Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tenho um notebook ASUS X451MA e gostaria de fazer um updrage nele sem limite de orçamento de despesas, alguém especializado poderia me dar algumas sugestões? Segue anexo a configuração dele pelo CPU-Z. Mais uma dúvida, eu consigo usar algum adaptador para instalar um SSD NVME nele ou só da para usar um sata mesmo? Me desculpem se eu falei alguma asneira, sou um tanto quanto leigo e estou em busca de aprendizado.

Grato, boa tarde.

Sem título.jpg

• Membro VIP
Postado

Boa tarde. Com esse processador aí e na condição dele que não tem como trocar, não vejo muito o que mexer. Um SSD Sata melhoraria o desempenho geral, mas o processador é um forte ponto de gargalo.

• Curtir 3
Postado

Notebooks geralmente são muito limitados no sentido de upgrade. No seu caso, o componente mais difícil (senão impossível) e mais importante de fazer upgrade seria o CPU. Geralmente eles são soldados na placa-mãe, e mesmo quando não são, o dissipador raramente será compatível com algo superior ao que já vem instalado. Seu Celeron sempre será o maior limitador do seu desempenho, e para melhorar nesse sentido recomendo a troca do notebook inteiro.

Dito isso, você ainda pode colocar sim um SSD no lugar de sua unidade de DVD (se não tiver uso para ela, já que mídias em disco caíram em desuso). Para isso basta adquirir um Caddy próprio para notebooks. Existem Caddys para notes e para ultrabooks, observe isso antes de comprar pois um não serve no outro. Aí você adquire o SSD SATA de sua preferência e instala sem maiores problemas (os drives de DVD são presos por apenas um parafuso).

A memória RAM também pode receber upgrade, sendo que o recomendado é que seu sistema tenha 8 GBs ou mais para você extrair o desempenho máximo do conjunto. Basta observar quantos módulos você já tem instalados e acrescentar ou substituir. Geralmente notebooks suportam no máximo dois módulos de memória. Se um slot estiver populado, você pode popular mais um.

No mais, ainda recomendo que pondere sobre a troca do note inteiro. Um colega postou um note da Lenovo outro dia com Ryzen 3 custando 1500 a 1600 reais, que seria um baita upgrade para você e ainda daria para instalar o SSD tipo M.2, pois a maioria hoje vem com esse slot. Claro que isso não seria suficiente se seu intuito for usar esse note para jogos, pois jogos requerem uma placa gráfica dedicada para terem bom desempenho.

• Curtir 1
Postado

@braconius sem limite de orçamento pra essa maquina, já imaginava que não fosse dar pra fazer muita coisa...@Math.Pi @WOZ Dods muito obrigado pelas dicas, já imaginava que o maior problema fosse o processador é uma pena.Vi em alguns videos SSD NVMe que tem capacidade maior que o sata, mas vi alguns adaptadores (nenhum para sata) vocês sabem se no meu caso é viável(existe adaptadores p meu caso)? No caso da memória RAM eu estava pensando em colocar 2 placas de 8 Gb quais seriam compatíveis com essa maquina?2 desse aqui serviria na minha maquina? 

https://www.mercadolivre.com.br/p/MLB6065665?source=search#position=1&type=product&tracking_id=a1c9bd3c-f0c2-4055-a8fe-62846991269f

ou existe opções melhores?

• Curtir 1
Postado
Em 27/11/2019 às 17:37, Moysés Cesar disse:

@braconius sem limite de orçamento pra essa maquina, já imaginava que não fosse dar pra fazer muita coisa...@Math.Pi @WOZ Dods muito obrigado pelas dicas, já imaginava que o maior problema fosse o processador é uma pena.Vi em alguns videos SSD NVMe que tem capacidade maior que o sata, mas vi alguns adaptadores (nenhum para sata) vocês sabem se no meu caso é viável(existe adaptadores p meu caso)? No caso da memória RAM eu estava pensando em colocar 2 placas de 8 Gb quais seriam compatíveis com essa maquina?2 desse aqui serviria na minha maquina? 

https://www.mercadolivre.com.br/p/MLB6065665?source=search#position=1&type=product&tracking_id=a1c9bd3c-f0c2-4055-a8fe-62846991269f

ou existe opções melhores?

Meu querido, a diferença entre NVMe e SATA é 90% teórica. No final ambas as tecnologias são capazes de te entregar ganhos similares. O NVMe tem velocidade teórica muito superior, mas na prática só ganha por uma margem de 10 a 20%. Assim sendo, recomendo que troque seu gravador de DVD por um Caddy apropriado, e que nele instale um drive SSD SATA. Você dará a esse notebook um ganho absurdo de desempenho, independentemente da interface utilizada. 

Adaptadores para todo tipo de interface para todo outro tipo de interface existem aos montes, a questão é o quanto isso geraria diferença em relação aos meios mais simples. No seu caso, não há um único meio de interface que compensaria mais do que o bom e velho SATA, no caso de drives SSD. Se encontrar um adaptador que transforma uma interface em outra, mesmo que prometa muito, o ganho seria se muito patético. 

Atenha-se ao que seu notebook permite pelo que foi projetado para permitir, ou troque ele completamente. Essa é minha dica.

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, WOZ Dods disse:

Meu querido, a diferença entre NVMe e SATA é 90% teórica. No final ambas as tecnologias são capazes de te entregar ganhos similares. O NVMe tem velocidade teórica muito superior, mas na prática só ganha por uma margem de 10 a 20%. Assim sendo, recomendo que troque seu gravador de DVD por um Caddy apropriado, e que nele instale um drive SSD SATA. Você dará a esse notebook um ganho absurdo de desempenho, independentemente da interface utilizada. 

Adaptadores para todo tipo de interface para todo outro tipo de interface existem aos montes, a questão é o quanto isso geraria diferença em relação aos meios mais simples. No seu caso, não há um único meio de interface que compensaria mais do que o bom e velho SATA, no caso de drives SSD. Se encontrar um adaptador que transforma uma interface em outra, mesmo que prometa muito, o ganho seria se muito patético. 

Atenha-se ao que seu notebook permite pelo que foi projetado para permitir, ou troque ele completamente. Essa é minha dica.

valeu, ajudaram muito, assim que eu fizer o upgrade trarei as boas novas, bom fim de semana a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!