Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema bizarro no Pc. placa-mãe?


Posts recomendados

Fala galera, estou com um probleminha chato que já tem vários meses. Enfim, Hoje de novo meu pc travou do nada navegando sem eu mexer em nada, eu tava no Celular quando voltei pra mexer no PC ele tava travado, não dá tela azul e nem nada, ele simplesmente trava daí se eu mexer logo em seguida ele apaga os periféricos como teclado e mouse, daí só se eu desligar a força no botão Power. Não é fonte, não é placa de vídeo, não é processador, não é memória e muito menos HD e nem sdd pois já troquei fonte, processador, placa de vídeo (fazendo upgrade mesmo), testei memoria, sdd, HD e está tudo nos conformes, então só pode ser placa-mãe, só ela que é a mesma. Esse problema já vem de muito tempo antes de eu trocar algo no pc, as vezes da 2x no mês, as vezes passa meses sem fazer nada. Esse problema as vezes da nessa situação que falei só no navegador, já deu ao sair de um jogo, já deu jogando e tal, ou seja, não é em um momento específico, não é Frequente também.

Tudo tudo normal e nos conformes, temperatura, tensão, tudo tudo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous  Asus a320m -k (que aparentemente é o problema)

R5 1600 novinho que comprei

Vega 56 novinha que comprei 

Fonte cooler master mwe 500 bronze novinha que comprei esse mês também.

HD de 1tb(não acusa nem um erro no smart também)

Ssd 240gb (também não acusa nem um erro)

8gb ram (nem um erro no mentest também)

 

Antes de trocar processador, placa de vídeo e fonte também dava exatamente o mesmo problema, como já testei tudos os demais componentes que não troquei o que resta é a placa-mãe. o que acham? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lucas bueno disse:

Não é fonte, não é placa de vídeo, não é processador, não é memória e muito menos HD e nem sdd pois já troquei fonte, processador, placa de vídeo (fazendo upgrade mesmo), testei memoria, sdd, HD e está tudo nos conformes, então só pode ser placa-mãe, só ela que é a mesma.

 

e na config anterior q você usava com essa placa-mãe, funcionava tudo certo? qual era o processador utilizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Drivers atualizados? BIOS atualizado?

Sim

adicionado 0 minutos depois
agora, rodrigo.dcvieira disse:

 

e na config anterior q você usava com essa placa-mãe, funcionava tudo certo? qual era o processador utilizado?

Acontecia o mesmo problema, eu usava um r3 1200 e agr um r5 1600

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, f_neto disse:

Tem uma configuração em Opções de Energia que dispositivos usb podem desligar o pc quando fica um certo tempo ocioso

Não lembro o caminho, mas pesquise

Não resolve, nada vê isso. Ele congela do nada sabe, daí se eu mexer no mouse com ele congelado o mouse e teclado apagam. Esses congelamento é raro mas é chato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@lucas bueno Testou com outros periféricos? Testou mouse e teclado em outras portas USB?

Realmente pode ser algum periférico em curto, ou porta em curto.

Já testei sim, esses testes leva mês pra fazer porque tem mês que não acontece nada no pc. Como eu disse, antes de mudar as peças também dava exatamente o mesmo problema, mudei placa de vídeo, processador, fonte por causa do upgrade que queria fazer, passei o smart no HD e sdd e está tudo nos conformes, acusou nem um erro, passei o mentest e tudo certo também. Única coisa que resta é placa-mãe. Tô achando que é a placa-mãe com algum pequeno curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@lucas bueno Certo, fez bem. Poderia informar o modelo? É que existem muitas réguas extensoras que o fabricante rotula como "filtro de linha" sem ter nenhum elemento filtrante por dentro.

Você consegue reproduzir o congelamento de alguma forma?

No memento não estou em casa pra ver o modelo. Mas no congelamento vou tentar te explicar e você imaginar. Imagino o pc parado numa página da net seu eu mexer em nada, vou mexer no celular por um tempo, quando retorno no Pc eu mexo o mouse e vejo que ele está completamente travado, logo em seguida após eu mexer no mouse o teclado e mouse desligam sozinhos, o pc só retorna se eu desligar a força no botão Power (ele funciona certinho nessa hora), segundo senário que já aconteceu mesmo antes de eu trocar as peças do PC como já falei, acontece após sair de algum jogo, Clico pra sair e daí ele começa a carregar pra pode fechar o jogo e a tela trava e fica preta e desliga o mouse e teclado e logo em seguida ele reinicia sozinho, ou também jogando e do nada congela e da isso, desliga teclado e mouse tela preta e trava som também que esqueci de falar e daí o pc reinicia, isso no senário em jogos, no senário mexendo no PC acontece como falei ali. Esse problema é raro, as vezes passo mês sem da nada. Placa de vídeo não é, porque troquei esses dias, processador também troquei esses dias, fonte também e antes de trocar essas peças dava exatamente o mesmo problema, e as demais peças como memória, HD eu já testei e está tudo certo nem um erro acusado, restando somente a placa-mãe mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucas bueno É complicado porque se você não consegue reproduzir o erro, fica difícil testar para ver se foi resolvido ou não.

 

Parece ser algo relacionado ao estado de energia do sistema, minha sugestão seria atualizar o Windows para a última versão disponível, baixar e instalar o driver de chipset fornecido pela própria AMD aqui, após isso ativar o plano de energia p/ Ryzen:

pastedImage_2.png?resize=591,221

 

Aí agora seria a hora de testar para ver se resolveu o problema ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@lucas bueno É complicado porque se você não consegue reproduzir o erro, fica difícil testar para ver se foi resolvido ou não.

 

Parece ser algo relacionado ao estado de energia do sistema, minha sugestão seria atualizar o Windows para a última versão disponível, baixar e instalar o driver de chipset fornecido pela própria AMD aqui, após isso ativar o plano de energia p/ Ryzen:

pastedImage_2.png?resize=591,221

 

Aí agora seria a hora de testar para ver se resolveu o problema ou não.

Já está tudo atualizado e está no plano do ryzen. Isso não me parece nada a ver com plano de energia do windows. Tinha um colega de grupo que estava com o mesmo problema porém o dele era bem mais Frequente, era a placa-mãe. Enfim, no meu caso só tem ela mesmo, mas não tem como eu testar pra ter certeza ser ela, mas aparentemente parece ser ela mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucas bueno A minha hipótese é que a sua placa-mãe ou o windows está cometendo algum equívoco na hora de reduzir a tensão do processador quando está ocioso, reduzindo tanto a ponto de congelar o PC, ou na hora de sair desse estado e ir para o estado normal.

Não sei ao certo os nomes porém na BIOS da placa-mãe existem algumas funções de economia de energia ou coisa do tipo, daria para desativá-las e ver se resolve o problema mas novamente caímos no problema de não ter como reproduzir o erro e assim não temos como certificar se resolveu ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@lucas bueno A minha hipótese é que a sua placa-mãe ou o windows está cometendo algum equívoco na hora de reduzir a tensão do processador quando está ocioso, reduzindo tanto a ponto de congelar o PC, ou na hora de sair desse estado e ir para o estado normal.

Não sei ao certo os nomes porém na BIOS da placa-mãe existem algumas funções de economia de energia ou coisa do tipo, daria para desativá-las e ver se resolve o problema mas novamente caímos no problema de não ter como reproduzir o erro e assim não temos como certificar se resolveu ou não.

Não e isso não porque como falei as vezes acontece em jogo também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucas bueno Não custa nada tentar, se toda sugestão dada pelos usuários do fórum é encarada com "não é isso" o seu problema nunca será resolvido, tem de ser na tentativa e erro mesmo.

 

Tem gente que tem os freezes aleatórios iguais aos seus e o problema era na memória (mesmo passando pelo memtest). Você tem 1 pente de 8GB? Teste em outro slot da placa-mãe, é outra coisa que pode resolver o problema.

Pegou o modelo do filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, grievous disse:

@lucas bueno Não custa nada tentar, se toda sugestão dada pelos usuários do fórum é encarada com "não é isso" o seu problema nunca será resolvido, tem de ser na tentativa e erro mesmo.

 

Tem gente que tem os freezes aleatórios iguais aos seus e o problema era na memória (mesmo passando pelo memtest). Você tem 1 pente de 8GB? Teste em outro slot da placa-mãe, é outra coisa que pode resolver o problema.

Pegou o modelo do filtro de linha?

 

Ainda estou no trabalho, tenho 8gb em duak channel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu nem opinei mais pelo seguinte, quando o problema é intermitente, ou seja, não é reproduzível facilmente, acontece de tempos em tempos e etc, não vai existir dica salvadora pra te ajudar. E pelo que vi o @lucas bueno é antenado, já fez o dever de casa antes de postar aqui.

 

O esquema é testar tudo, eu já teria desmontado esta placa-mãe do gabinete pra ver todos os contatos, pra ver se não tem capacitor estufado, trilha aberta, pontos de corrosão e por aí vai.
Passava um ar comprimido, lavava a placa, enfim.

 

Faria teste de bancada se tiver paciência e espaço, e observaria (micro todo desmontado na mesa por longo tempo) pegava outro mouse e teclado pra testar, tirava aquele pendrive meio suspeito de condições espetado na USB, deixava só o necessário e ia usando.

Se for placa-mãe mesmo, e por ser uma A320, o jeito vai ser trocá-la, não tem pra onde correr e só está adiando o inevitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

Eu nem opinei mais pelo seguinte, quando o problema é intermitente, ou seja, não é reproduzível facilmente, acontece de tempos em tempos e etc, não vai existir dica salvadora pra te ajudar. E pelo que vi o @lucas bueno é antenado, já fez o dever de casa antes de postar aqui.

 

O esquema é testar tudo, eu já teria desmontado esta placa-mãe do gabinete pra ver todos os contatos, pra ver se não tem capacitor estufado, trilha aberta, pontos de corrosão e por aí vai.
Passava um ar comprimido, lavava a placa, enfim.

 

Faria teste de bancada se tiver paciência e espaço, e observaria (micro todo desmontado na mesa por longo tempo) pegava outro mouse e teclado pra testar, tirava aquele pendrive meio suspeito de condições espetado na USB, deixava só o necessário e ia usando.

Se for placa-mãe mesmo, e por ser uma A320, o jeito vai ser trocá-la, não tem pra onde correr e só está adiando o inevitável.

o que quis dizer com antenado ? Kkkk. Sim testar assim não é fácil, sendo que não é fácil reproduzi-lo, mas por enquanto tudo aponta pra ela mesmo, ainda mais que um colega tava com o mesmo problema porém o dele era mais Frequente, acontecia todo dia praticamente e era placa-mãe. Eu já retirei ela do gabinete e fiz uma bancada, joguei normal e tal, eu não tenho tempo de fica horas testando sabe. Eu estava e estou tendo uma pequena interferência nas caixa de som também, antes de desmontar e fazer uma bancada era mais, agr esta menos depois que montei de volta, tipo um chiado com uma barulho de curto/energia sei la, no fone não tenho essa interferência. Aqui tem aterramento tudo normal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucas bueno Antenado quer dizer ligeiro, ligado, a par do assunto, "que correu com as próprias pernas atrás de soluções e não caiu de paraquedas aqui".

 

Outra dica que eu te dou é deixar a RAM em 2100MHz, porque o memtest não estressa o pente de verdade.

 

E quando falei deixar tudo solto na bancada é ficar monitorando lá por mais de um mês, e não desmontar, ligar e remontar. Não tem criança, não tem bicho pra pular em cima, testa desmontado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@lucas bueno Antenado quer dizer ligeiro, ligado, a par do assunto, "que correu com as próprias pernas atrás de soluções e não caiu de paraquedas aqui".

 

Outra dica que eu te dou é deixar a RAM em 2100MHz, porque o memtest não estressa o pente de verdade.

 

E quando falei deixar tudo solto na bancada é ficar monitorando lá por mais de um mês, e não desmontar, ligar e remontar. Não tem criança, não tem bicho pra pular em cima, testa desmontado.

Ave que trabalhoso kkkk. Bom, eu atualizei a BIOS e setei a ram manualmente em 2400mhz que é a velocidade dela padrão. Depois de atualizar vi que corrigiu pelo menos um bug que mostrava que eu tinha 7.94gb instalado ao invés de 8gb que tenho, até agr nada aconteceu, joguei metrô, sai, joguei de novo e tudo normal. Mas não tem como saber se resolveu mesmo pois esse problema demoraaaaaa aparecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...