Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de 6.000 Mhz, é possível mesmo ou é só para "inglês ver"?


Posts recomendados

6 minutos atrás, misterjohn disse:

A bios da minha placa indica que ela suporta frequência de 6.000 Mhz, isso é real? Teria como aproveitar esse potencial todo?

 


IR7Q9Rt.jpg

 

Não sei se já tem como você aproveitar, mas recentemente a G.Skill bateu o recorde das DDR4, quebrando a barreira dos 6000 Mhz, em uma motherboard da MSI com um processador Core i9 9900K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem bastante loteria do silício envolvida rs.
Memórias com os melhores chips possíveis e provavelmente vai depender um pouco do controlador de memória do processador também, e eu imagino que a ventilação nas memórias a essa velocidade é algo a ser pensado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

@misterjohn A AMD especifica que 3200~3600 MHz é o sweetspot para o Ryzen 3000, talvez você possa começar por ai.

Em busca pelo google, eu cheguei a um local onde o cidadão indicava que para o Ryzen 9 poderia instalar a memória de 3.600 Mhz, seria isso?

Obs: Não quero fazer OC nem de memória nem de processador, quero extrair o máximo de desempenho apenas instalando componentes e usar tal qual ele foi especificado e não mexer em configurações como tensão por exemplo para obter um ganho maior, assim se o  "o ponto doce" ou "ponto certo" é de 3.200 a 3.600 Mhz, comprarei aquela que couber no meu bolso, quer dizer no meu cartão......mas para usar "careta" sem alterar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, misterjohn disse:

Em busca pelo google, eu cheguei a um local onde o cidadão indicava que para o Ryzen 9 poderia instalar a memória de 3.600 Mhz, seria isso?

Obs: Não quero fazer OC nem de memória nem de processador, quero extrair o máximo de desempenho apenas instalando componentes e usar tal qual ele foi especificado e não mexer em configurações como tensão por exemplo para obter um ganho maior, assim se o  "o ponto doce" ou "ponto certo" é de 3.200 a 3.600 Mhz, comprarei aquela que couber no meu bolso, quer dizer no meu cartão......mas para usar "careta" sem alterar nada.

 

Isso mesmo, você pode até dar uma olhada nesses reviews:

https://www.techpowerup.com/review/amd-zen-2-memory-performance-scaling-benchmark/

https://www.techspot.com/review/1891-ryzen-memory-performance-scaling/

https://www.gamersnexus.net/guides/3508-ryzen-3000-memory-benchmark-best-ram-fclk-uclock-mclock

 

Esclarecem bastante sobre até que ponto o Ryzen escala com memórias rápidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anotei algumas coisas aqui que não entendi ou que me chamaram a atenção:

 

Se eu colocar DDR4-3600 vou ter que mexer no set up, pelo menos é o que parece no texto abaixo:

 

A frequência do Infinity Fabric agora pode ser sincronizada com o relógio da memória ou desvinculada dele, usando vários divisores. Isso será útil ao executar relógios de memória superiores a DDR4-3600, quando o link do Infinity Fabric nas gerações mais antigas dos processadores Ryzen se tornaria instável - no Zen 2, basta reduzir a frequência do Infinity Fabric e você estará pronto. A AMD também introduziu uma infinidade de novas configurações de controle de tensão e tempo de memória, projetadas para melhorar a compatibilidade de memória em altas velocidades de clock.

 

Foi indicado memórias mas não mencionaram a capacidade em Mhz:

 

Memória:    2x 8 GB G.SKILL Flare X DDR4
2x 8 GB G.SKILL Trident Z DDR4

 

Aqui diz que o ganho é de apenas 5 %...compensa gastar mais então? E também que uns programas agem diferente de outros no que se refere ao aproveitamento das memórias, foi o que eu entendi:

 

No geral, ao analisar as médias de aplicativos, há apenas um ganho de desempenho de cinco por cento, passando de DDR4-2400 para DDR4-3600. Depois de examinar mais de perto os testes individuais, fica aparente que alguns aplicativos simplesmente gostam de um relógio de memória alta, enquanto outros preferem tempos mais curtos do que o relógio mais alto, e existem aqueles com quase nenhuma diferença de desempenho entre as velocidades de memória.

 

E por fim, aqui diz que não compensa DDR4000Mhz e mostra diferença de ganhos pifia em outras frequências:

 

O DDR4-4000 e além, apesar de fácil de executar nesses processadores, não vale a pena, a menos que você tenha módulos de memória decentes classificados para ele. Com os relógios Infinity Fabric que não ultrapassam 1700-1800 MHz, os ganhos da velocidade da memória extremamente alta quase certamente não valem o custo adicional. Com os preços da DRAM em queda livre, você pode ter sorte, resistência. Se você tiver o dinheiro, recomendamos que você compre um kit de memória classificado para frequências decentes prontas para uso, apenas para que você possa executá-los na DDR4-3600 com uma trela apertada, para que sua máquina desfrute de boa largura de banda e baixas latências. Se o dinheiro estiver baixo, sugerimos que você procure um kit DDR4-3000, que é apenas um pouco mais caro que o DDR4-2400 ou o DDR4-2666. De acordo com nossos dados, O DDR4-3000 também surge como o sweetspot de preço-desempenho da Ryzen com pelo menos 2% de desempenho ganho em relação ao DDR4-2400. Se você é novato em overclock de memória e o grande número de configurações na plataforma AMD o assusta, a TechPowerUp o cobre. Publicamos recentemente um guia definitivo paraOverclock de memória Ryzen, que será atualizado muito em breve para a família de processadores Ryzen de terceira geração.

 

Resumo disso, acho que vou comprar a 3600 porque o preço está próximo da 3200 e seja o que Deus quiser...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!