Ir ao conteúdo

Macbook vale a pena comprar?

Ir à solução Resolvido por Brc,

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera,

Estou a algum tempo pesquisando sobre notebooks para comprar, e acabei caindo nos modelos da Apple. 

Atualmente possuo um desktop gamer que montei tem uns 3 anos. porém hoje em dia minhas necessidades é a mobilidade. Meu grande receio em comprar notebooks sempre foram a vida útil deles (tive 2 notebooks "Acer Aspire" que duraram menos de 3 anos). Li muito a respeito de Apple que notebooks da Apple duram facilmente 6~10 anos e isso me chamou bastante a atenção.

Meu uso para o notebook seria uso básico, ou seja, pesquisa na internet, vídeo, trabalhos da faculdade com word ppt e excel, e no futuro talvez programação em phyton ... coisas do tipo.

Gostaria de saber a opinião de você's se vale a pena comprar um macbook, e qual melhor modelo para meu tipo de uso. Outro ponto é referente ao sistema operacional, sempre usei Windows.. como é a adaptação para sistema IOS, é fácil?

Postado

@Encry  Particularmente, penso que o valor não valha a pena para tarefas tão básicas. E ainda que o ciclo de "vida útil" seja maior, não deixa de ser um expressivo capital imobilizado a longo prazo. Aos meus olhos, é preferível investir em uma maquina com desempenho dimensionado para as aplicações rotineiras, e ter o restante do valor livre para outros investimentos possíveis.

Além do mais, quem sabe como serão as tecnologias daqui a 10 anos? Ainda mais nesse mundo de obsolescência programada cada vez mais precoce.

• Curtir 1
Postado

@Faust0 Um detalhe que esqueci de mencionar é o peso e o tamanho de tela. 

Você tem alguma sugestão de notebooks que sejam leves e atenda para tarefas mais simples?

Estava dando uma pesquisada nos preços de Macbook air em sites do paraguay modelos 2017a 2019 variam na faixa de R$3500 a R$5000, é um preço que estaria disposto a pagar pelo notebook. 

• 2 meses depois...
  • Coordenador
Postado

@Encry É difícil compensar, porque os preços são muito elevados. São bons equipamentos, sem dúvidas, mas você encontra notebooks tão finos e tão leves quanto, que custam menos e possuem desempenho bem superior. Eu particularmente indicaria os da Asus, tendo em vista que você encontra aparelhos bem semelhantes ao Macbook Air e com ótima qualidade de construção.

P.S.: meu ultrabook S46CB, da Asus, foi fabricado em janeiro de 2014. Sou o segundo dono e, depois de mais de seis anos de uso acadêmico intenso (tanto meu quanto do antigo dono, que era meu professor), sendo transportado todos os dias para lá e para cá, ele continua intacto...

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Sempre fui gamer, jogando desde o cs 1.6 e starcraft, e sempre montei meus PCs. Contudo, devido à vida e ao trabalho, acabei deixando os jogos de lado e acabei comprando um MacBook Air em 2010 pelo mesmo motivo que voce busca, na epoca nao saiu nem 2500 reais devido a cotação do dolar. Posso dizer que uso ele todo dia ate hoje, só precisei trocar a bateria ($120) e comprei 1 SSD de 1tb novo pra ele porque na epoca so tinha opção de SSD de 256gb.

Quanto a adaptação, confesso que foi difícil, principalmente porque nao existe o menu iniciar e nem a parte do "Meu Computador", que eu sinto falta ate hoje.

Ano passado acabei montando um desktop gamer apenas para jogos e mesmo assim continuo usando meu macbook air para o trabalho, planilhas, aplicacoes em banco, etc.

Vantagens:

- Durabilidade: materiais de altissima qualidade

- Estabilidade: software mais estavel, nunca precisei formatar o macbook e nem fuçar em nenhum driver ou configuração dele, ele sempre esta do mesmo jeito ligando em menos de 10 segundos

- Segurança: menos incidencia de virus, nunca tive cartao clonado desde que passei a usar apenas ele para compras online

- Dimensoes: extremamente leve e compacto

- Ecossistema Apple: Otima integração se voce tiver iPhone ou iPad

Desvantagens:

- Preço alto em relação ao hardware embutido

- Pouca customização

- Ruim para jogos, alguns nao sao lançados para macbook ou demoram demais pra aparecer

Resumo:

Se voce realmente nao for jogar nada muito exigente, acho uma excelente compra. So preste atenção na memoria RAM, alguns macbooks nao permitem fazer upgrade, se esse for o caso do macbook que voce esteja vendo, ja compre com memoria RAM extra. Na minha opiniao:

- Apple = voce paga por bons programas

- Windows = voce paga por bons hardwares

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado galera, por coincidência ou não, ontem eu vendi meu desktop (o da minha config). Vou pesquisar por alguma oportunidade boa $ tanto macbook quanto notebook. Se caso eu encontre um mac bem conservado e no preço legal.. vou comprar um mac e dps com o tempo monto um desk gamer sem problemas. 

valeu galera

Editando...

@Brc Cara você ainda seu macbook air 2010. Ele te atende bem em questão de planilhas, word e ppt?  Você consegue assistir videos no youtube por ele numa boa? mesmo sendo 2010 ele ainda roda lisa ou já está começando a dar uns gargalos, travas e etc? 

Postado

Sim, me atende completamente. 

minha esposa tem um de 2012 e também ela usa normal até hoje. E ela não tem mais nenhum outro computador. Nos nunca formatamos, ou tivemos de fazer download ou mexer em drivers ou configurações...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...