overclock na minha RAM antes.

 

Meus resultados [CPU Geek Bench 4 - CPU única + escore multinúcleo]

3200 16-18-18-38 @ 1,36 V OK (XMP) [4532 + 21162]

3333 16-18-18-36 @ 1,36V OK [4575 + 22181]

3466 16-18-18-36 @ 1.4V OK [4626 + 21995]

3600 16-18-18-38 @ 1.4V FAIL

3600 18-20-20-38 @ 1.4V OK [4603 + 22031]

 

Testei cada configuração com o MemTest86 por pelo menos 10 minutos e não encontrei nenhum erro; executá-lo por mais tempo seria uma boa ideia, mas só temos muito tempo, certo? No momento, eu estou rodando em 3333, pois isso me dá um bom desempenho sobre o XMP na mesma tensão. Tentei diminuir manualmente alguns tempos, mas falhei e tive que redefinir o CMOS duas vezes (o que é uma dor total na minha placa-mãe), então parei por aí. Não tentei em velocidades superiores a 3600, pois não o executaria mais rápido do que no dia a dia.

 

Então, para resumir, se você estiver construindo um sistema Ryzen e tiver uma carga de trabalho com vários núcleos muito exigente, então prima por um conjunto de matriz B da Samsung - você deve conseguir velocidades mais rápidas e tempos mais apertados do que eu já consegui . Mas se você não se enquadra nessa categoria, provavelmente se sairá bem com uma RAM mais barata. É claro que seus resultados podem variar, especialmente se você estiver usando uma CPU Ryzen de primeira geração com uma placa-mãe mais antiga; verifique o site do fabricante da placa-mãe para ver se o kit que você está vendo é oficialmente suportado. Espero que isso ajude alguém que quer comprar RAM para a Ryzen, porque quando comprei meu kit, tudo o que pude encontrar sobre a RAM da Hynix M era que ele podia rodar em até 3200 MHz. Acontece que pode ir um pouco mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi. Você ainda não comprou sua memória.

 

O top do top é Samsung b-die, utilize o finder:

https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/
 

mas é completamente desnecessário.
 

eu troquei uma Hynix AFR 3200 Cl16@ 3600 Cl18 pra uma Samsung b-die e não sinto nenhuma diferença. Se você tem o dinheiro, pague os 70% a mais por uma b-die no kit da pichau da teamgroup dark pro 3200 C14. estou vendo que você é inquieto e, como você tem o dinheiro, comprei logo esse kit Samsung b-die.
 

Montei 3 Hynix em Ryzen 2600x, 2700 em B450 e 1 Hynix em 3600 X570 e todas aceitaram xmp 3200 de primeira e overclock até 3600 sem mexer nas voltagens. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Brc disse:

Vixi. Você ainda não comprou sua memória.

 

O top do top é Samsung b-die, utilize o finder:

https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/
 

mas é completamente desnecessário.
 

eu troquei uma Hynix AFR 3200 Cl16@ 3600 Cl18 pra uma Samsung b-die e não sinto nenhuma diferença. Se você tem o dinheiro, pague os 70% a mais por uma b-die no kit da pichau da teamgroup dark pro 3200 C14. estou vendo que você é inquieto e, como você tem o dinheiro, comprei logo esse kit Samsung b-die.
 

Montei 3 Hynix em Ryzen 2600x, 2700 em B450 e 1 Hynix em 3600 X570 e todas aceitaram xmp 3200 de primeira e overclock até 3600 sem mexer nas voltagens. 

Ainda não, tenho medo de comprar algo errado ou aquém da capacidade do conjunto.

Não sei usar o finder, tem muitos modelos ali, não tenho  a menor noção como avaliar aquilo.

Como saber se é Samsung? Eu já comprei no passado e vinha escrito nela, agora se outro cara usa o chip dela como saberei?

Não sou inquieto, é que quanto mais eu pesquiso, ao invés de tirar dúvidas elas aumentam, como por exemplo no tópico abaixo.

Para finalizar, não tenho dinheiro não, tenho é cartão de crédito e meto tudo em n vezes..kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Decidi comprar a certificada pela G.Skill e escolhi cl16 ao invés da cl14 pela diferença absurda de preço e pela falta dela no mercado, com isso chegando a custar quase R$ 1.400,00 o kit 2 x 8 Gb, 3.200 Mhz.

 

https://www.gskill.com/product/165/170/1564381714/F4-3200C16D-16GFXFlare-XDDR4-3200MHz-CL16-18-18-38-1.35V16GB-(2x8GB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!