Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória da Asus TUF Gaming X570


Posts recomendados

Salve. Estou pensando em comprar um Asus TUF Gaming X570. Fiz uma comparação de praticamente todas as Mobas X570 do nível desta TUF (MSI, Gigabyte, ASRock e Asus entre 1000 e 1300 reais). Me chamou a atenção que todas, com exceção das da Asus, dizem nas especificações (assim como esta matéria) que para ryzen da 3a Geração o clock da memória DDR4 máximo sem OC é de 3200.  A partir daí, só com OC. Mas as duas TUF (são praticamente iguais, mas uma tem wi-fi e outra não) especificam 2666 como clock máximo sem OC para ryzen de 3a Geração. Pesquisando, reparei que esta placa desta matéria que estamos lendo de vocês (ASUS ROG STRIX X570-E GAMING) possui a mesma especificação da TUF, apesar de ser de nível superior, ou seja, exige OC para memórias acima de 2666.  Poderia esclarecer? O clock depende da placa, do processador, de ambos ou do fabricante? Ou outra coisa? Segue as especificações da ASUS para memória: 

 

3rd Gen AMD Ryzen™ Processors
4 x DIMM, Max. 128GB, DDR4 4400(O.C)/4266(O.C.)/4133(O.C.)/4000(O.C.)/3866(O.C.)/3600(O.C.)/3400(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered Memory *

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SeuLuis Babinha Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No caso colega, a partir de 3200MHz talvez haja a necessidade de você carregar o perfil X.M.P.(eXtreme Memory Profile) que é um perfil gravado em um C.I.(Circuito Integrado) na memória que tem gravado em si a frequência de trabalho e timings e latência desse determinado clock. Ou seja se você tem uma memória 3600MHz CL16, se você colocar em uma placa-mãe como essa, pode acontecer várias coisas:

1° - Reconhecer a memória em 3600MHz direto(BIOS atualizado ajuda a melhorar a compatibilidade com diferentes tipos de memória)

2° - Reconhecer a memória porém não carregou automaticamente o perfil XMP(No caso a memória foi detectada porém não foi carregado automaticamente em seu perfil 3600MHz CL16, sendo necessário carregá-lo manualmente que é muito fácil)

3° - Memória não ser reconhecida(hoje em dia é bem difícil ver isso acontecer, especialmente se seu BIOS estiver atualizado) nesse caso uma simples atualização de BIOS pode lhe ajudar. Outra dica é ver modelos semelhantes no QVL(lista de memórias testadas do fabricante)

4° - Memória ser reconhecida e não rodar na frequência rotulada - neste caso uma atualização de BIOS "pode" resolver. Más certifique-se que a placa-mãe aceita essa frequência.

 

PS: Espero ter lhe ajudado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hãããã... quase... Minha questão não é dar OC, mas sim saber se as placas ASUS X570 aceitam 3200 nativo, sem OC e se não, porque. Afinal, não deveriam? Principalmente se eu estiver usando um Ryzen de 3a geração e memória 3200 certinho. Neste caso, teria que setar 2666 na bios, mesmo tendo uma 3200, para não fazer OC?  Fiz um chart com algumas mobas de outros fabricantes no nível das TUF e todas especificam 3200 sem OC. Então fiquei pensando se as da Asus tem alguma deficiência, limitação na fabricação, etc. Ou só um estagiário que marcou bobeira ao escrever as especificações? 129127791_ComparativoPlacasX570.thumb.png.d786f90b774577d4219d52a0111a33d0.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SeuLuis Babinha Cara na verdade em si aceitam sim, como eu falei por serem X570 a chance suportar 3200 é enorme. O que pode acontecer é que se você usar um kit de memória bem vagabundo de marca desconhecida ai não roda.

Vale salientar que o IMC(Controlador de memória interno dos processadores) da 1° geração suportavam memórias até 2666MHz(no caso não é o máximo, más sim até o máximo garantido que funcione), na 2° geração foi aumentado para 2933MHz e agora na 3° para 3200MHz, sendo que há diversos kits 3600MHz que funcionam só colocando em até placas B450.

Acredito que seja algum erro no site do fabricante mesmo colega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@gabriellp14 duas memorias de 8gb cada 3200 mhz da china 

asgard memoria top todos q indiquei gostaram sem contar q paguei 311 reais em 16gb 

aqui as minhas vão ate 4200 izzi 

adicionado 2 minutos depois

acho q a galera ta se passando muito em relação aos slots usados nas memorias.

galera no manual da placa-mãe mostra qual os principais slots pra você poder fazer oc com dual channel 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RusTy007 disse:

@gabriellp14 duas memorias de 8gb cada 3200 mhz da china 

asgard memoria top todos q indiquei gostaram sem contar q paguei 311 reais em 16gb 

aqui as minhas vão ate 4200 izzi 

adicionado 2 minutos depois

acho q a galera ta se passando muito em relação aos slots usados nas memorias.

galera no manual da placa-mãe mostra qual os principais slots pra você poder fazer oc com dual channel 

Tenho duas T-Force de 16gb 3200mhz cada, mesma placa-mãe e para reconhecer acima de 2400 mhz tive que configurar o DOCP. Para aumentar o clock acima de 3200mhz você teve que configurar outros parâmetros ou apenas o DOCP? Se sim, tens como descrever? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RusTy007 Tenho um 3600X e a mesma moba. Vou dar uma brincada então para ver o resultado. Em um processador de segunda geração, consegui colocar até 3200, até entrava no windows e rodava, mas dava travamento. Fui baixando, mas qualquer coisa acima de 2666, puf, acabava dando pau em algum programa. Neste link, fala sobre a recomendação da AMD de se usar até 3600 nos de terceira: 

 Bora lá e ver o que acontece. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre acima de 2400 tem de aumentar usando o DOCP, porque nao as memorias padrão geralmente sao sempre menores de 3000mhz, a maioria é 2133 ou 2400 ou 2666 com perfil de overclock pra mais...

 

Com 2x8gb voce consegue 3600 com facilidade. Coloque 1.4v nas tensoes, 3600mhz e nos timings primarios 16-18-18-18-36-54 e ve se da certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@RusTy007 amigo preciso muito da sua ajuda, tenho um ryzen 7 3800x e a tuf x570 mas sem wifi. Comprei 2x8gb 3200 da asgard na china e não consigo fazer funcionar em dual channel. Eu coloco no b2 a2 e ele acende a luz laranja do dram. Se eu coloco no b1 e a1 acontece a mesma coisa. Só consegui fazer funcionar as duas em single channel nos slot a1 e a2. Não sei se meu slot b1 e b2 estão com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo Yuji Kato Não sou lá  "um RusTy", mas vou colocar uma situação parecida com a sua que talvez lhe ajude e já deixo aqui como dúvida minha. Tinha 3 TUF x570 com wi-fi, adquiridas final do ano passado, para renovar a "frota familiar". Todas com R7 3600X e 2x16Gb TForce. Uma "afundou"  sozinha nos primeiros meses e, como o "estaleiro" não tinha uma igual para reposição, foi substituída por uma x570-BR, sem wi-fi.Ocorre que desde suas primeiras batalhas, uma das w-fi e a BR que veio depois, volta e meia  insistiam em não dar partida no motor, travando na maldita luz laranja do dram. O problema era intermitente e se resolvia com um ou dois resets (ou 3, 4...). Depois que ligava, o barquinho navegava que era a coisa mais linda. E ficava dias as vezes sem problema. Mas vira e mexe, krau, engasgava. Para não se incomodar mais ainda com o "estaleiro" e passar pelo inferno do RMA, resolvi aguardar por uma atualização da BIOS, até porque pela característica do problema, talvez ele não ocorresse na bancada do mecânico tão facilmente e eu só iria ter mais confusão. Então, minha situação era de uma X570 wi-fi de boas e duas, uma xi-fi e uma BR, engasgando. Quando saiu a primeira atualização da BIOS, a wi-fi deixou de dar esse problema. Mas a BR não, apesar de ter diminuído bastante, Com outra atualização da BIOS, a BR diminuiu ainda mais, quase não ocorrendo mais. Porém, fiz alguns testes com velocidades alteradas da RAM, subindo até 3600, 3800Mhz, e ela funcionou normalmente, sem apresentar travamento algum, mesmo sem modificar a tensão. Deixei em 1.35V padrão e não observei problemas algum, nem em jogos, nem no Autodesk Inventor, nada. Ou seja, no momento, parece que foi resolvido, mas sabe como é, não custa perguntar, está resolvido mesmo? Aproveito para deixar uma última observação: a única diferença entre as 3 máquina é a fonte. Duas estão com uma AZZA 650 novinha e uma com uma XFX 550 de 4 anos. Agora advinha qual das 3 nunca deu esse problema? Pois é...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SeuLuis Babinha

14 horas atrás, SeuLuis Babinha disse:

@Hugo Yuji Kato Não sou lá  "um RusTy", mas vou colocar uma situação parecida com a sua que talvez lhe ajude e já deixo aqui como dúvida minha. Tinha 3 TUF x570 com wi-fi, adquiridas final do ano passado, para renovar a "frota familiar". Todas com R7 3600X e 2x16Gb TForce. Uma "afundou"  sozinha nos primeiros meses e, como o "estaleiro" não tinha uma igual para reposição, foi substituída por uma x570-BR, sem wi-fi.Ocorre que desde suas primeiras batalhas, uma das w-fi e a BR que veio depois, volta e meia  insistiam em não dar partida no motor, travando na maldita luz laranja do dram. O problema era intermitente e se resolvia com um ou dois resets (ou 3, 4...). Depois que ligava, o barquinho navegava que era a coisa mais linda. E ficava dias as vezes sem problema. Mas vira e mexe, krau, engasgava. Para não se incomodar mais ainda com o "estaleiro" e passar pelo inferno do RMA, resolvi aguardar por uma atualização da BIOS, até porque pela característica do problema, talvez ele não ocorresse na bancada do mecânico tão facilmente e eu só iria ter mais confusão. Então, minha situação era de uma X570 wi-fi de boas e duas, uma xi-fi e uma BR, engasgando. Quando saiu a primeira atualização da BIOS, a wi-fi deixou de dar esse problema. Mas a BR não, apesar de ter diminuído bastante, Com outra atualização da BIOS, a BR diminuiu ainda mais, quase não ocorrendo mais. Porém, fiz alguns testes com velocidades alteradas da RAM, subindo até 3600, 3800Mhz, e ela funcionou normalmente, sem apresentar travamento algum, mesmo sem modificar a tensão. Deixei em 1.35V padrão e não observei problemas algum, nem em jogos, nem no Autodesk Inventor, nada. Ou seja, no momento, parece que foi resolvido, mas sabe como é, não custa perguntar, está resolvido mesmo? Aproveito para deixar uma última observação: a única diferença entre as 3 máquina é a fonte. Duas estão com uma AZZA 650 novinha e uma com uma XFX 550 de 4 anos. Agora advinha qual das 3 nunca deu esse problema? Pois é...

Então, no seu caso, você acredita ser a fonte o problema? Você consegue fazer a placa-mãe funcionar colocando apenas uma memória no slot b1 ou b2? Eu terei que enviar para o RMA da loja onde comprei pois não passou um mês da compra. O ruim é* que eu sou de MT e a loja é em SC e ficar mais de um mês ou dois sem pc é difícil. Por isso queria ajuda porque se a placa-mãe chegar lá e nãofor constatado problema nela vai ser pior ainda hahaha. Minha fonte é uma corsair cx600 creio que não seja ela o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo Yuji Kato Não, eu não disse que o problema é a fonte. Apenas citei um problema similar que tive e como ele "se resolveu". Coloquei a questão da fonte por que era uma das minhas suspeitas e, na solução, além da atualização da BIOS, alterei configuração da velocidade da memória, o q poderia impactar no fornecimento de energia. As vezes para você poder elevar a velocidade da memória, tem que elevar a energia que vai para ela (por ex. de 1.35V para .1.40V), para que funcione corretamente. Mas não precisei fazer isso até o momento. Então mencionei a diferença das fontes por curiosidade, por que estas placas são PCIe 4.0, tecnologia recente, que estão apresentando este comportamento anômalo e quiz deixar registrado para ver se alguém do fórum mata a charada.

 

No seu caso, caso você não saiba como fazer estas alterações que sugeri para ver se funcionam com sua placa e também não quer perder muito tempo pesquisando (olha a garantia correndo...), sugiro que procure um técnico, pague uma horinha para ele e mostre essa nossa conversa. Ele entenderá e poderá fazer rapidamente para você, sem ter que mexer fisicamente na placa, para não perder a garantia. Pode ser que ele resolva dessa maneira ou de outra que ele conheça. Se não der certo, aí corre para o processo de garantia que é bem enjoado. 

 

Obs:As minhas placas aceitaram dual-channel. Apenas travavam aleatoriamente no led laranja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...