Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!!

Estou com uma dúvida bem simples referente ao DHCP:

Meu modem VIVO está com DHCP Ativo.

Meu roteador "1" está com DHCP Ativo, cabo de rede sai da porta LAN do Modem VIVO e entra na porta WAN deste roteador.

Meu roteador "2" está com DHCP Desativado, cabo de rede sai da porta LAN do roteador "1" e entra na porta LAN deste roteador.

De vez em quando tenho problemas de conexão e tenho que desligar e ligar todos os aparelhos acima para que tudo funcione perfeitamente. Então quero saber qual o melhor cenário de configuração:

Cenário 1: Deixar o DHCP do modem VIVO habilitado, desativar o DHCP do roteador "1" e fazer a conexão: Porta LAN do Modem x Porta LAN do roteador "1".

Cenário 2: Deixar o DHCP do modem VIVO desabilitado, habilitar o DHCP do roteador "1" e fazer a conexão: Porta LAN do Modem x Porta WAN do roteador "1".

Cenário 3: Deixar como está.

Acredito que de vez em quando existe conflito de IPs pois o Modem VIVO e Roteador "1" estão com DHCP Habilitados. O Roteador "2" ficaria com DHCP Desabilitado e conexão pela LAN em todos os cenários.

Desde já, agradeço.

Postado

Em relação ao modem deixe o DHCP desativado.

Em relação aos roteadores eu não saberia dizer pois nunca configurei dois e tem a configuração da rede Wi Fi para analisar

Postado

@Rerthson Macedo ola colega. Me passei que é 1 modem e 2 roteador

a opção correta: Deixar o DHCP do modem 1 da VIVO habilitado (IP 192.168.1.1 CERTO?) e desativar o DHCP do roteador "2 e 3" configurando ambos roteador como Dinamico e fazer a conexão: Porta LAN do Modem para Porta LAN do roteador 2. e porta LAN do 2 para a LAN do 3 ambos com IP da LAN alterado roteador 2/; 192.168.1.3 roteador 3: 192.168.1.4".

roteador mesmo estando os 2 com DHCP desabilitdo, é preciso mudar o IP, pois 2 ou 3 com 192.168.1.1 

dá conflito com o outro, e com o modem. 

Há modelos que tem IP diferene, como 10.0.0.1, e 192.168.25.1, e 192.168.0.1 segue a linha do raciocinio lógico.

adicionado 3 minutos depois

as operadoras em geral no seu modem padrão só querem seus modems em modo Router. 

Bridg é mais para modem comprado por fora.

Postado

@Rerthson Macedo Como está configurado a WAN do Roteador 1? tente configurar um IP estático na parte de WAN do Roteador 1, deixar o roteador 1 com DHCP Habilitado (modem tmb), no Roteador 2 DHCP desabilitado. 

Mas, pra ser sincero, mesmo não sabendo qual é o seu Roteador 1, aqui em casa só resolvi esse problema comprando um roteador melhor, no geral esses roteadores "baratinhos" tende a se perder com o DHCP.

Postado

@Rerthson Macedo tive de editar a postagem, pois o assunto me atrapalhou um pouco. 

Seria melhor também você postar a marca e modelo de cada dispositivo.

adicionado 6 minutos depois

Aexplicação da postagem sua estava meio confusa. não me atentei bem.

Postado

Segui a dica do nosso amigo alissomrex.

Uso modem da vivo na faixa de IP: 192.168.15.1

O roteador 1 é um D-Link 4 antenas DIR 822 ac 1200mbps, porém coloquei o IP dele como: 192.168.16.1

O roteador 2 é um TP Link 3 antenas WR940N 300mbps (este ainda não alterei o IP).

Até o momento roteador 1 que eu tinha muitos problemas está funcionando tudo OK.

Eu devo mudar o IP do roteador 1 para final "15.2" igual você mencionou ou posso deixar "16.1"?

Postado

Do jeito que está atualmente, as suas conexões de rede saem da rede 192.168.16.X, vão para a rede 192.168.15.X, e daí vão para o IP público da Vivo(que sabe-se lá se está num NAT).

Ao meu ver, a melhor opção seria ter um DHCP só. Se tiver como, eu deixaria o modem da Vivo em modo bridge, e ligaria o roteador 1 nele, para que ele possa receber diretamente o IP externo. Deixaria o DHCP ativo no roteador 1 também, e manteria o roteador 2 como está. Caso não tenha como colocar o modem da Vivo em bridge, eu manteria o DHCP nele.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal!!

Para finalizar o tópico:

Coloquei o modem vivo em modo Bridge e configurei o roteador 1 com DHCP Ativo e a configuração com a internet WAN como PPPOE (usuário e senha conforme informado no modem vivo).

Funcionou muito bem com todos os meus aparelhos, mas de vez em quando o sistema de pedidos do meu restaurante dava algum erro de conexão com o servidor. Até que um dia fiquei sem internet e sem linha telefônica, e liguei meu roteador 1 no meu note e não liguei o cabo de internet nele, e não tive mais problema 😃

Aprendi bastante sobre redes, configuração de modem e roteadores. Todos os problemas resolvidos!!

Obrigado a todos!!

• 9 meses depois...
Postado
Em 09/01/2020 às 09:15, Rerthson Macedo disse:

Olá pessoal!!

Para finalizar o tópico:

Coloquei o modem vivo em modo Bridge e configurei o roteador 1 com DHCP Ativo e a configuração com a internet WAN como PPPOE (usuário e senha conforme informado no modem vivo).

Funcionou muito bem com todos os meus aparelhos, mas de vez em quando o sistema de pedidos do meu restaurante dava algum erro de conexão com o servidor. Até que um dia fiquei sem internet e sem linha telefônica, e liguei meu roteador 1 no meu note e não liguei o cabo de internet nele, e não tive mais problema 😃

Aprendi bastante sobre redes, configuração de modem e roteadores. Todos os problemas resolvidos!!

Obrigado a todos!!

Boa tarde,

No caso só o 1 roteador que ficou com o dhcp ativado,por exemplo tenho um repetidor,deixo o dhcp dele desativado nesse modo bridge da vivo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!