Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Eu a pouco tempo tive um imprevisto onde meu notebook acabou queimando, então decidi montar um PC, mas eu não entendo tanto dessa parte e queria ajuda de vocês.

Eu andei procurando em alguns sites, e notei que haviam muitos computadores já montados, porém eu via que tinham peças que era muito de entrada, e eu queria algo que duraria um pouco mais, mesmo sendo de entrada.

Então vou deixar uma listas de peças que escolhi, e gostaria da ajuda de vocês para saber se seriam boas. Eu pretendo usar esse computador para jogar, trabalhar com edições de vídeos e talvez stream no futuro. (Eu sei que pelas peças não posso exigir muito dele, mas desde que pelo menos rode os jogos pesados no mínimo já tá bom.)

Processador:  Ryzen 5 2400G

placa-mãe: GA-AB350M-DS3H V2

HD: 1TB (Não sei se tem diferença entre as marcas)

SSD: Kingston A400 240GB

Memória: 2x 8GB 3000MHz (Não sei qual seria boa, pensei em T-Force vulcan ou Geil Evo Potenza, mas não sei se funcionaria, já que AMD tem várias restrições de memória, se puderem recomendar uma que funcione nesse PC sem problemas e que não seja muito cara eu agradeço)

Fonte: Corsair CX550M 80 Plus bronze

Gabinete: Aerocool Bolt RGB

A placa de vídeo não vou colocar, já que pretendo montar um PC de até 2.200,00, porém quero que ele aguente futuros upgrades para quando for colocar uma placa de vídeo. (Talvez uma RX580 8GB)

Gostaria de saber se esse computador funcionaria com uma Smart TV com porta HDMI Full HD de 40" servindo de monitor.

Obrigado por quem leu até aqui e puder ajudar.

Atualização:

Ouvindo as dicas abaixo, eu mudei o setup e queria saber se agora ficou melhor para futuros ups.

Processador: Ryzen 5 3400G

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-3-2200g-asrock-a320m-hd-ddr4

Memoria: Team group T-Force vulcan pichau 8GB (2x8) DDR4 3000MHz vermelha, tlprd48g3000hc16c01

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-vermelha-tlprd48g3000hc16c01

SSD:  Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85198

Fonte: Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91022

Gabinete: gamer pichau komor led rgb lateral em vidro temp, pgk-01-rgb

https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-komor-led-rgb-lateal-em-vidro-temp-pgk-01-rgb

Vai ficar um pouco mais caro, mas espero que pelo menos fique muito melhor.

Postado

@CylioJ olá, bem vindo ao Fórum. A configuração não está ruim, mas não sei se rodaria jogos "pesados", isso depende muito dos jogos e da resolução. Quais jogos você se refere? Para ter melhor compatibilidade com futuros upgrades de processador, sugiro uma placa-mãe com chipset B450, que é mais recente.

• Curtir 1
Postado

Esse pc é bom, mas não possui placa de vídeo o que dificulta bastante na hora de rodar os jogos tendo que apelar pra placa de vídeo integrada do processador vega 11 que vai rodar alguns jogos mas não espere muito.

aliás, ele vai funcionar sim com a tv.

• Membro VIP
Postado

Será um sistema decente porém recomendo o seguinte:

1 - Trocar o 2400G pelo 3400G, o preço é praticamente o mesmo e tem um pequeno ganho de desempenho.

2 - Trocar a fonte CX550M por uma CX550 tradicional pois assim economiza alguns tostões para a compra da GPU futura sem impactar no restante do sistema.

3 - Em vez de pegar um SSD e um HDD, junte o orçamento dos dois e pegue um SSD de 480GB. No futuro você adiciona um HDD de 1 TB para armazenamento.

Restante ta OK.

Postado
11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@CylioJ olá, bem vindo ao Fórum. A configuração não está ruim, mas não sei se rodaria jogos "pesados", isso depende muito dos jogos e da resolução. Quais jogos você se refere? Para ter melhor compatibilidade com futuros upgrades de processador, sugiro uma placa-mãe com chipset B450, que é mais recente.

Eu não tenho certeza sobre os jogos, pois eu tenho um xbox onde jogo a maioria deles, porém queria um que conseguiria rodar jogos tipo GTA V, ARK, pois ai teria certeza que os jogos estilo Raft, My time at portia, CIV 6, iriam rodar sem o menor problema. Então basicamente gostaria que ele rodasse os jogos pesados, pra poder ter certeza que rodaria qualquer jogo leve ou medio.

Sobre essa placa, ela seria muito cara?

Obrigado pela resposta.

13 minutos atrás, gamerpc2921 disse:

Esse pc é bom, mas não possui placa de vídeo o que dificulta bastante na hora de rodar os jogos tendo que apelar pra placa de vídeo integrada do processador vega 11 que vai rodar alguns jogos mas não espere muito.

aliás, ele vai funcionar sim com a tv.

Sim, eu já imaginava, por isso vou colocar duas memorias, para a placa integrada funcionar melhor. Obrigado por informar sobre a TV, isso vai ajudar a economizar bastante, já que tenho uma parada aqui.

12 minutos atrás, grievous disse:

Será um sistema decente porém recomendo o seguinte:

1 - Trocar o 2400G pelo 3400G, o preço é praticamente o mesmo e tem um pequeno ganho de desempenho.

2 - Trocar a fonte CX550M por uma CX550 tradicional pois assim economiza alguns tostões para a compra da GPU futura sem impactar no restante do sistema.

3 - Em vez de pegar um SSD e um HDD, junte o orçamento dos dois e pegue um SSD de 480GB. No futuro você adiciona um HDD de 1 TB para armazenamento.

Restante ta OK.

1 - Esse 3400G tá funcionando bem? pois eu optei pelo 2400g por já conhecer ele a mais tempo.

2 - OK, eu não me importo muito com a parte estetica mesmo, ela tendo um pouco mais de cabo não vai afetar muito.

3 - Você acha que um SSD de 480GB já segura os jogos, arquivos de edições e coisas pessoais sem problema algum? 

tenho um HD externo, talvez isso ajude na pergunta que fiz, porém algumas coisas ainda teriam que ficar no pc, o meu motivo para comprar separado seria para não ocorrer um problema e acabar queimando o SSD e perder tudo de uma só vez, funcionaria tipo um sistema de RAID, mas eu não entendo tanto de SSD, não sei se ele queimaria fácil igual o HD.

Postado

@CylioJ sua TV de 40" provavelmente tem resolução Full HD, e nessa resolução o vídeo integrado do 2400G vai rodar o jogo na qualidade gráfica Normal (baixa) a 40-50 FPS, o que é bem aceitável para um vídeo integrado. O jogo ARK, por outro lado, é muito mal otimizado, não sei como rodaria nesse PC. Atualmente o GTA V não é mais considerado um jogo tão pesado, e o ARK é mal otimizado mesmo, não roda bem mesmo em PCs mais potentes.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@CylioJ sua TV de 40" provavelmente tem resolução Full HD, e nessa resolução o vídeo integrado do 2400G vai rodar o jogo na qualidade gráfica Normal (baixa) a 40-50 FPS, o que é bem aceitável para um vídeo integrado. O jogo ARK, por outro lado, é muito mal otimizado, não sei como rodaria nesse PC. Atualmente o GTA V não é mais considerado um jogo tão pesado, e o ARK é mal otimizado mesmo, não roda bem mesmo em PCs mais potentes.

No caso do ark tenho ele no xbox, seria só um exemplo mesmo.

adicionado 0 minutos depois

Em relação o Ryzen 2400G, eu escolhi ele também pelo preço, eu pesquisei aqui e o 3400 tá quase 200 reais mais caro, sendo que é um pc de entrada, no futuro pretendo trocar o ryzen 2400g por um 3700x provavelmente. e em relação a placa, essas B450 também estão bem caras, eu acho que vou continuar com essa mesmo, desde que ela funcione sem problema nas memorias vulcan, pois no futuro posso deixar esse pc para trabalho e montar outro, dessa forma não perco muito dinheiro.

adicionado 5 minutos depois

A não ser que eu pegue esse kit, pois ai parece que ainda fica dentro do orçamento. (O nome do link tá errado)

https://www.pichau.com.br/kit-upgrade/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-3-2200g-asrock-a320m-hd-ddr4

Ou então esse, porém não sei se teria uma diferença muito grande por conta da memoria ser 2666, tendo em vista que eu ia pegar a 3000

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-3400g-asus-prime-b450m-gaming-br-8gb-2666mhz?gclid=EAIaIQobChMIx9vSgaOu5gIVihCRCh002A1-EAQYBSABEgJOZvD_BwE

Postado

@CylioJ o 3700X é um processador bem potente, então é bom ter uma placa-mãe adequada para não ter problemas de aquecimento no VRM, e consequentemente perda de desempenho. Pelo menos esse modelo B350 da Gigabyte parece ter dissipador no VRM, o que é um ponto positivo. Mas ainda seria necessário ter uma bios atualizada para suportar um processador da geração 3000.

Observe também que a placa-mãe que você tinha citado suporta nativamente apenas frequência de até 2667MHz nas memórias, você teria que fazer um overclock pela bios para utilizar a frequência de 2933MHz (a mais próxima dos 3000) da sua memória. Existem placas-mãe B450 que suportam 2933MHz sem necessidade de overclock.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@CylioJ o 3700X é um processador bem potente, então é bom ter uma placa-mãe adequada para não ter problemas de aquecimento no VRM, e consequentemente perda de desempenho. Pelo menos esse modelo B350 da Gigabyte parece ter dissipador no VRM, o que é um ponto positivo. Mas ainda seria necessário ter uma bios atualizada para suportar um processador da geração 3000.

Observe também que a placa-mãe que você tinha citado suporta nativamente apenas frequência de até 2667MHz nas memórias, você teria que fazer um overclock pela bios para utilizar a frequência de 2933MHz (a mais próxima dos 3000) da sua memória. Existem placas-mãe B450 que suportam 2933MHz sem necessidade de overclock.

Então o processador 3400g + b450m gaming/br seria uma compra melhor? porém eu to com medo de comprar isso, já que a memoria de 3000MHz não aparece na lista de memorias, TLPRD48G3000HC16C01, no caso esse nome, ou esse nome não faz diferença, posso comprar a https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-3000mhz-vermelha-tlprd48g3000hc16c01 sem problema nenhum?

Postado

@CylioJ dificilmente os fabricantes de placa-mãe vão constar todos os modelos de memória disponíveis, eles só colocam lá os modelos que eles testaram e confirmaram, mas é raro um modelo fora da lista não funcionar. Esse kit com 3400G e B450 se encaixa no seu orçamento?

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@CylioJ dificilmente os fabricantes de placa-mãe vão constar todos os modelos de memória disponíveis, eles só colocam lá os modelos que eles testaram e confirmaram, mas é raro um modelo fora da lista não funcionar. Esse kit com 3400G e B450 se encaixa no seu orçamento?

um pouco acima, mas nada que não consigo cobrir, eu acho que vou pegar o kit completo, evitando dores de cabeça no futuro, assim terei certeza que a bios vai tá atualizada para o 3400g, e pego a 3000mhz por fora.

• Curtir 1
Postado

@CylioJ e sobre a placa de vídeo que pretende pegar futuramente: está para lançar os modelos RX 5500 e RX 5500 XT lá fora, e pelo jeito vão superar a RX 590 e o preço deve ser próximo ao da RX 580 atualmente (US$160), então vai ser uma boa opção pra você. A AMD também deve lançar os modelos RX 5600 e RX 5600 XT em breve também, versões de 6GB e 8GB, se sair com preço da RX 590 (US$200) e desempenho da GTX 1660 Ti, vai ser um ótimo custo x benefício também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!