Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória não funciona na frequência certificada, então está com defeito?


Posts recomendados

 

Eu nunca tive problemas com memórias, a não ser queimas, defeitos, me refiro a funcionamento, mas como aconteceu, gostaria de elucidar os fatos, coloquei com o Ryzen 9 3900x, 2 pentes de memórias certificadas pela G.Skill para operar na frequência de 3.200 Mhz como não sabia o lance que o padrão era um só e não operou em 3.200 Mhz, fiquei sabendo do tal "profile#1", habilitei e passou a enxergar os 3.200 Mhz só que começou a acarretar instabilidade, quando ligava o pc, ficava bipando, me obrigando a fazer várias tentativas, não era sempre, mas a maioria das vezes, procurei uma solução como não encontrei, devolvi as memórias.

Para não ficar parado, peguei uma memória da Corsair, usada na configuração anterior, de 8 Gb, 3.000 Mhz, colquei, como era de se esperar, só 2.133 Mhz, mas habilitando aquele valor já comentado, passou a operar com 3.000 Mhz com instabilidade, até agora nenhum bip, tela azul, travamento, nada.

Dizem que a G.Skill é uma das melhores marcas de memória, então qual a causa do problema, seria defeito do produto já que comprei ele e não veio lacrado, pelo jeito isso de fábrica, o que não dá para afirmar que deu defeito, devolvida e revendida, mas é uma hipótese.

No caso da Corsair, pelo jeito não terei problemas caso adquira uma maior em capacidade e frequência, salvo por defeito???

 

https://www.gskill.com/product/165/170/1564381714/F4-3200C16D-16GFXFlare-XDDR4-3200MHz-CL16-18-18-38-1.35V16GB-(2x8GB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ver com que tensão essas memorias estão operando quando a 3200Mhz, se observar o perfil delas se vê que elas precisam de pelo menos 1.35V pra operar nessa frequência, contra 1.2V de uma DDR4 "normal" se a placa-mãe não setou a tensão pros 1.35V que o fabricante garante o funcionamento, voce precisaria setar essa tensão manualmente... 

 

Pessoalmente eu prefiro fazer OC manualmente em um modulo 2666 e ver qual frequência eu consigo sem aumentar a tensão, ja que aumentando a tensão eu reduzo a vida util do modulo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, F4b10 disse:

Teria que ver com que tensão essas memorias estão operando quando a 3200Mhz, se observar o perfil delas se vê que elas precisam de pelo menos 1.35V pra operar nessa frequência, contra 1.2V de uma DDR4 "normal" se a placa-mãe não setou a tensão pros 1.35V que o fabricante garante o funcionamento, voce precisaria setar essa tensão manualmente... 

 

Pessoalmente eu prefiro fazer OC manualmente em um modulo 2666 e ver qual frequência eu consigo sem aumentar a tensão, ja que aumentando a tensão eu reduzo a vida util do modulo.

Grato pela atenção..Eu não quero fazer oc, apenas usar a memória de acordo com a frequência que ela é vendida, então sabendo do lance mhz padrão, fiz o que indicaram, habilitei o profile, a tensão era 1.35 V. e rolou os bips direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!