Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No site da Asrock não lista o 1600x....que é o processador que tenho aqui parado e queria botar pra rodar em stock.

Queria pegar essa placa que está bem barata mas surgiu essa dúvida se o processador rodaria mesmo não sendo listado no site do fabricante.

Então surgiu a dúvida se meu processador rodaria nessa placa.

Utilizaria 16gb da Corsair em 2666Mhz e uma GTX 1060 6gb. O cooler seria um Coolermaster T4 que acho que auxiliaria no resfriamento.

São peças ociosas que tenho aqui e só falta a placa-mãe.

Postado

Link do site:

https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HDV/index.br.asp#CPU

Só tem processador até 65w.

Entendo que o 1600x é compatível com o A320 mas a minha dúvida seria se a fabricante poderia limitar pela Bios alguns processadores.

Neste caso ela não lista os processadores acima de 65w e ainda menciona as versões das bios para os demais processadores se tornaram compatíveis.

Postado
4 horas atrás, gutopereira disse:

Uma B350 custa uns 50 reais a mais que essa A320, e além de ter um chipset melhor ela ainda vem dissipadores de VRM...
Não acha que vale mais a pena?

Até acharia melhor. Mas não estou achando nenhuma B350 por 50 Reais a mais.

A Asrock está por R$ 299,00. Muito barata.

Atualmente tenho um PC todo montado com meu filho com um Core2Duo, 8gb e uma GTX 1050 ti rodando os jogos que ele joga a 30FPS (por conta do processador) e no médio ou baixo.

O objetivo seria trocar o Core2duo por esse 1600x que tenho parado aqui. Como já tenho todas as outras peças (processador, memória, cooler) só precisaria da placa-mãe.

O processador ficaria em Stock mesmo pois ele não faz overclock (ainda) e seria só para ele rodar os jogos de maneira mais satisfatória com essa 1050 ti e futuramente com uma GTX 1060 de 6gb que uso.

Por isso não queria nada muito caro...mas se for o caso...estou olhando umas B350 ou B450 que vi mais baratas.

Estou pensando em uma Gigabyte B450M S2H que vi com um preço bom...mas tá custando 550 Reais...250 a mais que a Asrock A320.

• Membro VIP
Postado

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4?

Era exatamente esta que ira falar, a Giga AB350 DS3H. Plaquinha bem "justa", bom chipset, dissipador no VRM, 4 slots para RAM. Também já a vi por 300 e poucos, basta ficar de olho em promoções.

De qualquer maneira acho que o 1600X funciona nesta AsRock de boa, mas não posso colocar a mão no fogo por isso. Se aparecer alguém aqui que já tenha testado seria interessante, do contrário coloca a cara a tapa, no máximo terá o trabalho na devolução da placa.

[]'s

Postado

Essa B350 se eu colocar a GTX 1060 não conseguirei utilizar o slot PCI com uma placa wifi que tenho aqui.

Mas realmente é uma boa placa.

Vi outras placas da Asrock com A320 dizendo que não eram compatíveis com 1600x e o pessoal usando tranquilamente o processador.

Vou pensar se pego essa B450 ou arrisco na A320 mesmo e se não funcionar devolvo.

Se pegar a A320 volto aqui para deixar o resultado.

• Curtir 1
Postado

Arrisquei na Asrock A320 e até agora tudo funcionando tranquilo.

Preferi colocar o dissipador que veio com meu 3600x para ajudar a refrigerar as VRMs, fiquei com receio que o Coolermaster T4 não fizesse isso.

Medi as temperaturas com o HWmonitor e a placa-mãe se manteve em 38º, porém, a CPU ficou em média com 64º com picos em 72°.

Achei muito alta a temperatura da CPU, quando usava esse processador no meu PC ele ficava variando entre 40°~50° com um WC, não sei se isso está relacionado ao Cooler Box que coloquei ou é por causa da limitação da placa-mãe.

Mas enfim, tirando esta temperatura da CPU tudo funcionou normalmente e a reposta foi conseguida: a Asrock A320M-HD funciona com processador de 95W.

D63A9BDD-DB45-4A58-8DFD-ABB9AB9BEDC7.jpeg

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Tá se arriscando com um processador de 95W nessa placa. No site da Asrock cita que ela suporta processadores de até 65W.  Uso uma A320M-DGS com um Ryzen 5 2600, mas não faço over e o processador está dentro das especificações. Porém, já usei no passado um Phenom X4 9850 (125W) com uma placa-mãe (não me recordo o modelo) que suportava até 95W e funcionou perfeitamente bem por anos antes de um pico de energia torrar a fonte e levar a placa junto.

Postado
4 minutos atrás, Alexander De Farias Gomes disse:

Tá se arriscando com um processador de 95W nessa placa. No site da Asrock cita que ela suporta processadores de até 65W.  Uso uma A320M-DGS com um Ryzen 5 2600, mas não faço over e o processador está dentro das especificações. Porém, já usei no passado um Phenom X4 9850 (125W) com uma placa-mãe (não me recordo o modelo) que suportava até 95W e funcionou perfeitamente bem por anos antes de um pico de energia torrar a fonte e levar a placa junto.

Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto".

O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si.

O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava.

Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320.

Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.

Postado
13 minutos atrás, paulohnr disse:

Mas como você mencionou: "o pico de energia torrou a fonte e levou a placa junto".

O teu problema não foi causado por usar uma placa-mãe com especificações abaixo do processador mas pelo pico de energia. Tem mais haver com a fonte (por conta da proteção) que você usava na época que com placa-mãe em si.

O Chipset A320 é compatível com o 1600x. O meu receio era mais na Asrock bloquear pela Bios o suporte a esse processador já que ela não listava.

Já faz mais de um mês que montei esse processador nessa placa e está rodando tudo tranquilo, sem fazer over, tudo em stock. A única coisa que notei nele foi que a frequência não sobe para 4,1Mhz como acontecia em outra placa que ele estava instalado, a frequência se limita a 3,7Mhz, mas isso é aceitável já que se trata de uma placa-mãe de entrada com A320.

Se for para usar em um PC em Stock, para atividades leves, recomendo muito essa placa já que geralmente ela é vendida por menos de R$ 300,00...acima disso, melhor pegar uma B350/B450 como foi indicado acima.

Sim, o problema não foi o processador, mas o pico de energia, por isso citei que funcionou bem durante anos. Quando estava jogando algo que exigia mais do processador, o VRM da placa-mãe esquentava muito, mas adaptei um resfriamento e não deu problema.

O 1600X não será bloqueado pelo BIOS e, mesmo que um dia seja, é só não atualizar BIOS. Se a versão atual funciona bem, não há motivo para fazer uma possível futura atualização. Ele não é listado pelo fabricante da placa-mãe porque é um processador de 95W e o fabricante recomenda até 65W. Essa limitação não é por causa de incompatibilidade com o chipset, mas por causa do projeto elétrico da placa-mãe (VRM que alimenta o processador).

Lembre que 95W é o TDP MÁXIMO do processador, não o que ele trabalha o tempo todo em stock. Na maior parte do tempo ele vai puxar menos que isso, mas pode exigir os 95W quando necessário. Então, já que montou o sistema na A320M-HD, recomendo adaptar uns dissipadores no VRM pra evitar que eles torrem no meio de uma jogatina. Precaução nunca é demais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...