Ir ao conteúdo

Controlar temperatura resistencia pirografo bateria de carro

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Preciso ligar um pirografo na bateria do carro, porém com a bateria 12v 60Ah o pirografo esquenta mais do que preciso. Como posso regular isso para tirar uma baixa corrente. Ja tentei um esquema com ci LM317, capacitor eletrolitico 10uf/50v, potenciometro 5k, resistor 220h e capacitor poliester 0,1uf. Ate funcionou no teste com um cooler de computador, porém nao esquenta a resistencia do pirografo. Devo colocar um diodo para orientar a corrente saindo apenas para o lado do pirografo? Penso que a resistencia fecha o circuito e nao funciona como um cooler.

Postado

meu pirografo eh caseiro, feito com resistencia de chuveiro, nao sei dizer a potencia do mesmo.

o esquema que montei foi um projeto que achei no youtube, sem diagrama, somente ilustracao na placa de circuito com os componentes acima descritos.

funcionou no cooler, mas nada de esquentar a resistencia.

vou pesquisar o regulador chaveado

grato

este regulador chaveado eh igual a adaptador de usb para carregar celular no carro? vi a saida do mesmo e eh o que procuro, porém, novamente nao esquenta nada do pirografo. penso que deve ter um protetor de curto no circuito por isso penso num diodo para direcionar corrente.

Postado

Tentei medir em uso. A corrente marca a do carro de 12v, a tensão nao le. Acredito ser maior de 10A pois a bateria eh de 60Ah.

Acredito que ja experimentei com PWM. Montei uma placa para reduzir a corrente utilizando CI LM317, porém nao esquenta o pirografo, penso que por ser resistencia e nao motor o funcionamento muda.

Me falta conhecimento tecnico, na esperanca que alguem ja se aventurou com isto e tenha uma solucao.

adicionado 2 minutos depois

Consigo montar um esquema assim com alimentacao 12v?

Este eh uma fonte para pirografo 110/220v

art1590_0005.jpg

Postado
3 horas atrás, MichaelMayer disse:

Tentei medir em uso. A corrente marca a do carro de 12v, a tensão nao le. Acredito ser maior de 10A pois a bateria eh de 60Ah.

Isso é quase como um curto circuito, precisa de no máximo uns 3V pra funcionar bem.

Acredito que ja experimentei com PWM. Montei uma placa para reduzir a corrente utilizando CI LM317, porém nao esquenta o pirografo, penso que por ser resistencia e nao motor o funcionamento muda.

O LM317 não trabalha com PWM, é linear mesmo. E ligando o LM numa bateria de carro é capaz dele esquentar mais do que sua resistência.

Consigo montar um esquema assim com alimentacao 12v?

Este eh uma fonte para pirografo 110/220v

art1590_0005.jpg

É possível, já que esse circuito funciona com CC.

Teria que pegar um trafo 12V pra fazer.

Eu tenho um pirógrafo desses, usei um trafo comum ligado direto em 110V da tomada mesmo, retirei o secundário original de 24V e enrolei um fio grosso que sai uns 2V com uma corrente de uns 4A.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Googlei pirógrafo com bateria 12v e pro google seu projeto parece que é inédito (ainda). O macete é mesmo baixa V e alta I. Neste caso só mesmo com regulador chaveado.

Já que o quesito custo não está em pauta, uma alternativa pirada pro seu pirógrafo é um inversorzinho duns 150W (comprei um no m.l. por uns 50 conto) e um pirógrafo normal

7118f10624.jpg

+

bbd48a48d738daefbe5645c16f1e6360.jpg

=piração total desconectada da rede ac 😜

• Curtir 1
Postado

Vou partir para o uso de um inversor e pirografo normal. Estou pesquisando bateria estacionaria e inversor. No futuro proximo pretendo instalar um painel solar. Com isso posso carregar meu notebook e usar um impressora para meus trabalhos.

Grato a todos pela cooperacao.

• Curtir 1
Postado
Em 26/11/2019 às 21:02, MichaelMayer disse:

o esquema que montei foi um projeto que achei no youtube

Mande o endereço do vídeo do YouTube, para a gente ter uma noção do que você fez e assim poder tentar lhe auxiliar.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@MichaelMayer

Agora sim, mas para fazer uma análise completa, teria que ver a foto do pirógrafo que você fez, com ênfase na sua resistência de chuveiro.

Então vamos às considerações parciais.

1 - Este circuito é de uma fonte regulada linear. A variação da resistência no potenciômetro provoca a variação da tensão de saída. Claro que na entrada tem que haver uma fonte de tensão com capacidade para suprir a corrente desejada na carga (pedaço de resistência de chuveiro).

2 - É quase certeza que esta fonte NÃO tem a capacidade de transportar a corrente necessária para a sua carga. Explico. Como o pedaço da resistência do chuveiro DEVE ser pequeno, afinal um pirógrafo costuma aquecer em apenas um pequeno pedaço, a resistência do chuveiro já sendo originalmente baixa, com apenas um pedaço vai possuir uma resistência ainda menor. Para este pedaço aquecer a ponto de virar um pirógrafo, ele solicitará uma relativamente alta corrente e uma baixa tensão. Então a diferença entre a tensão de entrada e a tensão na carga ficará toda no LM317, que multiplicado pela corrente exigirá um dissipador imenso, para funcionar direito.

3 - No vídeo o sujeito não colocou carga nenhuma, ou melhor, colocou um led como carga... e sem nenhum resistor para limitar a corrente nele. Poderia ter queimado o led, mas vamos continuar. Se tivesse colocado alguma carga que exigisse corrente maior, o circuito não funcionaria.

O que fazer então?

1 - Você precisa de uma fonte de baixa tensão. Como não vi a sua resistência, imagino que a tensão deva ser de apenas um volt, ou não mais que dois volts. Considerando que a ponta resistiva tenha algo entorno de meio a um centímetro, acho que bastariam cerca de 10 Watts nesta ponta para deixa-la incandescente a ponto de funcionar. Isso exige uns 10 Amperes. 

Até onde eu sei, ou me lembre, há duas formas de você conseguir uma fonte com essas características:

1.a - Usando um trafo para 10 a 20W. Desenrolando o secundário e reenrolando, com fio de bitola compatível para 10A, apenas poucas espiras. Algo como 2 ou 3.

1.b - Usando um trafo de micro ondas e fazendo o mesmo procedimento. Mas esta opção é como caçar moscas com espingarda para matar elefante e não deve ser usada.

2 - Outra opção e mais imediata seria você comprar um ferro de soldar com ponta fina, com a capacidade entre uns 40 a 60 Watts. Talvez o de 60 Watts seja mais interessante. Peça um amigo que possua ferro de soldar e faça um teste. É a melhor maneira de você determinar o que seria melhor.

NÃO RECOMENDO O VÍDEO A SEGUIR, APENAS PARA CONSTAR.

Outra opção.

MINHA SUGESTÃO

Espero ter auxiliado.

Bom trabalho.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Acabo de ter outro insight... Como você precisa apenas aumentar a corrente, ou seja, transferir potência,um trafo de fonte de pc com um oscilador de algumas KHZ (pref a mesma da fonte), tem algo pra dar certo.

corrente7.jpg?resize=670,282&ssl=1

Lado alta tensão=12v ac quadrada 100Kz (chute). Lado baixa tensão=1V. Carga resistiva = sua ponta incandescente. Nada de retificação. De fato é +- isso que faz o reator de lampada dicroica 12v

O amigo França é phd neste tipo de desafio. Se achar que deve, deve participar e/ou corroborar o conceito

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!