Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TRIAC 'aguenta mais' se trabalhar com PWM ?


eletron1791

Posts recomendados

Prezados,

 

O triac mais potente que encontramos até na padaria é o BTA41 (40 ampéres RMS)

 

Se eu usar um PWM-555 para dispará-lo será que consigo chegar a uns 60 ampéres de controle de carga máxima ?

 

Pergunto isso pois vendo o datasheet dele tem um tal de: Non repetitive surge peak on-state current (60 Hz t=16,7 ms) diz que ele aguenta 420 ampéres (ô loco)

 

O que quer dizer isso ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um controle PWM somente conseguirá fazer com que a corrente possa diminuir de seu máximo valor.  Para uso contínuo desse triac você deve respeitar a corrente máxima do mesmo (pode até diminuir o quanto quiseres) mas não aconselho, que em regime, ultrapasses a máxima corrente permitida.

Aquele valor de 420 Amperes pode ser tolerado somente para um pico, não repetitivo, com duração de 0,016 segundos, ou seja somente um ciclo da energia AC da tomada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, faller disse:

respeitar a corrente máxima do mesmo

Na prática eu (eu) uso respeitar 70% da máxima. Pra potência maior, que é o que efetivamente interessa, você deve achar outro triac. Se não tiver na padaria, tenta no açougue. Pra usar este seu, uma alternativa pra esta potência é aumentar a V p.ex. usando apenas em 220Vac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pessoal,

 

Minha pretensão é fazer um teste: Reduzir 18 volts nas duas fases que tem na minha casa. A tensão tá um pouco alta 128 volts, quero mantê-la em 110. Não vou ficar variando mas sim manter fixo em 110. Para isso pretendo usar PWM-555, MOC3043 (zero-crossing) e TRIAC BTA100. Colocarei sensor de corrente que desligará o sistema se passar de certo valor e NTC no dissipador do TRIAC. Minha dúvida é se com o tempo poderá queimar geladeira, ar condicionado, que usam motores. Não pela redução em si mas pela nova forma de onda. Pensei num transformador mas, o que acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, sergiotronic disse:

mas, o que acham ?

A intenção é boa mas a ideia nem tanto. 1ªmente não há motivo prático pra reduzir. 127 (ou8) tá dentro da normalidade. 2ªmente os aparelhos eletroeletronicos  são projetados pra suportar esta V. 3ªmente sim pode ter problema com motores mas este é o menor deles. 4ªmente vai dar uma ruidêra e bela sujada da rede. etc

Se achar que deve, nos diga de onde tirou a necessidade deste projeto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muita gente briga pra ter uma energia com tensão perto da nominal, que na verdade não é 110 Volts, e sim 127 Volts, a sua está somente 1 Volt acima, menor que 1%, e nem foi falado da tolerância permitida pela ANEEL que vai de 116V - 133V, sendo assim a tua tensão está excelente, não há motivos para correção. E quando ligares carga, pode ser que baixe um pouco, dependendo da bitola da tua fiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que se eu reduzir 10% a tensão (128 para 116), verei esta redução na conta de energia elétrica para sempre.

 

Acho que todo aparelho funcionaria bem (da mesma forma) se fosse alimentado com 116 volts mínimos previstos pela Aneel.

 

Só fico pensando em motores que poderiam 'suar' mais para entregar a mesma potência no eixo mas em se tratando de pouca redução acho que não teria problema pois o meu ventilador dimmerizado realmente consome menos quando reduzo a rotação. Tá certo que ele gira menos mas quase não se nota a diferença.

 

Minha ideia seria como eu tivesse colocado na minha casa um estabilizador de tensão, que estabilizasse tudo em 116 volts.

 

Falei ***** ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensemos juntos:

Aparelhos eletrônicos hoje em dia são auto-volts, regulam sua tensão entre um range, geralmente 100V-240V, e mesmo assim mantém a potência fixa, para isso aumentam ou diminuem a corrente, mantendo assim o mesmo consumo.

Para motores, baixando a tensão a corrente aumenta. Mantendo assim o mesmo consumo também.

Para resistências, aí sim haveria uma redução da potência, diminuindo o consumo.

Mas o que se usa numa residência que é uma resistência? chuveiro elétrico, aquecedores de água elétrico... acho que só

E seria uma economia tão pequena e somente em equipamentos de tão pouco uso que inviabilizam a implantação.

Sem contar os inconvenientes já mencionados pela @Isadora Ferraz, isto te traria beeeeem mais problemas que soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, sergiotronic disse:

Penso que se eu reduzir 10% a tensão (128 para 116), verei esta redução na conta de energia elétrica para sempre.

 

Acho que todo aparelho funcionaria bem (da mesma forma) se fosse alimentado com 116 volts mínimos previstos pela Aneel.

 

Só fico pensando em motores que poderiam 'suar' mais para entregar a mesma potência no eixo mas em se tratando de pouca redução acho que não teria problema pois o meu ventilador dimmerizado realmente consome menos quando reduzo a rotação. Tá certo que ele gira menos mas quase não se nota a diferença.

 

Minha ideia seria como eu tivesse colocado na minha casa um estabilizador de tensão, que estabilizasse tudo em 116 volts.

 

Falei ***** ?

 

 

 

 

Na prática você vai é gastar mais energia. Pois vai dissipar no TRIAC. 

 

Essa redução não terá efeito nem no ventilador. Pois como você mesmo disse, é daqueles que tem dimmer e certamente você irá regular a potência para um valor que fique confortável. 

Você irá reduzir a tensão, mas no ventador você vai estabilizar a potência pro valor de sempre que az ficar confortável. 

 

Em TV e em equipamentos eletrônicos, essa redução nada vai mudar. Eles se auto-regulam para manter a mesma potência. 

 

Na geladeira, o eixo do motor terá uma redução de força. Conseqüentemente irá ter maior escorregamento no rotor, o que fará o motor girar com menos RPM e fará a geladeira trabalhar mais tempo para compensar a temperatura. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, caolne disse:

Para resistências, aí sim haveria uma redução da potência, diminuindo o consumo.

Mas o que se usa numa residência que é uma resistência? chuveiro elétrico, aquecedores de água elétrico... acho que só

E seria uma economia tão pequena e somente em equipamentos de tão pouco uso que inviabilizam a implantação.

Sem contar os inconvenientes já mencionados pela @Isadora Ferraz, isto te traria beeeeem mais problemas que soluções.

 

 

Você chegou num ponto importante.

Chuveiro tem um problema que só tem duas ou três potências .

Daí quem usa, costuma variar o aquecimento abrindo e fechando a água. 

O desperdício está aí. 

 

Pode-se então bolar o circuito com o TRIAC apenas pro chuveiro. 

Abrir o mínimo o registro de água...

Daí controlar para uma potência confortável.

 

Isso sim daria economia.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule, eu não recomendo usar reguladores eletrônicos no chuveiro, dá muita sujeira na rede, aqui em casa as lâmpadas que ficam ligadas na mesma fase do chuveiro sempre queimam, só descobri isso por causa de uma lâmpada mais vagabunda que as outras que ficava piscando quando ligava o chuveiro, a princípio suspeitei que era queda de tensão e me assustei, mas minha casa fica embaixo do transformador da rua e a fiação é inteira com 16mm2, medi a tensão e no soquete e estava normal, abri um tópico aqui para procurar ajuda, a solução é trocar o chuveiro, rsrsrs, o que não tem remédio, remediado está.

 

recordando agora desse problema, acho que foi essa a causa de ter queimado um HD do meu computador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!