Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estava verificando algumas coisas velhas guardadas e achei um módulo Falcon HS 200CD bem antigo, acho que tem mais de 10 anos... e fiquei curioso para primeiro ver se funciona e segundo tentar montar um sonzinho caseiro, já que esse módulo tem entrada auxiliar por exemplo para um PC, TV ou até celular (via cabo do fone de ouvido, não dá para ser Bluetooth ou algo assim que poderia ver depois no futuro para incrementar)...

Achei o manual na internet: http://www.falcon.com.br/manuais/manual-falcon-modulo-de-potencia-hs200cd.pdf

É bem fraquinho para carro mas para casa penso ser mais que suficiente.

Meu primeiro problema é a alimentação, fonte. Andei pesquisando que dá até para colocar fonte de PC, mas vi algumas fontes chaveadas creio ser melhor, porém para não acabar comprando algo errado, preciso de ajuda para saber se é a fonte certa para o sistema.

Pelo manual do link que coloquei, o fusível é de 7,5A o que, pelo que entendi, não vai consumir mais que isso, certo? Então uma fonte de 10A já estaria bom (exemplo: https://www.americanas.com.br/produto/19411219/fonte-chaveada-estabilizada-12v-10a-110-220v-bivolt)? Ou dever ser uma menor como 5A (exemplo: https://www.americanas.com.br/produto/91588937/fonte-chaveada-5a-12v-p-fita-de-led-som-automotivo-cftv)?

E com relação a potencia, ele tem dois canais de 30W RMS cada, então acredito que os alto falantes devam ser de no mínimo 30W mas podem ser mais, certo? Por exemplo 50W com 4 Ohms como este: https://www.americanas.com.br/produto/52222713/par-de-alto-falante-triaxial-5-polegadas-bonux-sound? Ou um kit como esse de 45W cada: https://www.americanas.com.br/produto/52222713/par-de-alto-falante-triaxial-5-polegadas-bonux-sound?

Voltando a fonte, preciso saber a potencia dela, para isso eu calculo pelos alto falantes? Se eu usar 2 falantes de 50W seriam 100W mais o módulo talvez uma fonte de 150W seria suficiente, é isso? Como faço esse calculo?

OBS: tenho uma fonte antiga aqui, dessas de caixinha preta para telefone, de 12V mas apenas 1,5A. Será que poderia ligar o módulo com ela, apenas para testar se funciona - está parado aqui há uns 10 anos... - ou poderia queimar a fonte e/ou o módulo?

Por fim, caso não dê para usar ou alguém tenha algum esquema para montar um sonzinho básico caseiro (que seja mais potente - em especial o grave - que essas caixas de som baratas, mas não passe dos R$ 100,00 em peças - alto falantes, amplificador, fonte) eu agradeço, não é nenhuma necessidade agora, apenas um projeto para estudo e curiosidade, por isso não quero gastar muito também.

Obrigado!!!!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Alexx Ares disse:

para ser Bluetooth ou algo assim que poderia ver depois no futuro para incrementar)...

Pra isso vendem umas plaquinhas prontas nos sites chineses, nem precisa de muita prática pra instalar. 

Pelo manual do link que coloquei, o fusível é de 7,5A o que, pelo que entendi, não vai consumir mais que isso, certo? Então uma fonte de 10A já estaria bom

Exatamente. 

Nesse caso é melhor que a corrente fique sobrando, assim num momento mais grave do som vai evitar de ouvir aquela chiadeira. 

E com relação a potencia, ele tem dois canais de 30W RMS cada, então acredito que os alto falantes devam ser de no mínimo 30W mas podem ser mais, certo? Por exemplo 50W com 4 Ohms como este:

Sim, com os alto falantes também é bom deixar a potência sobrando. Assim, se você ouvir o som "no talo" não tem perigo de queimar. 

Fique de olho na impedância, nunca coloque um alto falante com impedância menor do que a recomendada no manual do aparelho. 

Voltando a fonte, preciso saber a potencia dela, para isso eu calculo pelos alto falantes? Se eu usar 2 falantes de 50W seriam 100W mais o módulo talvez uma fonte de 150W seria suficiente, é isso? Como faço esse calculo?

Uma fonte de 12V/10A tem 120W.

Então essa é a potência máxima que vai ter, nesses amplificadores existe um consumo dele próprio (de aproximadamente uns 30%), então creio que irá sobrar uns 80W para os alto falantes, no caso 40 pra cada um. 

OBS: tenho uma fonte antiga aqui, dessas de caixinha preta para telefone, de 12V mas apenas 1,5A. Será que poderia ligar o módulo com ela, apenas para testar se funciona - está parado aqui há uns 10 anos... - ou poderia queimar a fonte e/ou o módulo?

Pode, mas não aumente o volume. Senão só vai chiar, ou pode queimar a fonte caso ela não tenha sistema de proteção (as que tem desarmam). 

Por fim, caso não dê para usar ou alguém tenha algum esquema para montar um sonzinho básico caseiro (que seja mais potente - em especial o grave - que essas caixas de som baratas, mas não passe dos R$ 100,00 em peças - alto falantes, amplificador, fonte) eu agradeço, não é nenhuma necessidade agora, apenas um projeto para estudo e curiosidade, por isso não quero gastar muito também

Tem vários, mas montar um negócio desses assim de cara não é muito fácil. 

O bom mesmo pra também ficar barato é aproveitar peças de aparelhos de som que estajam abandonados. Assim já tem tudo pronto, é só dar uma ajeitada e se preferir pode retirar coisas que não serão usadas (como toca discos, fitas ou mesmo o rádio caso não funcione e não tenha interesse em consertar). 

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 muito obrigado!!

Eu tenho um pouco de experiência com eletrônica então montar para mim é até fácil, o problema é projetar, calcular, achar as peças... isso estou enferrujado pois já estudei mas há muuuito tempo atrás... com as peças e projeto em mãos aí fica fácil, como montar PC... se torna um bom passa tempo!

Pelo que entendi, então a fonte que citei (chaveada 12V 10A) + aquele par de falantes de (45W 4 Ohm cada) vai servir tranquilo para ligar o módulo, certo? Só pesquisar uns preços bons... 😅

Vou tentar ligar o módulo com a fonte de 1,5A mesmo sem os falantes nem nada, com o "gain" no zero, só para ver se o LED acende pelo menos...

Sobre o bluetooth, você diz essas placas: https://pt.aliexpress.com/item/4000182731753.html?

Pois eu já tinha dado uma olhada, e é mais ou menos isso que eu queria depois... FM, bluetooth e USB (pendrive) assim fica completo e faço uma caixa legal para colocar tudo....  vi que essas placas do link tem saida para caixa de som, no caso eu ligaria na entrada RCA do módulo para amplificar, certo? E por ser 12 V usa a mesma fonte, plaquinha USB, módulo e os dois falantes?

Pena que esses sites chineses eu não confio muito por causa do tempo que demora e ficar travado na Receita Federal e/ou Correios... nunca comprei.... mas tem muita coisa legal, inclusive plaquinha para colocar uns leds, etc..

OBS: tenho uma daquelas lampadas com alto falante que dei para meu filho (https://www.americanas.com.br/produto/18930210/caixa-de-som-bluetooth-lampada-multi-led-wj-l2 ) que já quebrou (a rosca soltou, mas ligando com um fio na tomada está funcionando) e penso em reaproveitar para algo, colocar em uma caixa na tomada e fazer também algum projetinho, talvez com um amplificador para melhorar o som, sei lá... quem sabe até juntar com esse módulo.... 🤔

Mais uma vez obrigado mesmo!

Postado
10 horas atrás, Alexx Ares disse:

Eu tenho um pouco de experiência com eletrônica então montar para mim é até fácil, o problema é projetar, calcular, achar as peças... isso estou enferrujado pois já estudei mas há muuuito tempo atrás... com as peças e projeto em mãos aí fica fácil, como montar PC... se torna um bom passa tempo!

Ah bom! 

Pra projetar e calcular, só algum circuito novo mesmo. 

Amplificador tem um monte, então é só baixar um esquema e montar. Eu já fiz vários. :lol:

Pelo que entendi, então a fonte que citei (chaveada 12V 10A) + aquele par de falantes de (45W 4 Ohm cada) vai servir tranquilo para ligar o módulo, certo? Só pesquisar uns preços bons... 😅

Exatamente. 

Sobre o bluetooth, você diz essas placas: https://pt.aliexpress.com/item/4000182731753.html?

Isso aí mesmo. 

Se tiver alguma dúvida, meu xará @rmlazzari58 tem bastante experiência com elas. 

Pois eu já tinha dado uma olhada, e é mais ou menos isso que eu queria depois... FM, bluetooth e USB (pendrive) assim fica completo e faço uma caixa legal para colocar tudo....  vi que essas placas do link tem saida para caixa de som, no caso eu ligaria na entrada RCA do módulo para amplificar, certo? E por ser 12 V usa a mesma fonte, plaquinha USB, módulo e os dois falantes?

Eu não recomendo a mesma fonte, nesse caso pode pegar e colocar essa fonte de 1A dentro da caixa pra alimentar separado. 

As vezes o amplificador pode dar uma baixada na saída e atrapalhar o radinho. 

Pena que esses sites chineses eu não confio muito por causa do tempo que demora e ficar travado na Receita Federal e/ou Correios... nunca comprei.... mas tem muita coisa legal, inclusive plaquinha para colocar uns leds, etc..

Eu nunca comprei, mas minha família compra um monte muamba nesses sites e sempre entregam direito. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Eu nunca comprei, mas minha família compra um monte muamba nesses sites e sempre entregam direito

"Muamba" é algo que faz tempo que eu não escuto/leio... hahahah ... 😅 ... to pensando justamente testar com essa plaquinha USB/Bluetooth pois com frete fica cerca de R$ 30 e tenho cupom de R$ 15... ruim é esperar 30 ou 60 dias...

Valeu mesmo @Renato.88, essa semana vou dar uma pesquisada nos preços e encomendar a fonte e falantes para começar, qualquer coisa posto aqui.

Uma coisa que eu queria testar, aproveitando o tópico, são esses radiadores passivos (exemplo: https://shopee.com.br/Fstyzx-4-polegadas-baixo-radiador-woofer-alto-falante-passivo-hifi-audio-diy-para-harman---kardon-i.193498694.5004921996) ao invés de duto... você sabe se funciona com esses falantes de carro? Pois pelo que entendi a caixa ou tubo (já vi usarem até PVC) tem que estar bem selada para um "empurrar" o outro... 

Tenho uma dessas caixinhas de PC chinesas com passivo (https://www.americanas.com.br/produto/48712146/caixa-de-som-de-11-watts-rms-com-subwoofer-2-1-infokit-você-g200) mas um não "empurra" o outro, escapa ar (aliás estou pensando em corrigir isso), mesmo assim o som fica bem limpo, não muito alto pois é baratinha (falante de 5W apenas pequeno) mas para um sonzinho ambiente ao trabalhar fica muito bom.

Novamente obrigado!!

Postado
31 minutos atrás, Alexx Ares disse:

Uma coisa que eu queria testar, aproveitando o tópico, são esses radiadores passivos (exemplo: https://shopee.com.br/Fstyzx-4-polegadas-baixo-radiador-woofer-alto-falante-passivo-hifi-audio-diy-para-harman---kardon-i.193498694.5004921996) ao invés de duto... você sabe se funciona com esses falantes de carro? Pois pelo que entendi a caixa ou tubo (já vi usarem até PVC) tem que estar bem selada para um "empurrar" o outro... 

De caixa acústica eu já não entendo...

Postado

O que posso dizer, @Alexx Ares, por experiência própria, é que a turma que vende no Aliexpress têm respeito ao consumidor mas tem mais ainda ao Aliexpress. Se a loja pisa na bola, o site é implacável... pelo menos comigo foi. Comprei vários itens num pedido, vei um faltando. Reclamei com a loja, ele falou que mandaria e não mandou. Reclamei de novo, ele ofereceu devolver o dinheiro daquele item mas eu insisti em que ele mandasse o que faltava, prá eu não ter o trabalho de comprar de novo. Ele concordou mas, de novo, não mandou. Aí falei com o Aliexpress e ele pediu desculpas e mandou que a loja me reembolsasse no valor total do pedido, todos os ítens! Além disso nenhuma compra que fiz lá chegou no prazo, todas chegaram antes.

Agora quanto àqueles players de bluetooth, USB, FM e aux, também sempre funcionaram bem. Já montei uns 4 ou 5, rs... É filho, neta, amigo de filho. E tem um detalhe: o máximo que esses players tomam é 0,2A, estourando. Além disso, logo na entrada dele tem um reguladorzinho desses LM7805. Como você tem os 12v disponíveis, não precisa dar uma volta nesse regulador. Mas se você só tiver 5v no circuito, basta "pular" o 7805 que a placa toda funciona com os 5v, mesmo.

Da caixas, sempre faço dutadas para ficarem menores. E já ouvi que usando esses "altofalantes passivos" o cálculo é o mesmo que para a dutada mas com isso ainda não mexi. Se você fizer com esses "passivos" e puder, será que postaria aqui se deu certo... que que aconteceu? Grato!

adicionado 21 minutos depois

Ops! Li seu tópico, tive uma ideia e quase esqueci. Mas aí vai...

Em 12/01/2020 às 21:10, Alexx Ares disse:

Por fim, caso não dê para usar ou alguém tenha algum esquema para montar um sonzinho básico caseiro (que seja mais potente - em especial o grave - que essas caixas de som baratas, mas não passe dos R$ 100,00 em peças - alto falantes, amplificador, fonte) eu agradeço, não é nenhuma necessidade agora, apenas um projeto para estudo e curiosidade, por isso não quero gastar muito também.

O mais caro são os alto-falantes. Um par de EASTECH para 30w custa uns R$ 50,00 numa loja chamada Big Foot, na Sta. Efigênia, aqui em São Paulo. A fonte, aquela que você mostrou, de 12v/5A, que na Americanas tá por uns R$ 21,00, fica de bom tamanho com uma plaquinha que, além do amplificador, já tem bluetooth e entrada para alguma coisa (celular, PC etc.) destas aqui: https://pt.aliexpress.com/item/32965900774.html

As caixas dá para fazer de MDF. Tenho comprado já cortado na medida exata na Leroy Merlin. Faço o projeto, encontro as medidas das caixas e pronto. Só que tem que ir lá pessoalmente e, de preferência, levar uma régua: já aconteceu do vendedor cortar errado e, como não chequei na hora, haja braço para tirar diferenças na lixa.

Tem uma caixinha dessas que eu fiz umas fotos, aí, se você quiser ver...

https://rmlazzari.wordpress.com/2018/01/14/para_ouvir_musica/

Tem umas outras, também, mas que eu não documentei.

Bem... qualquer coisa, 'tamos aí.

Bom divertimento!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!