Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

asus prime a320m-k/br sem agesa 1002 ?


sdrrro

Posts recomendados

Boa tarde povo!

 

Está acontecendo o seguinte, no meu jogo (DAYZ), estou tendo quedas bruscas de fps por conta da queda do clock da gpu integrada do ryzen 5 2400g. Isso acontecia lá em 2018 quando não tinha uma placa-mãe com a atualização necessária para suportar o ryzen 5 2400g. No entanto, em 2018 lançaram o AGESA 1002 que teoricamente resolveu esse problema. O problema é que eu comprei a 1 ano e alguns meses a placa-mãe ASUS PRIME A320M-K não a BR. Isso porque, olhando na atualização da BIOS, esse modelo tinha o AGESA 1002. O que acontece é que eu comprei na Terabyte nesse link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8025/placa-mãe-asus-prime-a320m-k-ddr4-am4. E eu fui notar que a placa-mãe que veio foi a ASUS PRIME A320M-K/BR que olhando na BIOS não tem o AGESA 1002. Agora eu estou totalmente encabulado e estranhando tudo, porque nos vídeos no youtube desse AGESA 1002 eles mostram a BIOS do A320M-K mas na descrição do vídeo é o A320M-K/BR. Agora, eu não sei se esse modelo realmente não tem o AGESA 1002 e por isso está tendo essas quedas, porque eu não sei mais o que fazer. Eu devo mandar mensagem para a Terabyte sendo que já faz 1 ano e alguns meses, eu realmente não notei isso...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi qual é o tamanho da diferença que o Agesa faz para o desempenho... O que eu suspeitaria em caso de quedas bruscas de desempenho seria:

1º - Você ter trocado de placa-mãe sem formatar, o que nunca é indicado mesmo entre placas mãe do mesmo chipset a menos que sejam de mesmo modelo e revisão. Ao reaproveitar o sistema você cria vários conflitos a nível de driver que não tem solução, pois eles só são instalados quando o windows é instalado.

2º - Seu CPU pode estar superaquecendo e, com isso, fazendo thermal throttling. Esse tipo de caso é muito comum para quem usa gabinetes mal ventilados ou coolers stock. Se estiver chegando perto ou depois dos 70º, recomendo que pense em adquirir um cooler de qualidade, pois os da AMD são bons para atividades cotidianas apenas, nunca para games.

adicionado 4 minutos depois

image.thumb.png.f35afa0ed3fdf56d8819438af5946db4.png

adicionado 4 minutos depois

É isso que você estava procurando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, sdrrro disse:

@WOZ Dods O AGESA na época foi o que resolveu esse problema para as APU'S Ryzen. Não está superaquecida, não chega nem a 64 graus. 

Ok, mas seu problema definitivamente não é a falta do agesa se você tem a versão mais recente da BIOS. 64º pode parecer pouco para alguns, mas para mim beira ao crítico. 70º, para mim, é tipo: SEU CPU VAI DERRETER, CORRIGE ISSO AE PRA ONTEM! Se você realmente está passando dos 60º em load, recomendo que reveja sua instalação, pois afinal essa é a temperatura do seu CPU, mas vai lá ver a do chipset, do VRM, e demais subcomponentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ok, mas seu problema definitivamente não é a falta do agesa se você tem a versão mais recente da BIOS. 64º pode parecer pouco para alguns, mas para mim beira ao crítico. 70º, para mim, é tipo: SEU CPU VAI DERRETER, CORRIGE ISSO AE PRA ONTEM! Se você realmente está passando dos 60º em load, recomendo que reveja sua instalação, pois afinal essa é a temperatura do seu CPU, mas vai lá ver a do chipset, do VRM, e demais subcomponentes...

@WOZ Dods A temperatura de 64 graus é da GPU não da CPU, a CPU não atinge nem 50 graus

 

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods E em relação ao AGESA, a placa-mãe ASUS PRIME A320MK-BR não possui o agesa 1002 esse acho que é o problema, e isso é estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2020 às 00:04, sdrrro disse:

A temperatura de 64 graus é da GPU não da CPU, a CPU não atinge nem 50 graus

GPU a 64 em load é normal.

 

Em 04/01/2020 às 00:04, sdrrro disse:

E em relação ao AGESA, a placa-mãe ASUS PRIME A320MK-BR não possui o agesa 1002 esse acho que é o problema, e isso é estranho.

Olhei e postei para ti a informação contida no site da Asus, na página de download de BIOS da ASUS PRIME A320MK-BR. Ela possui sim Agesa. Quando falamos de software, de qualquer espécie, se um software é 1.0.0.3, então ele possui o conteúdo do 1.0.0.2 e do 1.0.0.1 e todos os demais que o precedem. 

A Asus Prime A320MK americana tem as mesmíssimas atualizações, e tem versões de BIOS anteriores contendo só as iterações anteriores do Agesa também. 

Faça o update mais recente da sua BIOS e verá que a correção foi sim aplicada.

adicionado 4 minutos depois
agora, WOZ Dods disse:
Em 04/01/2020 às 00:04, sdrrro disse:

A temperatura de 64 graus é da GPU não da CPU, a CPU não atinge nem 50 graus

GPU a 64 em load é normal.

Pelo menos GPU offboard... APU creio que deve ser parecido, apesar de não ter tanta experiência. Como a APU é interna ao CPU, um cooler Aftermarket baixaria um pouco essas temperaturas.

 

Além disso, eu acredito que você está pensando que tem alguma diferença entre "Agesa 1002" (que é como você fala), com "Agesa 1.0.0.2", que é como a fabricante fala. Por isso postei para você a foto do site da fabricante. São a mesma coisa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!