Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estive pensando em ler algumas eproms paralelas para exercitar o conhecimento... e tentar ler algumas que não existem na lista dos programadores...

Então, resolvi setar os endereços através dos pinos de dados do arduino... e com outros pinos de dados ler a saída...

até aí tudo bem...

o problema é que como quero ler a eprom sem retira-la da placa (em alguns casos)

verifiquei que alguns projetistas tem o costume de aterrar ou colocar em 5v os pinos restantes de endereços da memória...

por exemplo: se o cara só vai utilizar 1/4 da memória vi casos onde o pinos finais dos de endereços vem aterrados ou em 5v.

então pode acontecer de eu setar estes pinos (variando entre zero e um) para obter todos os endereços da memória e com isso varre o conteúdo...

mas se um pino destes já está (forçado em um dos estados) quando eu tentar forçar no estado oposto ele ficará em curo (0v e 5v)

isso poderia queimar a porta do arduino?

ou... simplificando:

se eu colocar um jumper entre D4 e D5 do arduino...

e mandar a seguinte informação:

D4 => LOW

D5 => HIGH

isso poderia dar algum problema?

obrigado a todos.

Postado
7 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

então pode acontecer de eu setar estes pinos (variando entre zero e um) para obter todos os endereços da memória e com isso varre o conteúdo...

mas se um pino destes já está (forçado em um dos estados) quando eu tentar forçar no estado oposto ele ficará em curo (0v e 5v)

isso poderia queimar a porta do arduino?

Com toda certeza vai queimar. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

vai queimar

...ou não. Geralmente o mc tem circuito limitador de corrente. Mas se eu fosse você não contava com isso. Coloque um resistor de 100R em cada saída pra proteger seu precioso nas suas primeiras fezes... ops fases.

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

A ideia de ler a eprom é maluca ou o bichinho aguenta de boa (caso não haja curto nas pernas)...

Com a eprom fora do circuito a corrente é mínima. bem compatível com o que o MC fornece/consome.

• Obrigado 1
Postado

@BloodCeltics Lopes

Como seu Arduíno tem trocentos pinos... ligue alguns com resistores de 100 ohms ( assim você pode mudar o valor da tensão usando o pino como Saída ), mas também ligue outros pinos do Arduíno diretamente após o resistor ( direto no pino da EPROM ), porém configurado como Entrada !

Assim você consegue determinar por software se os pinos da EPROM mudam de polaridade ou não.

Paulo

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!