Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
KeySkydiver

"Congelamento" do meu computador

Posts recomendados

Especificações técnicas:

• Processador: Ryzen 3400G 

• Placa de vídeo: RX 570

• placa-mãe: Prime B450M Gaming

• Memória: 8GB de RAM (2x4 HyperX)

• Fonte: Corsair 550W

• HD: 1TB Seagate

• Sistema operacional: Windows 10

 

Então, estou passando por alguns problemas com o meu computador. Não faz muito tempo que eu o comprei, imagino que não tenha nem um mês ainda, porém ele vem dando essas "congeladas" depois de alguns dias de uso enquanto jogo, assisto e afins, no qual eu não consigo abrir aplicativos, tudo fica travado, etc. De início aparecia esse erro aqui: "default radeon wattman settings have been restored due to unexpected system failure". Consegui resolve-lo, aparentemente, vendo alguns vídeos do YouTube e lendo em alguns fóruns atualizando a placa de vídeo e desligando o Fastboot do computador, porém o problema não foi resolvido, no entanto nunca mais apareceu esse erro da placa. Atualizei o Windows, procurei em diversos sites o que poderia ser e como resolver, entretanto não entendi muita coisa. 

 

Gostaria de saber se algum de vocês podem me ajudar com o meu problema.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usa estabilizador, nobreak, filtro de linha ou liga direto na tomada? Sugiro atualizar a BIOS da placa-mãe para uma versão mais recente, veja se não resolve seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@grievous Então, eu ligo direto na tomada. Irei ver essa atualização da placa-mãe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

javaweb-popup.jpg

CURSO ONLINE DE PROGRAMAÇÃO
FULL STACK

Entre para o mercado que paga mais de R$ 12.000 por mês e não tem crise!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!