Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de banda de rede


Ir à solução Resolvido por Brenno Alves,

Posts recomendados

olá pessoal, preciso de uma ajuda de vocês.

 

Na empresa onde trabalho temos problemas com computadores que por utilização do usuário ou entrada de alguma atualização acabando consumindo mais banda de internet.

 

minha duvida, tem algum software que posso usar para limitar este uso da banda da internet? não temos switch gerenciável aqui por isso teria que fazer algo local na maquina.

 

desde ja agradeço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brenno Alves disse:

No roteador próprio não é possível limitar?

Não me recordo de haver algum programa com essa função.

não consigo limitar por maquina. tenho computadores que nao posso fazer esta redução, seriam usuários especifico. e como nossos switch's não tem gerenciamento não consigo configurar na porta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Precisa que o roteador ou um computador distribua a internet, desta forma todo o tráfego passa por um ponto e você pode identificar primeiro qual IP e depois filtrar por usuário por exemplo.

 

Os roteadores domésticos não fazem, alguns até é possível adicionar o recurso usando firmware de terceiros, mas dependendo do equipamento e velocidade de internet é preciso investimento porque mesmo com atualização o hardware é "simples".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, dwatashi disse:

Precisa que o roteador ou um computador distribua a internet, desta forma todo o tráfego passa por um ponto e você pode identificar primeiro qual IP e depois filtrar por usuário por exemplo.

 

Os roteadores domésticos não fazem, alguns até é possível adicionar o recurso usando firmware de terceiros, mas dependendo do equipamento e velocidade de internet é preciso investimento porque mesmo com atualização o hardware é "simples".

Eu já tive dois roteadores domésticos que permitem isso sim... um tp-link e o outro acho linksys... 

 

Eu podia dizer qual a velocidade cada IP podia usar... um IP especifico ou um range de IPs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, bngomes disse:

Eu já tive dois roteadores domésticos que permitem isso sim... um tp-link e o outro acho linksys... 

 

Eu podia dizer qual a velocidade cada IP podia usar... um IP especifico ou um range de IPs

 

Mais ou menos, porque muitos roteadores que possuem esse recurso usam um sistema de tags, que é mais simples. Ele funciona se o tráfego de rede usar as tags, mas ele nem sempre limita mas prioriza. O problema é que você pode desabilitar as tags e deixa de funcionar. Se por exemplo for tráfego encriptado pode não funcionar por exemplo.

 

E se o link for grande como temos hoje em dia, quando você habilita esse recurso nos roteadores domésticos ele pode impactar na banda final. Por exemplo, tenho um roteador Gigabit, mas tem uns 8 anos, se usar o recurso de velocidade,a banda final não passa dos 30~35 Mbits e hoje temos acessos bem maiores domésticos. (Tudo bem que estou citando um WNR3500 mas ele possui 128MB de RAM/ROM e muitos domésticos não possuem isto hoje.)

 

Enfim apenas quis mencionar que como ele cita "empresa" um roteador doméstico que mostra controle de banda pode não funcionar a contento pois o uso é diferente. No caso seria bom saber qual tipo de internet, quantos usuários, etc para indicar um produto, compreende?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!