Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Agradeço a colaboração valiosa dos posts, mas eu infelizmente tive que suspender esse assunto momentaneamente em virtude de que agora surgiu outro cuja prioridade me faz dar atenção a minha intenção não é postar aqui um assunto diferente, citarei apenas para justificar, meu processador está esquentando demais e estou concentrando meu tempo para sanar essa questão...

adicionado 0 minutos depois

Agradeço a colaboração valiosa dos posts, mas eu infelizmente tive que suspender esse assunto momentaneamente em virtude de que agora surgiu outro cuja prioridade me faz dar atenção a minha intenção não é postar aqui um assunto diferente, citarei apenas para justificar, meu processador está esquentando demais e estou concentrando meu tempo para sanar essa questão...

Postado
11 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@misterjohn A sim entendemos, boa sorte ai. Já cogitou um AIO de 240mm? Há diversos modelos custo benefícios que seguram o 3900X até menos que R$350

Para eu comprar outro, o meu teria que estar com defeito de forma comprovada, ou com uma fortes indícios e sintómas, mas se fosse para comprar pegaria o H150i, mas a AMD disse que o inbox do Ryzen 9 dava conta o que não é real.

Já tive problemas semelhante no passado, o programa de leitura de temperatura, indicava valores absurdos, mas coloquei a mão no bloco e ele estava frio, tão pouco estava travando ou reiniciando, talvez erro de leitura, já atualizei a bios e o chipset da placa....tem que ter uma explicação, mesmo porque há contradição de valores na temperatura.

Postado
15 horas atrás, misterjohn disse:

indicava valores absurdos, mas coloquei a mão no bloco e ele estava frio

As poucas vezes que vi isso ocorrendo foi por falha de instalação. Bloco sem a pressão adequada ou torto sobre o processador, por exemplo.

15 horas atrás, misterjohn disse:

mas a AMD disse que o inbox do Ryzen 9 dava conta o que não é real

Coolers box, desde quando comecei a montar computadores 20 anos atrás, sempre foram porcaria. Especialmente para processadores de alto desempenho. Se o computador foi montado para uso doméstico comum, eles servem, para jogos no entanto sempre é aconselhável um cooler after market de qualidade. SEMPRE

Postado

Como havia dito antes, não abandonei esse assunto e nem o dei por encerrado e resolvido, apenas suspendi por um tempo até resolver a outra situação que é mais prioritária, mas navegando pelo you tube, me deparei com esse vídeo e resolvi dar uma olhada, não entendi muito, mas parece que o cara fala que a questão de performance para o mesmo produto está ligada ao preço do mesmo....é isso ou entendi mal?

Postado
17 minutos atrás, misterjohn disse:

produto está ligada ao preço do mesmo....é isso ou entendi mal?

Não exatamente. Produtos baratos normalmente são sinônimos de produtos de entrada ou ruins, mas depende do modelo em si e a marca (sério, a marca em muitos casos pesa no bolso a custo de nada).

Minha interpretação do vídeo é igual aquela história de fonte "gamer 80plus" que se trata de uma genérica de má qualidade. Nesta questão de SSD, seria como botar um produto com velocidade bem limitada como se fosse de alta performance, adicionando um nome de marca relativamente boa, marketing legal e voila, instabuy. Outra comparação seria vender um pendrive de USB 3.0 sendo de velocidade aproximada de 2.0.

É a velha questão de analisar todo o produto, não apenas algumas especificações.

O mercado de informática se aproveita muito da "desinformação" dos usuários e lança produtos de "pega ratão". Até mesmo para os entendidos, está cada vez mais difícil encontrar um produto bom sem nenhuma pegadinha.

• Curtir 1
Postado

Vi o vídeo, coisa que eu não faço normalmente, só para entender a argumentação. Vídeos do youtube tem que ser vistos com muita discrição, pois eles nunca aprofundam qualquer assunto (com raríssimas exceções). 

Vamos rever o que ele falou então:

- M.2 NVMe tem desempenho "teórico" maior do que M.2 SATA? Sim, com certeza.

- Esses SSDs M.2 baratinhos que aparecem no mercado são todos SATA? Sim, NVMe ainda é caro aqui no mercado nacional (lá fora a diferença é pequena em comparação). Eventualmente esse preço vai cair, como em tudo que diz respeito a informática.

- Usar um SSD M.2 SATA é um desperdício da porta M.2 que tem um potencial muito maior de desempenho do que a interface SATA permite? Em termos, sim, mas não dá para simplificar e generalizar dessa maneira. Vou expor isso melhor abaixo.

Esses foram os três potos centrais do vídeo. Ou seja, quase nenhum conteúdo, como sempre.

• A verdade sobre SSDs hoje

O que ele falhou em informar é que a velocidade EFETIVA é muito similar entre as duas interfaces para a maioria das aplicações. Carregar o windows, programas, navegar na internet e até abrir e jogar jogos terão quase o mesmo desempenho em ambas as interfaces. Desde que ambos os modelos comparados sejam de boa qualidade, afinal não dá para comparar uma porcaria genérica chinesa com um Samsung EVO da vida, o usuário não perceberá diferença entre as duas interfaces.

Para uso profissional podemos ver alguma diferença, em alguns programas, mas ainda não chega a ser nada absurdo. 

No final das contas, a diferença de desempenho não justifica a diferença de preço aqui no Brasil. Talvez a pessoa prefira comprar um 2,5" ao invés de M.2 para guardar o slot de maior desempenho para o futuro, mas vai de cada um. Eu pessoalmente não vejo problema algum já que a diferença de desempenho não é significativa hoje. Muito pelo contrário, sempre prefiro usar a M.2 pela versatilidade, facilidade de instalação e capacidade de operar mesmo em espaços restritos, reservando então as portas SATA apenas para armazenamento de grande volume.

• O que realmente conta

A questão de orçamento é vital na hora de decidir qual interface você vai adquirir, bem como é a disponibilidade de mercado. Se você tem dinheiro para gastar à vontade nesse componente sem sacrificar, no caso de quem está montando um PC novo, outros componentes mais importantes para o desempenho efetivo da máquina, eu até compreendo que você prefira um NVMe. Afinal, pagar 150 reais a mais para ter algo superior, ao menos em teoria, não é algo absurdo.

O problema é quando seu orçamento é limitado. Se você tem que optar entre NVMe ou melhorar sua GPU/CPU por exemplo, eu sempre vou optar por SATA. Afinal, perder alguns milisegundos no load time não é um sacrifício para ninguém.

Um comparativo simples de loading times de SSDs de similar qualidade que vale a pena ver: https://www.pcgamesn.com/pcie-4-ssd-game-load-time-benchmarks-performance#nn-graph-sheet-anthem-fort-tarsis-to-academy-ruins

Nota: Passei o link errado. Para observar a diferença entre NVMe e SATA, veja o vídeo abaixo.

• Curtir 3
Postado
agora, WOZ Dods disse:

Vi o vídeo, coisa que eu não faço normalmente, só para entender a argumentação. Vídeos do youtube tem que ser vistos com muita discrição, pois eles nunca aprofundam qualquer assunto (com raríssimas exceções). 

Vamos rever o que ele falou então:

- M.2 NVMe tem desempenho "teórico" maior do que M.2 SATA? Sim, com certeza.

- Esses SSDs M.2 baratinhos que aparecem no mercado são todos SATA? Sim, NVMe ainda é caro aqui no mercado nacional (lá fora a diferença é pequena em comparação). Eventualmente esse preço vai cair, como em tudo que diz respeito a informática.

- Usar um SSD M.2 SATA é um desperdício da porta M.2 que tem um potencial muito maior de desempenho do que a interface SATA permite? Em termos, sim, mas não dá para simplificar e generalizar dessa maneira. Vou expor isso melhor abaixo.

Esses foram os três potos centrais do vídeo. Ou seja, quase nenhum conteúdo, como sempre.

• A verdade sobre SSDs hoje

O que ele falhou em informar é que a velocidade EFETIVA é muito similar entre as duas interfaces para a maioria das aplicações. Carregar o windows, programas, navegar na internet e até abrir e jogar jogos terão quase o mesmo desempenho em ambas as interfaces. Desde que ambos os modelos comparados sejam de boa qualidade, afinal não dá para comparar uma porcaria genérica chinesa com um Samsung EVO da vida, o usuário não perceberá diferença entre as duas interfaces.

Para uso profissional podemos ver alguma diferença, em alguns programas, mas ainda não chega a ser nada absurdo. 

No final das contas, a diferença de desempenho não justifica a diferença de preço aqui no Brasil. Talvez a pessoa prefira comprar um 2,5" ao invés de M.2 para guardar o slot de maior desempenho para o futuro, mas vai de cada um. Eu pessoalmente não vejo problema algum já que a diferença de desempenho não é significativa hoje. Muito pelo contrário, sempre prefiro usar a M.2 pela versatilidade, facilidade de instalação e capacidade de operar mesmo em espaços restritos, reservando então as portas SATA apenas para armazenamento de grande volume.

• O que realmente conta

A questão de orçamento é vital na hora de decidir qual interface você vai adquirir, bem como é a disponibilidade de mercado. Se você tem dinheiro para gastar à vontade nesse componente sem sacrificar, no caso de quem está montando um PC novo, outros componentes mais importantes para o desempenho efetivo da máquina, eu até compreendo que você prefira um NVMe. Afinal, pagar 150 reais a mais para ter algo superior, ao menos em teoria, não é algo absurdo.

O problema é quando seu orçamento é limitado. Se você tem que optar entre NVMe ou melhorar sua GPU/CPU por exemplo, eu sempre vou optar por SATA. Afinal, perder alguns milisegundos no load time não é um sacrifício para ninguém.

Um comparativo simples de loading times de SSDs de similar qualidade que vale a pena ver: https://www.pcgamesn.com/pcie-4-ssd-game-load-time-benchmarks-performance#nn-graph-sheet-anthem-fort-tarsis-to-academy-ruins

Li o texto todo (com o tradutor on line é claro), não vou dizer que não entendi nada porque seria exagero, mas não absorvi o conteudo na íntegra porque eu não tenho conhecimento técnico para tal, não acompanho essas literaturas e como tudo é continuação uma da outra, não dá para querer "saber" dessa forma, é como entrar no último ano da faculdade sem passar pelo primeiro.

Esse trecho me interessou ( Mas com o AMD Ryzen 3000 e o conjunto de chipsets X570, a AMD está liderando a introdução do PCIe 4.0, capaz de 16GT / s, para pessoas como você e eu. Desde então, os parceiros alimentam unidades NVMe equipadas com controladores e NAND capazes de fornecer a largura de banda prometida.); e outro detalhe tudo é feito e voltado para jogos, só se fala nisso, parece que não se faz mas nada em um pc do que jogar.

A única coisa que quero e acelerar os procedimentos com vídeos já que esses estão cada vez maiores e mais pesados, e quando tomei conhecimento desse "produto" achei que era algo mais simples, até inocentemente achei que se fosse com o soquete diferente do SATA era suficiente, mas parece que não é bem assim.

Assim sendo, eu gostaria de saber alguns modelos, por questão de valores, qual seria o que faria realmente a diferença entre o ssd comum e ele, e não precisa ser grande (GB) o meu ssd é de 240 Gb e atende perfeitamente, isso porque tenho os discos mecânicos para arquivar.

Para mim era só trocar esse aqui de baixo:

ssd-rise-mode-gamer-line-120gb-sata-leit

Por um desses aqui (não necessariamente esse ai) e o pc iria virar um foguete:

6519ef83-fff0-4357-9488-3d62bbfd74d0.jpg

Postado

@misterjohn Falei muito e acabei passando a matéria errada. A matéria que eu passei compara NVMe PCIe 3.0 com PCIe 4.0. Vou passar uma matéria melhor abaixo, em vídeo dessa vez que é mais fácil de compreender:

adicionado 13 minutos depois
54 minutos atrás, misterjohn disse:

A única coisa que quero e acelerar os procedimentos com vídeos já que esses estão cada vez maiores e mais pesados, e quando tomei conhecimento desse "produto" achei que era algo mais simples, até inocentemente achei que se fosse com o soquete diferente do SATA era suficiente, mas parece que não é bem assim.

Quando você fala "procedimentos" eu imagino que seja conversão e edição de vídeo. Apesar de trabalhar vídeos ser muito diferente de carregar sistema e jogos, nesse caso ainda não faz muita diferença. A questão da conversão é o tempo que a CPU leva para processar. Com isso, o SSD acaba não sendo um fator tão importante. Como já disse em outros tópicos, talvez você se beneficie de ter dois discos diferentes onde estão dispostos, um em cada disco, o arquivo de entrada (vídeo não editado) e o de saída (onde será gravado o projeto concluído). Mesmo nesse caso eu não sei exatamente quão grande é a diferença de desempenho, pois esta informação eu obtive em forums de informática e não encontrei nenhum benchmark que ilustre isso. 

1 hora atrás, misterjohn disse:

Para mim era só trocar esse aqui de baixo:

Por um desses aqui (não necessariamente esse ai) e o pc iria virar um foguete:

Se você ainda não utiliza SSDs, você verá uma enorme diferença de tempo de carregamento de programas quando adquirir um. Se você já usa um SSD de qualidade (como a linha Samsung EVO por exemplo), e adquirir um SSD M.2, seja SATA ou NVMe, a diferença já será tão pequena que pode passar desapercebida (como mostrado no vídeo que postei acima). 

Enfim, a diferença de velocidade entre NVMe e SATA só é percebida em situações específicas (cópias de arquivos grandes, compactação, etc.), não em atividades de trabalho que geralmente trafegam uma enorme quantidade de arquivos pequenos. Se quiser um NVMe e tiver dinheiro para isso, compre, mas sem ilusões de que isso vai aumentar muito o desempenho. Se seu orçamento for limitado ou você for mais pé no chão, você compra um M.2 (ou 2,5") SATA de boa qualidade, bom desempenho, com capacidade de armazenamento bem superior, pelo mesmo preço de um NVMe.

• Obrigado 1
Postado

Que vídeo super explicativo, nem precisa escrever nada, os dígitos de tempo mostra com clareza, mas só faltou um detalhe, colocar algo com vídeo nesse comparativo, esse vídeo é o carregamento do windows e jogos, eu como não jogo, irei depender do processador, da placa de vídeo e do programa envolvido utilizar os recursos de ambos.

Então eu conclui que só vale a pena para quem não tem  ainda um, mas eu já tenho um Samsung EVO-850 faz tempo, tanto em dois pcs e um notebook.

Talvez para liberar slot SATA mas minha placa tem 8 e ainda tenho mais 4 em uma controladora off, e como são 10 dispositivos ainda sobram 2 portas, eu plugo na off os hds de arquivo, o disco C e drivers de gravação coloco na placa-mãe para evitar surpresas.

Sendo assim então nem irei comprar, como ele tem outra configuração física, julguei ser superior ao ssd convencional; então é só "maquiagem" e pouco efeito.

Os 3 que tenho é esse aqui:

724903094976676.jpg

Postado

@misterjohn o que faz o SSD ser rápido não é a velocidade de tráfego de dados. Os primeiros SSDs tinham velocidade máxima muito abaixo dos HDs tradicionais e ainda sim deixavam eles no chinelo. A grade diferença está é na latência entre um e outro, e os SSDs tem latência muito baixa. O problema é que ao contrário de memórias RAM, os fabricantes não anunciam as latências em letras garrafais. No final das contas isso é o que vale para uso diário. Velocidades de transferência não mudam muito quando se trafega vários arquivos pequenos se o intervalo entre cada um deles (latência) é o mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...