Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um motor no portão da minha empresa, as informações dele estão todas em chines (acho) e queria fazer a ligação para achar o fio comum, o NA e o NF entre esses 6 fios para ligar em uma plaquinha para automatizar esse motor para controlar via controle.

Os fios são definidos por 3 cores: 2 marrons, 2 vermelhos e 2 amarelos.

Os marrons estão com uma etiqueta numerada 1 e 4 em cadaa

Os vermelhos estão numerados com 5 e 6

e os amarelos estão sem numeração alguma (provavelmente seja o 2 e 3 ne?)
Ja tentei usar alguns esquemas que vi na internet
mas nenhum deu certo, e estou muito confuso. 

Postado

@Renato.88 Sim, ele veio com um capacitor.

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz Então, eu medi as resistências e só dá sinal em cada par de cores.

No par marrom - 16 ohms

No par vermelho - 16 ohms

no par amarelo - 0,4 ohms

Não consigo colocar fotos no momento, porque estou sem celular, mas vou dar um jeito de postar algumas aqui com o celular de um amigo. 

• Membro VIP
Postado

Não tá com cara de trifásico mais. Tá mais pra em paralelo=127, em série=220. Tem o desafio das cores iguais: se ligar invertido dá curto. Guie-se pelos números e net. O norte é o paralelo/série acima com o amarelo o capacitor do amigo @Renato.88

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Não tá com cara de trifásico mais. Tá mais pra em paralelo=127, em série=220. Tem o desafio das cores iguais: se ligar invertido dá curto. Guie-se pelos números e net. O norte é o paralelo/série acima com o amarelo o capacitor do amigo @Renato.88

você teria algum diagrama pra me indicar? e eu ligo o capacitor nos amarelos?

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu não tenho mas sei quem tem... é ele mesmo...o goole imagens...

Eis um norte que ele deu. ..

capacitor-split-phase-ac-induction-motor

Se for ligar mesmo assim, coloque algo em série p.ex. um ferro de passar..

Isso aí. 

@Gustavo Moura Araujo só não de bola pra numeração que aparece aí, de acordo com o que você mediu os números estão totalmente ao contrário. 

• Membro VIP
Postado
Em 21/01/2020 às 09:46, Gustavo Moura Araujo disse:

no par amarelo - 0,4 ohms

de minha parte - e sem figuras/desenho/foto da sua - , te digo que este não deve ser ligado direto na rede: vai dar curto.

Postado

@Gustavo Moura Araujo

De acordo com o desenho acima :

par marrom é o 1 e 3.

O par vermelho é o 2 e 4. 

O par amarelo é o 5 e 6 (este vai em série com o capacitor). 

Entre o marrom e o vermelho existe uma polaridade certa pra ligar, se colocar errado o motor fica vibrando e não gira. Aí é só inverter. 

Os amarelos se inverter em relação aos outros, vai apenas alterar o sentido de rotação. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

de minha parte - e sem figuras/desenho/foto da sua - , te digo que este não deve ser ligado direto na rede: vai dar curto.

Mas não vou ligar direto na rede, vou ligar em uma placa para automatizar portão. Vou correr o risco, ja q está parado mesmo. Mas agradeço muito a ajuda, de vdd.

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Renato.88 disse:

@Gustavo Moura Araujo

De acordo com o desenho acima :

par marrom é o 1 e 3.

O par vermelho é o 2 e 4. 

O par amarelo é o 5 e 6 (este vai em série com o capacitor). 

Entre o marrom e o vermelho existe uma polaridade certa pra ligar, se colocar errado o motor fica vibrando e não gira. Aí é só inverter. 

Os amarelos se inverter em relação aos outros, vai apenas alterar o sentido de rotação. 

Muito obrigado, irei fazer o teste assim e quando tiver o resultado te dou um retorno por aqui. Muito obrigado cara

• Triste 1
Postado
7 horas atrás, Gustavo Moura Araujo disse:

Mas não vou ligar direto na rede, vou ligar em uma placa para automatizar portão. Vou correr o risco, ja q está parado mesmo. Mas agradeço muito a ajuda, de vdd.

De qualquer forma é a mesma coisa, e de quebra se a ligação estiver errada ou o motor estiver ruim vai queimar a sua placa. 

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Gustavo Moura Araujo disse:

não vou ligar direto na rede, vou ligar em uma placa para automatizar portão

Por favor no 1º teste substitua sua placa por um

Em 21/01/2020 às 20:07, Isadora Ferraz disse:

p.ex. um ferro de passar..

... em série

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!